A mais incrível chuva de meteoros do ano acontece nesta madrugada; assista ao vivo aqui

São até 120 meteoros (ou estrelas cadentes) por hora fazendo a noite brilhar

Marcelo Albuquerque
Por Marcelo Albuquerque

Se São Pedro der uma força e o céu na noite de domingo para segunda estiver limpinho, não deixe de olhar para cima! Isto porque a revista ‘Sky & Telescope’ anunciou que entre os dias 13 e 14 de dezembro uma chuva de meteoros poderá ser vista. O fenômeno, mais conhecido como Gemídias, acontece anualmente e é um dos maiores do gênero, chegando a registrar 120 meteoros (ou estrelas cadentes) por hora. Imagine que lindo ver isso no céu?

O nome se dá devido à posição na qual a maioria dos detritos é vista, nas proximidades da constelação de Gêmeos. Para observar, a dica é buscar um local com o mínimo de iluminação artificial possível, ou seja, o mais longe da cidade. Depois disso, talvez seja uma boa ideia utilizar seus os conhecimento astronômicos (ou um aplicativo) para encontrar onde está a constelação que dá nome à manifestação estrelar.

De acordo com os cientistas, a chuva de meteoros deve acontece por volta da uma hora da manhã e deve durar algumas horas. É ideal também adaptar o seus olhos à pouca luminosidade, para isso fique pelo menos vinte minutos observando o céu antes do horário previsto para o “show”.

A origem dos meteoros do Gemídias é um pequeno asteróide chamado 3200 Phanthon e, apesar de ser possível enxergar a chuva da Terra, os detritos têm em média o tamanho de uma ameixa, proporção bastante reduzida quando se fala de Espaço. O asteróide foi descoberto em 1983 e antes disso ninguém ainda sabia o motivo exato da explosão de brilhos noturnos que ocorre todos os anos.

Principais chuvas de meteoros durante o ano

Quadrantídeas – 28 Dez a 07 Jan – maior intensidade em 3 de janeiro
Lirídeas – 16 Abr a 25 Abr – maior intensidade em 22 de abril
Eta-Aquarídeas – 21 Abr a 12 Mai – maior intensidade em 5 de maio
Delta-Aquarídeas Austrais – 14 Jul a 18 Ago – maior intensidade em 29 de julho
Perseídeas – 23 Jul a 22 Ago – maior intensidade em 12 de agosto
Leonídeas – 14 Nov a 20 Nov – maior intensidade em 17 de novembro
Geminídeas – 09 Dez a 19 Dez – maior intensidade em 14 de dezembro

O site Galeria do Meteorito irá fazer uma transmissão com tradução simultânea. Assista ao vivo aqui (a transmissão começa às 22horas):