9 destinos turísticos que todo goiano tem obrigação de conhecer

Você já conhece todos?

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
aea853947f25cff3447dcc07eb3a5c14

Os goianos têm uma mania (feia) de falar que Goiás tem ‘pouca coisa’ pra fazer. No entanto, mesmo tendo essa falácia na ponta da língua, a maioria das pessoas já riscou no mapa vários destinos turísticos de tirar o fôlego no estado. Por isso mesmo separamos alguns lugares que são carta marcada na hora de viajar com a família e com os amigos, e que você com certeza já fez uma visita.

Refresque sua memória pra lembrar porque o coração do Brasil tem muuuuito motivo pra ser valorizado e apreciado:

 

Pirenópolis

ee682062602e0b6c0e2dbbfcc56ba8df.JPG

Tombada como conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1989, Pirenópolis é um registro da história de Goiás, que transpira nos casarões e construções antigas de seu Centro Histórico. Vale intercalar os passeios pela cidade com visitas às cachoeiras e trilhas do Parque Estadual Serra dos Pireneus. A cidade, que recebe grandes festivais de gastronomia, literatura e cinema, e festas religiosas, é um dos destinos preferidos de fins de semana e feriados prolongados para os moradores de Goiânia e Brasília.

CAT Pirenópolis: (62) 3331-2633

Distância: Goiânia – 128km | Brasília – 140km

Leia mais sobre Pirenópolis 

 

Goiás

Berço da poetisa Cora Coralina, a antiga capital do estado foi fundada durante o ciclo do ouro, no século XVIII. Atualmente, a Cidade de Goiás atrai turistas interessados em seu charme histórico. Passear pelo Centro Histórico é uma oportunidade de voltar no tempo: a cidade decorada por lindos casarões coloniais não recebeu o título de Vila Boa por acaso; lá tem ruas de pedras, doces goianos e igrejinhas prontas pra agradar até os menos religiosos. E o melhor para conhecer de verdade esse Patrimônio Mundial é deixar o carro de lado e caminhar sem pressa pela cidade!

CAT Goiás: (62) 3524-1052

Distância: Goiânia – 142km | Brasília – 316km

Leia mais sobre Goiás 

 

Caldas Novas

Caldas

Nacionalmente conhecida por suas águas termais, que compõem o maior manancial hidrotermal do mundo e recebem mais de quatro milhões de turistas por ano, do Brasil e de fora do país, Caldas Novas possui o maior polo hoteleiro de Goiás. A cidade também abriga o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, com suas trilhas e cachoeiras, abrindo espaço para o ecoturismo e o turismo de aventura, e recebe eventos de porte nacional, como o Caldas Country, um dos maiores festivais de música sertaneja do Brasil.

Cat Caldas Novas:

Distância: Goiânia – 164km | Brasília – 399km

Leia mais sobre Caldas Novas

 

Aruanã

Goiás pode até não ter mar, mas tem rio! E o Rio Araguaia guarda belezas naturais inigualáveis! É um passeio para se fazer o ano todo e desfrutar das águas, do sol do cerrado e da pesca esportiva. Um dos maiores destinos do Rio Araguaia, a cidade se transformou em um polo para o turismo de pesca, de esportes aquáticos e de praia, recebendo em seus lagos e lagoas turistas que procuram programas mais tranquilos.

CAT Aruanã:

Distância: Goiânia – 315km | Brasília – 480km

Leia mais sobre Aruanã 

 

Jataí

Águas termais e muita adrenalina: Jataí se destaca no cenário turístico de Goiás como destino para os que procuram turismo de aventura e banhos em águas quentes. A cidade tem apostado no potencial de suas águas termais, que atraem turistas para os grandes clubes aquáticos do município: Thermas Park Jatahy e Hotel Thermas Bonsucesso. Mas, Jataí também tem espaço para camping, trilhas, rapel, tirolesa, canoagem, jet sky, rafting, e, é claro, banhos de cachoeira.

CAT Jataí: (64) 3632-4004

Distância: Goiânia – 320km | Brasília – 528km

Leia mais sobre Jataí

 

Trindade

Trindade não ganhou a alcunha de Capital da Fé de Goiás à toa: a cidade de 115 mil habitantes recebe quase 4 milhões de pessoas todos os anos, os devotos do Divino Pai Eterno que peregrinam até lá de todas as partes do Brasil – e do mundo -, para expressarem sua fé.

CAT Trindade: (62) 3506-7000

Distância: Goiânia – 28km | Brasília – 231km

Leia mais sobre Trindade

 

Três Ranchos

5861d85c15b2ef3f5f2c372e73a28235.jpg

Localizado no extremo sudeste de Goiás, à margem direita do Rio Paranaíba. O enorme lago é ponto de encontro de banhistas e perfeito para esportes náuticos.

CAT: (64) 3967-8000

Distância: Goiânia – 292km | Brasília – 345km

Leia mais sobre Três Ranchos

 

Chapada dos Veadeiros

75ee940169ed9b1cac3d886ba93d6a00.jpg

Criado em 1961 para proteger mais de 65 mil hectares de natureza típica do cerrado, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros também foi declarado Patrimônio Mundial Natural em 2001 pela UNESCO. Além da conservação natural, o Parque tem grande valor científico e turístico, sendo um dos destinos mais incríveis do estado de Goiás. Localizado entre os municípios de Alto Paraíso e Cavalcante, a Chapada dos Veadeiros atrai turistas de todos os perfis: aventureiros, tranquilos, esotéricos e céticos se encontram em um local cheio de cachoeiras, trilhas e muitas outras belezas naturais.

CAT: (62) 3446-1159

Distância: Goiânia – 444km | Brasília – 223km

Leia mais sobre a Chapada dos Veadeiros

 

Buriti Alegre – Lago das Brisas

O destaque da cidade é o Lago das Brisas, que fica a aproximadamente 27km do centro da cidade. A atração é o grande chamativo do município, e o lago é conhecido como uma espécie de mar de água doce, e foi criado com a construção da Hidrelétrica de Furnas. O lago de beleza inigualável possui várias ilhas e é formado pelo encontro dos rios Piracanjuba, Corumbá e Paranaíba. Ele atinge até 450 metros de profundidade por 1,8 mil metros de largura – cerca de duas vezes e meia maior que a Baía de Guanabara (RJ).

CAT Buriti Alegre: (64) 3444-9900

Distância: Goiânia – 181km | Brasília – 378km

Leia mais sobre Buriti Alegre 

 

Foto Capa: Reprodução – Flickr – Francisco Aragão

Quer contribuir pra essa lista? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos.

Acompanhe o Curta Mais no Facebook, Instagram e Twitter.