07/12/2019 23:24
Curiosidades / Saúde

9 benefícios que o aprendizado musical pode trazer para as crianças

As aulas de música podem aprimorar diversas qualidades em crianças que têm contato com o meio desde bebês. O 6° vai te deixar de queixo caído

Tainá Luíza
por Tainá Luíza Barreto Marques

A música, ou o som, faz parte das manifestações do ser humano desde quando ele está na barriga da mãe. A audição é o primeiro sentido que se forma na gestação, o som faz parte do desenvolvimento cognitivo desde antes de nascer, e essa habilidade do ser humano vem sendo aperfeiçoada ao longo dos anos, por meio da música.

Logo, é provado que a música pode trazer diversos benefícios para bebês e crianças. Descubra o que o seu filho pode aprimorar enquanto aprende música:

1. Coordenação Motora

Só o fato de a criança conseguir segurar um instrumento sozinha já é uma forma dela desenvolver e exercitar a motricidade fina – capacidade que permite usar os pequenos músculos do corpo – e a motricidade grossa, que consiste na utilização de músculos grandes do corpo – como movimentos de braços e pernas.

Os especialistas explicam que essas duas habilidades podem ser trabalhadas em instrumentos de corda e piano, por exemplo, pois pedem que as mãos executem diferentes ações ao mesmo tempo. E o aprimoramento da coordenação motora vai aumentando com o tempo. É uma conquista que a criança alcança sozinha, com o esforço e trabalho dela.

 

2. Foco

No momento em que uma criança está participando de uma atividade, precisa de atenção para conseguir cumprir o que foi proposto, precisa estar focada para conseguir realizar a ação. Desta forma, as aulas de música trabalham com o aprimoramento da concentração e do foco. Muitas crianças que tem dificuldades em prestar atenção podem apresentar melhoras significativas após realizarem atividades musicais.

 

3. Criatividade

É importante que a criança sinta-se à vontade para expressar sua criatividade e movimentos corporais. Cartola não tinha nenhum conhecimento de teoria musical quando compôs a canção “O Mundo é um Moinho”, uma das mais bonitas do repertório brasileiro. Já os músicos da banda Queen, tinham muito conhecimento musical, mas não contavam com muitos recursos tecnológicos nos anos 80 e gravaram as vozes dos seus quatro integrantes inúmeras vezes para passar a impressão de que haviam muitas pessoas cantando “Bohemian Rapsody”. Tudo na base de muita criatividade e conhecimento de suas capacidades.

 

4. Memória

Uma pesquisa realizada na Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, com uma turma de 60 alunos, de 6 a 9 anos, em que 29 deles tinham contato com a música, constatou que o contato com o meio permite, entre outras habilidades, o desenvolvimento da memória. De acordo com a neurocientista Nina Kraus, líder do estudo, alguns elementos presentes na música como timbre, tempo e tom, foram importantes para que essas crianças desenvolvessem a memória mais rápido que outras.  

Para afinar um instrumento, por exemplo, é preciso lembrar o som da nota. Para improvisar e criar é também preciso lembrar o som da nota. Já para aprender uma música ou cantar, é necessário exercitar a memória sequencial.

 

5. Desenvolvimento da Linguagem

Quando uma criança ouve ou canta uma música, ela vai armazenando palavras ao seu domínio. Mesmo quem não está alfabetizado vai adquirindo, ao longo do aprendizado, elementos que serão úteis para a formação das frases.A dicção também é um aspecto que pode ser aprimorado por meio da música. 

 

6. Contato com Matemática

O primeiro experimento de Pitágoras foi esticar uma corda e perceber que sua vibração emitia um som. Esse foi o primeiro passo para, o que depois de muitos estudos e aprimoramentos, se tornaria a base da harmonia dos instrumentos de corda. A experiência de Pitágoras é um das muitas que provam que a música está diretamente ligada com a matemática.

A música é uma constante contagem de tempo e trabalha o raciocínio lógico, habilidade muito utilizada no ensino da matemática. Um dos principais exercícios musicais é o aprendizado das escalas, para isso, o aluno precisa saber diferenciar um tom de um semitom, uma oitava de uma corda solta. Isso é pura matemática.

 

7. Expressão Corporal

O contato com o som e a música provoca estímulos que possibilitam que a criança se expresse por meio do corpo. Seja demonstrando o que ela sente ao ouvir um música, cantando ou na realização de movimentos mais refinados, como bater palma, tocar um determinado ritmo ou fazer um acorde. A melodia, o ritmo e as letras despertam sentimentos e convidam as pessoas a se expressarem. Isso pode ajudar a criarmos adultos e adolescentes que se sintam mais à vontade para dar vazão aos seus sentimentos.

A expressão corporal também pode ser trabalhada de forma terapêutica. A musicoterapeuta Lauane Ramos explica que essa especialidade é indicada para todos os tipos de patologias, pacientes com autismo, síndrome de down, falta de atenção, depressão, e até mesmo para pessoas em coma.

 

8. Musicalização

Ensinar a experiência e o sentimento antes da prática é um dos conceitos presentes na musicalização. No livro “A Alegria de Ensinar”, o escritor e cronista Rubem Alves diz: “Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre instrumentos que fazem a música”.

A musicalização ensina os elementos de linguagem sem se preocupar com a parte técnica do instrumento. Nela a criança começa a perceber elementos como pulsação e forma, por meio de atividades gostosas. A musicalização pode ser feita com bebês de 1 ano até crianças de 10 anos – idade em que elas costumam ser direcionadas ao aprofundamento do aprendizado. Cada faixa de idade tem um tipo de atividade, e a ideia é que a criança faça parte de uma rotina prazerosa.

O que acontece é que nesse ambiente as crianças fazem uma imersão em diferentes sons, ritmos e melodias e têm contato com brinquedos como apitos e chocalhos até itens mais elaborados, como flauta doce, xilofone, violão, bateria, e muitos outros instrumentos tocados pelos professores.

 

9. Contato com outras culturas

A música é universal e pode ser expressada de diferentes formas, dependendo da cultura onde está inserida. Essa proximidade é benéfica para as crianças, possibilitando que elas tenham contato com o folclore e costumes de outros povos. 

É muito comum as crianças aprenderem a história dos instrumentos nas aulas, e a proximidade com os diferentes ritmos é um verdadeiro intercâmbio cultural, é uma forma de criar empatia por outros povos.

 

Escola Música e Bebê

A Escola Música e Bebê é destinada à musicalização de bebês a partir dos 2 meses a crianças de 9 anos, com o objetivo de levar todos esses benefícios para os seus pimpolhos. Como gostamos de te oferecer o que há de melhor em Goiânia, assinantes do Clube Curta Mais tem 30% de desconto em todos os serviços da Escola Música e Bebê.

 

 

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