8 filmes da Netflix que farão você enxergar o racismo com outros olhos

Prepare o seu senso crítico para uma maratona enriquecedora e emocionante

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
f6cf06bda2ca550582c31afd6e26bbb1

Tendo em vista que o racismo é um tema recorrente e tem sido abordado em discussões por todo o mundo, resolvemos listar 8 filmes disponiveis no catalogo da netflix que te farão refletir e ter uma opinião formada sobre o assunto:

1- 12 anos de escravidão 

Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Em um determinado momento de sua vida, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver.

O filme foi lançado em 2014 e foi premiado com o Oscar de Melhor Filme. 

2- Moonlight

Black trilha uma jornada de autoconhecimento enquanto tenta escapar do caminho fácil da criminalidade e do mundo das drogas de Miami. Encontrando amor em locais surpreendentes, ele sonha com um futuro maravilhoso.

Filme tem a direção de Barry Jenkins e cinematografia de James Britell.

Moonlight ganhou 3 Oscars em 2017: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante.

3. A 13ª Emenda

Trata-se de um documentário estadunidense em 2016. Centrado no sistema carcerário e étnico do país de origem do filme, o tpituo é uma referencia à décima terceira alteração na Constituição dos Estados Unidos, a qual, segundo o filme, foi uma alternativa de manter trabalhos braçais mesmo após a abolição da escravidão, com o processo de encarceramento em massa.

O fimle foi premiado em 2017 como Melhor Documentário no BAFTA awards.

4- Amador

Ao ser recrutado para uma escola preparatória de elite, um fenômeno do basquete de apenas 14 anos se depara com um ambiente corrupto e ganancioso no esporte amador, sendo forçado a enfrentar diversos obstáculos para se sobresair.

Lançado em 2018 o filme retrata muitas cenas comoventes porem realistas.

5- America Son

O filho adolescente de um casal inter-racial desaparece. Enquanto eles esperam por notícias, o clima na delegacia fica cada vez mais tenso.

Lançado em 2019, a trama é o ponto de partida para debater o preconceito racial nos Estados Unidos, de forma educativa, direta e eficiente.

6- Sonhos Imperiais

É um filme de drama americano que foi estreado mundialmente no Festival de Cinema de Sundance no dia 20 de janeiro de 2014 e ganhou um Prêmio do Público nesse festival.

O Filme foi lançado como um filme original da Netflix em 3 de fevereiro de 2017.

A trama traz um gângster reformado de 21 anos de idade, Bambi, devoto à sua eo futuro de sua família que é colocada à prova quando ele é libertado da prisão e retorna à sua antiga e violenta propriedade em Watts, Los Angeles.

Os temas incluem o encarceramento em massa, a importância da educação, a discriminação racial pela polícia e os muitos obstáculos presentes no sistema que impedem que os interessados ​​em reabilitação sobrevivam quando colocados de volta à sociedade.

7- Bem Vindo a Marly-Gomont 

Aliviado por fugir de uma ditadura, um médico do Congo se muda com a sua família para um vilarejo francês, onde o choque cultural pode render muitas surpresas.

Ao chegarem em Marly-Gomont, Seyolo e sua família ficam desiludidos. As pessoas têm medo, pois nunca viram negros em suas vidas. Mas Seyolo é determinado a vencer suas apostas e vai se esforçar para ganhar a confiança dos moradores.

8- What Happened, Miss Simone? 

O documentario, lançado em 2015 traz retratos da vida da cantora, pianista e ativista Nina Simone com gravações inéditas, imagens raras de arquivo, cartas e entrevistas de pessoas próximas da cantora.

O documentário retrata uma das artistas mais imcompreendidas de todos os tempos.

O Filme foi indicado ao Oscar de melhor documentário em 2016.