8 Dietas diferentes e comuns que as pessoas fazem na hora do desespero

Será que alguma delas dá resultado?

Adelina Lima
Por Adelina Lima
fbdbebc33c454851460733b8831eed38

Não adianta negar, existe uma patrulha social no que se refere ao peso e às medidas corporais. Uma barriguinha sobressalente que seja já é motivo para incontáveis observações e comentários negativos – e às vezes, até preconceituosos – de amigos e parentes.

Sabemos, no entanto, que se você se sente bem com o seu corpo e não tem vontade de seguir dietas malucas e arriscadas, não motivo para você se prestar a isso. Além disso, toda dieta precisa ser acompanhada por um bom nutricionista, pois cada organismo reage de uma forma diferente à presença e ausência dos mais diversos tipos de alimentos.

A seguir, nós listamos algumas dietas diferentes – e algumas até bizarras – que as pessoas fazem na hora do aperto. Você já tentou alguma delas?

 

1 – Dieta Paleolítica

A Dieta Paleolítica (também chamada de Paleo) envolve o consumo apenas de alimentos que se possa caçar ou coletar, como no tempo das cavernas. Assim, tudo o que é produto da agricultura (revolução do neolítico) é descartado, tais como arroz, feijão, milho, trigo e muitos outros. Alimentos industrializados, claro, também estão de fora. Consome-se basicamente comidas não processadas, vegetais orgânicos, carnes cujos animais são criados no pasto, etc.

 

2 – Jejum Intermitente

É um jejum programa e que ficado cada vez mais popular. Você fica um tempo pré-estabelecido sem comer. Um exemplo é você ficar 20h horas sem comum intercaladas com uma janela de 8h. Assim, você comeria na hora do almoço, ao meio-dia, e faria outras refeições até as 20h. Depois disso, você só iria comer às 16h do dia seguinte! Existem diversos programas e modelos que variam conforme o tipo de alimentação que a pessoa já segue previamente.

 

3 – Cheirar hortelã, maçã ou banana

Um estudo feito por um instituto de Chicago (EUA) apontou que cheirar maça, banana ou hortelã ajuda a perder peso no sentido de que esses cheios ajudam o organismo enviar uma mensagem ao cérebro dizendo que você está saciado, fazendo a pessoa comer menos.

 

4 – Dieta do Ovo Cozido

Essa dieta ficou famosa depois que diversas notícias afirmaram que Nicole Kidman, antes de gravas para um filme, seguiu a receita à risca e perdeu muitos quilos para o papel ao qual ela havia sido designada. Verdade ou não, trata-se de uma dieta altamente arriscada por ser muito pobre em proteínas. Nela, você come apenas 3 ovos cozidos por dia: um pela manhã, outro a tarde e mais um a noite. Além da ausência de nutrientes, especialistas afirmam que essa dieta pode causar problemas graves de saúde, até mesmo a depressão crônica.

 

5 – Dieta da Proteína

Uma das dietas mais populares do mundo, trata-se de um programa alimentar em que a pessoa prioriza alimentos proteicos de origem animal, cortando totalmente os carboidratos. Divide-se o programa em quatro etapas que vão, gradativamente, diminuindo as restrições. Os críticos dessa dieta afirmam que, além dos problemas de saúde causados, ela provar a ausência de certos nutrientes no organismo e o excesso de outros.

 

6 – Dieta Dukan

Muito conhecida depois que a Princesa Kate Middleton adotou oficialmente, essa dieta é dividida em quatro fases: a primeira permite apenas o consumo de carnes e laticínios, alimentos com muita proteína; a segunda acrescenta uma lista de legumes à primeira; a terceira inclui outras comidas, como queijo, frutas, pão integral e outros carboidratos; e a quarta dura a vida inteira e a se baseia em comer apenas proteínas durante um dia da semana, caminha 20 minutos por dia e consumir três colheres de farelo de aveia por dia.

 

7 – Comer mais no café da manhã e depois ir diminuindo a quantidade

Você come uma quantidade acima do normal no café da manhã, diminuindo gradativamente ao longo das refeições do dia e, à noite, comer bem pouquinho. É um tratamento muito popular para pessoas com problemas de obesidade. Existe até o ditado: ‘Tome café da manhã como um rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo’.

 

8 – Dieta da cor azul

Estudos apontam que a cor azul reduz o apetite e que isso seria uma reação natural do nosso organismo devido à escassez de alimentos com essa cor na natureza. Assim, enquanto restaurantes e redes fast food evitam essa cor, as pessoas adeptas da dieta exageram no azul em tudo, tanto na decoração, no prato utilizado, entre outros, tudo para sentir menos fome e comer menos.

 

Ressaltamos novamente que não é recomendada a adoção aleatória de dietas avulsas. Se quiser perder peso, procure um endocrinologista, um nutricionista, um personal trainer… enfim. Fuja dos atalhos arriscados!