17/07/2019 07:18
Filmes e Séries / Séries

7 motivos para assistir Chernobyl, a série mais bem avaliada do ano

A minissérie chegou ao seu fim e trata com detalhes o maior acidente nuclear da história da humanidade

Isabela
por Isabela Albuquerque

O último episódio de Chernobyl, minissérie da HBO focada no maior acidente nuclear que já aconteceu no planeta, chegou ao seu fim na noite de segunda-feira (03) lá nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, a série tem previsão para terminar na próxima sexta-feira (07). A série ultrapassou Game of Thrones e Breaking Bad e se tornou a série mais bem avaliada no IMDb. 

Aclamada tanto por críticos quanto por público, a minissérie é um retorno à televisão de forma inteligente, que instiga o público e o faz aterrorizado nas horas certas. Depois do final controverso de Game of Thrones, a HBO acertou em cheio quanto à Chernobyl e aqui nós listamos alguns motivos para que você, se ainda tem dúvida ou não, deve assistir a série.

1. O elenco

Resultado de imagem para chernobyl mini series premiere

Como em toda série da HBO, o elenco de Chernobyl não deixa a desejar quanto as outras produções do canal. Stellan Skarsgård está fenomenal como Boris Shcherbina. Jared Harris (interpretando o cientista nuclear Valery Legasov) e Emily Watson (a cientista Ulana Khomyuk) fazem uma dupla perfeita em cena. Espere ver alguns desses nomes nas indicações ao Emmy 2019.

2. São só cinco episódios

Resultado de imagem para chernobyl series

Pode ser cansativo assistir 22 episódios de uma série em apenas um dia, mas Chernobyl não foi feita para ser assim. Sendo uma minissérie, é improvável que terá novos episódios em um próximo ano ou depois. Os produtores afirmaram que a série foi projetada como um longo filme, então é bem tranquilo sentar na frente da televisão por uma tarde e devorar a série como ela merece ser assistida.

3. A trama política

Resultado de imagem para chernobyl series gorbachev

Nenhuma série se garante apenas em ter um elenco excelente. É preciso de uma história que instigue e cative o telespectador, e Chernobyl tem exatamente isso. Começando imediatamente após a explosão do Reator 4 da usina localizada na antiga União Soviética, a minissérie acompanha os desdobramentos e esforços dos soviéticos para, ao mesmo tempo, conter a radiação e esconder o fato da mídia externa. É interessante ver como o governo da URSS reagia a algo de ruim que acontecia em seu território. Como Boris (Skarsgård) reclama em um momento, “A URSS é uma grande nação, não podemos sofrer acidentes”.

4. Os efeitos da radiação e as lembranças do Césio

Resultado de imagem para chernobyl series

Quem nasceu ou mora em Goiânia há muito tempo, certamente já ouviu falar do acidente com o Césio-137 ou provavelmente conhece uma pessoa que estava presente quando tudo aconteceu. Então, os efeitos da radiação já devem ser familiares e a minissérie explora isso de modo tão aterrorizante que pode te deixar sem dormir por algumas noites. Não são poupadas cenas dos bombeiros com as queimaduras causadas pela radiação ou o pânico que se instalou na cidade de Pripyat pouco depois do acidente. Os cientistas nucleares explicam os efeitos da radiação de modo didático, tanto pro público quanto para os políticos soviéticos.

5. A ambientação

Resultado de imagem para chernobyl series

Não há série barata para os padrões da HBO, isso é um fato. Seja com Game of Thrones ou Westworld, a emissora não economiza na tentativa de deixar suas séries as mais bonitas possíveis, e não é diferente quando o assunto é Chernobyl. A simplicidade das roupas e edifícios soviéticos são explorados a finco e as tomadas externas que mostram a fumaça radioativa e a explosão do Reator 4 são de tirar o fôlego. A minissérie é um prazer para os olhos comuns do telespectador.

6. É (grande parte) real

A minissérie foi baseada no livro “Vozes de Chernobyl”, da autora Svetlana Alexievich, que foi publicado em 1997. Personagens e diálogos foram retirados da obra literária para a adaptação à série. Cenas como o enterro das primeiras vítimas do acidente, que foram enterradas em caixões soldados com ferro e depois coberto com concreto para não contaminar o solo; os mineiros trabalhando nus para sobreviver ao calor embaixo da usina; o denominado “esquadrão suicida”, que retirou destroços extremamente radioativos do teto da usina, todos esses fatos aconteceram e mostram a crueza da situação.

7. A reflexão que deixa

Resultado de imagem para chernobyl series

Ao fim de cada episódio, Chernobyl nos deixa pensando sobre os perigos da radiação, como um vilão que nos assombra praticamente todos os dias. É muito fácil se assustar com as imagens fortes mostradas pela série e pelos diálogos que discutem o quão perigoso são esses elementos para os humanos. Depois do acidente de Chernobyl, aconteceu o Césio em nosso quintal e o acidente de Fukushima, no Japão. Enquanto houver descuido com esses elementos e usinas nucleares espalhadas pelo mundo, talvez nós humanos não podemos respirar tranquilos.

NOW

Ainda não sabe onde assistir Chernobyl? A série está disponível no NOW, uma plataforma da Net que disponibiliza os canais e os últimos lançamentos em primeira mão, podendo ser acessado online pelo celular, computador e tablet ou pelo canal 1 da sua televisão. 

Basta adquirir algum pacote de TV da NET para ter acesso ao Now. O funcionamento do serviço é bastante simples. O usuário deve fazer o login com seus dados da Conta NET. Os assinantes recebem estas informações para acessarem o site da empresa e fazerem consulta de informações.

Clientes Claro HDTV também poderão ter acesso, já que existe uma união entre as duas empresas. Para ter o conteúdo do Now na sala de casa, basta ligar o seu computador na TV através da saída HDMI e acessar o portal do streaming.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Filmes e Séries

Especial de Whindersson Nunes na Netflix ganha o primeiro trailer, assista

 Especial foi gravado em Fortaleza para um público de 20 mil pessoas


+ Filmes e Séries

Confira os indicados para o Emmy 2019, o Oscar da TV

A HBO foi indicada 137 vezes, enquanto a Netflix recebeu 112 indicações; Game Of Thrones bate recorde de indicações com 32


+ Filmes e Séries

Quentin Tarantino + Netflix: Veja o top 5 de suas obras no serviço de streaming

Nada como um ótimo filme pra aproveitar a noite


+ Filmes e Séries

Rei Leão: Filme Live-Action é uma das estreias mais esperadas do mês de julho

O remake live-action da animação de 1994 contará com as vozes de Beyoncé e Donald Glover


+ Filmes e Séries

Filme live-action de Mulan ganha primeiro trailer, assista

Com lançamento marcado para 2020, cenas do remake apresentam Liu Yifei como protagonista


+ Filmes e Séries

Cena de assédio é cortada de Toy Story 2

Disney corta cena em que vilão Pete Fedido assedia duas bonecas Barbie oferecendo-as papel no próximo filme


+ Filmes e Séries

Stranger Antenna: Descubra como funciona aplicativo de Stranger Things criado pela Netflix

Aplicativo utiliza lã de aço para sintonizar pistas e cenas inéditas da nova temporada de Stranger Things


+ Filmes e Séries

Terry Crews afirma que filme ‘As Branquelas’ terá sequência em breve

15 anos depois de seu lançamento, filme ‘As Branquelas’ tem sequência em desenvolvimento


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.