22/09/2019 05:08
Turismo / Turismo em Goiás

7 lugares para visitar com a 3ª idade na Chapada dos Veadeiros

Agora não tem mais desculpas pra deixar de ver a natureza de perto

Yasmim
por Yasmim Fleury

Quem disse que depois dos 60 não dá pra se aventurar? Muitas vezes o pessoal mais velho acaba desistindo de passeios na natureza por acreditarem ter difícil acesso ou longas caminhadas, no entanto, a turismóloga Thainá França fez um roteiro de lugares na Chapada dos Veadeiros pra acabar com essa história de que a terceira idade só pode ir pra grandes resorts. Dá uma olhada:


Loquinhas

Bem perto de Alto Paraíso, por uma estrada tranquila e em ótimas condições, as Loquinhas são excelentes opções se quer apenas um passeio de 1/2 dia, ou se está acompanhado de crianças. A trilha em passarela de madeira, margeia o rio que forma vários pequenos poços. Na recepção há banheiros e se vende água, sucos e lanches.

333c03f019197753835328bc70269818.jpg

(Foto: Reprodução)


Cachoeira Poço encantado 

A Cachoeira Poço Encantado está localizada na Fazenda Rio de Pedra, dentro da Chapada dos Veadeiros, aproximadamente 52km ao norte da cidade de Alto Paraíso-GO e a 274km de Brasília-DF, numa das mais belas regiões de cerrado do Estado de Goiás. Esta belíssima queda de águas cristalinas é cercada por uma vegetação exuberante e muito bem conservada, mais densa nas laterais do resto do morro e mais típica de cerrado nos demais arredores. Lá também tem uma pousada, na qual você pode dormir em chalés com vista pra cachoeira.

73809a70558bfca5e2160adc19c166bd.jpg

(Foto: Reprodução)


Cachoeira São Bento

O poço da São Bento é tão retangular que já sediou campeonatos de pólo aquático. É uma excelente pedida para quem quer dar umas boas braçadas, não quer caminhar muito, está de passagem entre Alto Paraíso e São Jorge e acompanhado por pessoas com mobilidade reduzida. Como o rio não é confinado, o sol está sempre presente.

d84b391edad432e3b585b724fd0aec46.PNG

(Foto: Reprodução)


Jardim maytrea

Maitreya, segundo o Budismo, é como é chamado o próximo Buda. O jardim da Chapada dos Veadeiros teria recebido este nome porque seria um local de energia especial, místico.

Como fica dentro da área do Parque Nacional, quem faz a parada para ver o Jardim de Maitreya no caminho para a Chapada, verá o jardim do lado de fora da cerca e dificilmente verá alguém do lado de dentro. Na paisagem, chamam atenção algumas montanhas com formações curiosas, batizadas com nomes como Morro da Baleia e Morro do Elefante Deitado.

75ee940169ed9b1cac3d886ba93d6a00.jpg

(Foto: Reprodução)


Vale da lua (1,2km ida e volta)

Vale da Lua é um dos pontos mais visitados na Chapada dos Veadeiros. É um conjunto de formações rochosas cavadas nas pedras pelas corredeiras de águas transparentes do rio São Miguel. Está fora do Parque Nacional, na Serra da Boa Vista, num vale que se torna muito perigoso na época da chuva devido às repentinas trombas d'água. O nome Vale da Lua vem da aparência que lembraria uma paisagem lunar, com pequenas crateras escavadas pelo atrito da areia levada pela água com as rochas, nas curvas onde as corredeiras são mais fortes, dando origem a pequenos rodamoinhos e funis. Está localizado a 11 km de São Jorge pela rodovia GO-239, entrando-se por uma estrada de terra do lado oposto ao Parque Nacional. Paga-se um pequena taxa na entrada mas não são necessários guias.

9dcb696b028b16e1d2849c9ed0bc31b2.jpg

(Foto: Reprodução)


Éden Águas termais

Ecopousada situada no interior de uma reserva ambiental, na Chapada dos Veadeiros, dedicada à preservação da exuberante mata, animais silvestres e nas terapêuticas águas termais que afloram, caprichosamente, em piscinas para o deleite do visitante. A visitação é controlada e a hospedagem é mediante reserva.

9cf32105709d9d891d1904f5127cb9b0.jpg

(Foto: Reprodução)


Pedra bonita (em Colinas)

Bonita cachoeira, no Rio Tocantinzinho, com praia e local de pesca próximo. Tem uma boa infra-estrutura com área de camping, bar e restaurante. Fica a 7 km depois da cidade de Colinas.

ee66b9edf0e573fb977b0c5a2a58c50a.jpg

(Foto: Thainá França)


Agora não tem mais desculpas pra deixar de ver a natureza de perto! Basta se organizar e dar uma esticadinha até Alto Paraíso.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Turismo

Centro histórico de Goiânia ganha nova galeria de arte a céu aberto com entrada gratuita

Espaço Ursulino Leão: antes lote baldio e destino de lixo e entulho, agora, uma galeria de arte a céu aberto


+ Turismo

Laboratório: uma trilha de Mountain Bike perfeita dentro de Goiânia que provavelmente você não sabia que existia

Localizada há 10 minutos do Centro, a Trilha do Laboratório é considerada uma das melhores dos arredores da capital goiana


+ Turismo

Descobrimos um parque que é um verdadeiro complexo esportivo em Goiânia

Parque Odilon Soares, na região sudoeste, possui a primeira quadra para a prática de tênis gratuito em Goiânia


+ Turismo

Villa Cavalcare

Um pedacinho do Velho Oeste que reúne Restaurante Bar e Centro Equestre em Goiânia


+ Turismo

Conheça o Vale do Capão, um achadinho na Chapada Diamantina na região central da Bahia

Um refúgio da correria goiana em um paraíso natural com diversas particularidades


+ Turismo

Conheça a Vila Hípica Werner Haberkorn, um paraíso para os amantes de cavalos no Brasil

Repleto de história, a hípica surgiu do amor pelos cavalos e hoje é uma das principais atrações do Resort


+ Turismo

Destinos em Goiás para se divertir e descansar em contato com a natureza

Olhar árvores pela janela, tomar um banho de cachoeira, ou ouvir o canto dos pássaros pode aliviar a tensão do dia a dia


+ Turismo

Maior praia artificial com águas naturalmente quentes do mundo se encontra em Goiás

Localizada no interior de Goiás, na cidade de Rio Quente, a Praia do Cerrado é uma atração reconhecida mundialmente


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.