14/12/2019 13:38
Listas e Achados / Achados

7 dicas para se preparar para o Enem sem perder a diversão (e o descanso) nas férias

Especialista mostra que é possível dormir mais, maratonar filmes, passar mais tempo com a família e ainda assim manter o estudos em dia

Bianca
por Curta Mais

As férias de julho chegando e o que passa pela cabeça da maioria dos vestibulandos é: hora de guardar os livros e só voltar a falar de ENEM e vestibulares a partir de agosto. Certo? Não. Mesmo com cerca de 6 meses de estudos, provas, simulados, as datas das provas já foram marcadas e estão logo ali.

O cansaço mental é visível, as olheiras também, mas segundo o Professor e Master Coach de Goiânia Tony Gomes, da Específica de Redação 1000 pontos em 60 minutos, é possível conciliar o descanso com a continuidade da preparação. Confira 5 dicas do especialista para se preparar para o vestibular mas sem perder a diversão e o descanso das férias.

1. Durma mais, mas não demais

Recuperar o sono perdido é fundamental, mas sem exageros. Acorde um pouco mais tarde, contudo durma com qualidade, recarregando as baterias. Muitos estudantes se queixam de insônia provocada por ansiedade - expectativa por aquilo que está por vir - e transformam-se em verdadeiros zumbis de mochila.



2. Maratone filmes

Há aqueles filmes e séries que você não conseguiu acompanhar, mas que agora terá tempo para assistir. Muitas delas, quem sabe, podem até contribuir para a sua redação. Chame os amigos, vá ao cinema, faça da sua casa um cinema e aproveite para unir diversão e reflexão.



3. Faça exercícios físicos

A prática de atividade física também contribui para o alívio das tensões e aumenta a capacidade cognitiva, de acordo com a Revista Galileu. E quem disse que vestibulando tem tempo de praticar esporte? As férias servem para isso. Caminhe, corra, nade, jogue bola ou qualquer esporte que possa conciliar prazer e saúde. Desde que não exagere, o seu corpo agradecerá e a sua disposição também.



4. Busque ajuda de um profissional

Caso queira, busque algum curso de curta duração e que tenham metodologias diferentes às da sala convencional. Sair da rotina, ter outro foco em relação aos conteúdos podem fazer com que tenha pontos de vista diferentes e o faça entender mais sobre aquela matéria.



5. Busque ler e se atualizar

Os temas de redação e as questões são, geralmente baseados em notícias e fatos ocorridos no 1º semestre. Para isso, tenha um filtro e liste fatos recorrentes e de grande importância para o Brasil e o mundo.



6. Passe mais tempo com a família

O convívio familiar é um grande impulsionador para que você consiga retornar no segundo semestre e suportar, muitas das vezes, a longa distância dos pais. Até porque, neste período de preparação, convive-se muito mais com professores e colegas de sala do que com a família. Em muitos casos, essa relação diária faz falta ao vestibulando e pode afetar o emocional. Busque, então, viver momentos de rotina com aqueles os quais você ama.

7. Diversão e foco

Sabemos que as festas de julho, a temporada do Araguaia e as viagens estão marcadas. Não estamos dizendo para você não ir a nenhuma, mas será interessante selecionar. O investimento nos estudos hoje te levará ao objetivo. Tudo é questão de propósito. Afinal, fazer valer a pena essa quebra da rotina e conseguir manter o nível alcançado até agora farão grande diferença no seu resultado. Vestibulando hoje, universitário amanhã.

Capa: iStock

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Listas e Achados

10 Sobremesas em Goiânia que valem cada caloria

Se você é amante de doce, vai enlouquecer com essa listinha


+ Listas e Achados

Os 10 melhores restaurantes por quilo de Goiânia

Opções para todos os gostos com preços que cabem no bolso


+ Listas e Achados

10 melhores lasanhas de Goiânia

A Curadoria do Curta Mais fez uma lista sob medida para os apaixonados pela tradicional massa italiana


+ Listas e Achados

O que fazer com cinquenta reais em Goiânia

Já dizia Naiara Azevedo: Toma aqui uns R$50 reais!


+ Listas e Achados

Descobrimos um novo e inexplorado paraíso de águas azuis em Goiás

Perfeito para um passeio sossegado mas paradisíaco


+ Listas e Achados

'Clube do Povo' um achadinho (pouco conhecido) em Goiânia com entrada gratuita

Para matar o calor (e ainda de graça). O clube foi reaberto recentemente!


+ Listas e Achados

Conhecemos Uruana, a surpreendente ( e receptiva) 'Capital da Melancia'

A cidade que tem 'Rainha da Melancia' e o 'Maior Chupador de Melancia' atrai turistas pela receptividade


+ Listas e Achados

Descobrimos a mais nova (e inexplorada) cachoeira paradisíaca de beleza surreal na Chapada dos Veadeiros

A cachoeira foi aberta recentemente e quase ninguém a conhece. Oficialmente ela não está aberta à visitação ainda, mas já é possível conhecê-la através de guias mais experientes e autorizados


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.