23/09/2017 00:50
Notícias / Conteúdo

7 dicas para economizar nas compras em tempos de crise

Promoções, pontos que são convertidos em descontos e marcas mais baratas têm sido algumas das soluções das soluções encontradas

2533    22

Chrystal
por Chrystal Méndez

Com a alta da inflação e a consequente diminuição do poder de compra, os consumidores brasileiros estão buscando alternativas para conseguir equilibrar as contas. Promoções, pontos que são convertidos em descontos e marcas mais baratas têm sido algumas das soluções das soluções encontradas. A seguir, confira sete dicas da ACIEG que podem ajudar a economizar nas compras:

1) Faça compras em atacarejos: O segmento de atacarejo – redes que vendem tanto no preço de atacado quanto no de varejo – tem caído no gosto do cliente que busca economia nas compras de mês. Como o setor oferece preços mais competitivos na compra de grandes volumes, é cada vez mais comum encontrar grupos de famílias e amigos que se reunem para fazer suas compras e depois dividem a conta. O Assaí Atacadista, por exemplo, trabalha com a política de dois preços, na qual a partir de uma pequena quantidade de um determinado produto do mesmo sabor, fragrância ou tipo, já é possível pagar o valor de atacado e economizar. Com isso, os clientes conseguem economizar entre 15% e 25% no valor final da compra.

2) Fique atento aos calendários de promoções: As redes de hiper e supermercados apostam fortemente em uma agenda agressiva de ofertas, promoções e mecânicas que buscam oferecer o melhor preço para o consumidor. Vale a pena ficar de olho nos dias em que determinadas categorias de produtos são mais baratas. A rede Extra, por exemplo, promove a 4ª Extra com descontos muito vantajosos em itens de hortifrúti (como frutas, verduras, folhagens e ovos) e possui ações promocionais fortes como o Detona Preço, com um dia inteiro de ofertas em todas as categorias.

3) Veja se o supermercado cobre a oferta do concorrente: Alguns supermercados cobrem os preços praticados por concorrentes. Para isso, o cliente deve apresentar no caixa um panfleto que comprove que o valor cobrado pela concorrência é menor que o encontrado na loja. Por mais que a loja não divulgue abertamente que tem essa prática de cobrir ofertas alheias, a tática pode funcionar caso o comprador consiga comprovar que encontrou preços menores em concorrentes por meio de fotos, folhetos de promoção ou sites. O Extra, por exemplo, cobre as ofertas anunciadas pelos concorrentes diretos, basta apresentar o folheto válido no caixa.

4) Coloque os produtos de marcas próprias no radar: Com preços atrativos, as marcas próprias de redes de supermercado são uma boa alternativa para gastar menos com as compras. Essas marcas, inclusive, estão oferecendo cada vez mais categorias de produtos, o que amplia a oportunidade de encontrar bons preços.

De acordo com o Pão de Açucar, os produtos da Qualitá e de outras marcas próprias da rede, como Taeq, Pra Valer, Liss e Finlandek têm preços de 5% a 30% mais baratos do que os de marcas tradicionais, líderes de mercado.

5) Cadastre-se nos programas de fidelidade: Em tempos de crise, toda e qualquer vantagem é importante para garantir economia. Os programas de fidelidade se apresentam como uma boa opção. Mais popular no segmento aéreo com os programas de milhagem, os descontos e promoções também merecem destaque nas redes de supermercado. Ao acumular pontos, os clientes têm acesso a promoções exclusivas e descontos médios de 50%, dependendo da categoria. O programa Pão de Açúcar Mais, por exemplo, é pioneiro neste segmento. Com 4 milhões de participantes, o programa representa 65% das vendas da rede. Já no Extra, o Clube Extra, que foi lançado há um ano e meio, tem 6 milhões de pessoas cadastradas. Em ambos, o cadastro é gratuito e o cliente pode acumular pontos em suas compras para trocar por vale-compras, ou ainda ter acesso a descontos exclusivos – o Pão de Açúcar dedica 100% das suas ofertas aos clientes do seu programa de relacionamento.

6) Busque a prateleira de produtos próximos da validade: Outra opção para os “caçadores de promoções” são as promoções de produtos próximos à data de validade. As redes de supermercado têm investido nessa iniciativa, que além de garantir ofertas vantajosas para o consumidor, também colabora para a diminuição do desperdício de alimentos. Nas redes Pão de Açúcar e Extra, por exemplo, há uma gôndola especial, com sinalização adequada, onde ficam expostos produtos com validade próxima do vencimento. Esses itens podem ser adquiridos com descontos de até 40%.

7) Abasteça no postos de combustíveis de hipermercados: Os clientes podem aproveitar o período de compras para abastecer o carro nos postos de combustíveis localizados nas grandes redes de hipermercado. Devido ao grande número de lojas e boas negociações com os distribuidores, as redes conseguem preços bem competitivos, além da garantia de qualidade do produto. Nos Postos Extra, por exemplo, o litro do combustível é de 0,04 a 0,08 centavos mais barato que o preço moda do mercado.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

16443   

Museu de Star Wars será aberto em Los Angeles

+ Notícias

Museu de Star Wars será aberto em Los Angeles

George Lucas deve desembolsar US$ 1 bilhão na estrutura do local


89855   

ANTT convidada população a discutir criação do trem de passageiros entre Brasília e Goiânia, o 'Expresso Pequi'

+ Notícias

ANTT convidada população a discutir criação do trem de passageiros entre Brasília e Goiânia, o 'Expresso Pequi'

O trem deve atingir uma média de 160 km/h em uma viagem de cerca de 95 minutos, transportando mais de 40 milhões de passageiros por ano


22180   

Vocalista do LS Jack retorna aos palcos 13 anos depois do coma

+ Notícias

Vocalista do LS Jack retorna aos palcos 13 anos depois do coma

Em 2004, o cantor passou por complicações após um procedimento de lipoaspiração, que o deixou em coma, e também com algumas sequelas na fala e nos movimentos


6291   

Vídeo: Dois ex-secretários se disfarçam de 'fantasmas' para furtar Prefeitura em Goiás

+ Notícias

Vídeo: Dois ex-secretários se disfarçam de 'fantasmas' para furtar Prefeitura em Goiás

A dupla arrombou a sala da administração municipal para furtar uma impressora


29827   

Jorge e Mateus desmentem fim da dupla e sobem aos palcos após onda de boatos

+ Notícias

Jorge e Mateus desmentem fim da dupla e sobem aos palcos após onda de boatos

Nas últimas semanas circulou na internet a falsa notícia que a dupla iria se separar; para sossego dos fãs eles só vão entrar de férias e retomam os trabalhos com tudo em 2017


37189   

Praça Cívica vai abrigar Circuito Cultural em Goiânia

+ Notícias

Praça Cívica vai abrigar Circuito Cultural em Goiânia

As obras de R$ 100 milhões deverão ser iniciadas entre os meses de abril e maio e a conclusão total está prevista para os próximos dois anos


32757   

Curta Mais registrou o estado dos edifícios históricos do Centro de Goiânia; veja as fotos

+ Notícias

Curta Mais registrou o estado dos edifícios históricos do Centro de Goiânia; veja as fotos

Depois da repercussão da matéria publicada pelo The New York Times na última segunda-feira (9), o Curta Mais foi conferir (e registrar) de perto o descaso com a arquitetura histórica de Goiânia


22615   

Meteorologia prevê chuva em todos os dias da semana em Goiânia

+ Notícias

Meteorologia prevê chuva em todos os dias da semana em Goiânia

A sensação térmica que chegou aos 40º nos últimos dias pode estar com os dias contados


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2017. Todos os direitos reservados.