17/08/2017 10:31
Notícias / Gastronomia

6 receitas de cheesecake para adoçar a vida

Dia 30 de julho é comemorado o dia do cheesecake

2283    22

por Curta Mais

 

Dia 30 de julho é comemorado o Dia do Cheesecake, aquele famoso “bolo de queijo” com coberturas irresistíveis. Por isso, vamos comemorar com 6 receitas deliciosas:

1. Receita de cheesecake fácil

Ingredientes

Massa

150 g de biscoito tipo maisena

50 g de nozes

100 g de manteiga sem sal derretida

1 colher de chá de canela

Recheio

1,2 kg de cream cheese

2 xícaras de açúcar refinado

2 colheres de sopa de farinha de trigo

2 colheres de sopa de essência de baunilha

6 ovos

Cobertura

300 g de geleia de frutas vermelhas (ou outro sabor de sua preferência)

Frutas vermelhas para decorar

Modo de preparo

Massa

Triture os biscoitos com as nozes no liquidificador e misture com a manteiga derretida e a canela até formar uma farofa. Espalhe a mistura em uma forma de fundo removível, pressione bem na base e coloque nas laterais. Leve ao forno pré-aquecido para assar a 180º por 10 minutos e reserve.

Recheio

Na batedeira, bata o cream cheese até ele virar um creme. Diminua a velocidade e adicione o açúcar e a farinha de trigo. Bata até incorporar bem e adicione a baunilha e os ovos, um por um, batendo até misturar. Coloque essa mistura na base, forre a forma com papel alumínio e coloque em banho-maria em fogo baixo por aproximadamente 2 horas. Em seguida, leve a geladeira por pelo menos 6 horas.

Cobertura

Espalhe a geleia sobre a cheesecake frio e decore com frutas vermelhas da sua preferência.

 

2. Cheesecake Romeu e Julieta (queijo com goiabada)

Ingredientes:

Para a massa

200 g de biscoitos doces

100 g de manteiga derretida

Para o recheio

500 g de queijo creme em temperatura ambiente

4 ovos grandes em temperatura ambiente

100 g de açúcar cristal

Para a cobertura

250 g de geleia de goiaba amolecida (ou goiabada amassada)

Modo de preparo

Para fazer a massa, você deverá triturar os biscoitos no liquidificador até obter um pó fino. Misture esse pó de biscoitos com a manteiga derretida. Logo, cubra uma fôrma redonda com essa preparação, pressionando com as mãos e unte as laterais com manteiga. Coloque na geladeira.

Bata o queijo creme por cerca de 2 minutos e acrescente os ovos, um a um, misturando com a batedeira. Aos poucos, adicione o açúcar, formando, assim, uma mistura cremosa. Verta sobre a base de biscoitos e leve ao forno a 180ºC até que a superfície fique levemente dourada. Uma vez que o cheesecake tiver esfriado, leve-o à geladeira.

Prepare a cobertura amolecendo a geleia de goiaba ou a goiabada amassada numa panela. Para finalizar, cubra a torta toda com essa cobertura.

 

3. Cheesecake com calda de Doce de Leite

f69a1a76d7484665b1c235d599df90e1.jpg

Ingredientes

Massa

1 pacote de bolacha Maizena

75 g de manteiga

Recheio

150 g de açúcar

600 g de cream cheese

3 ovos

Suco de 1 limão

Gotas de essência de baunilha

Calda

300 g de doce de leite

Modo de preparo

Coloque a bolacha no liquidificador, triture até formar uma farofa. Coloque a manteiga em um recipiente de vidro e derreta no micro-ondas. Acrescente a farinha da bolacha e mexa até formar uma massa consistente.

Em uma forma de fundo falso, unte a base com manteiga e papel manteiga e coloque a massa. Leve à geladeira durante 10 minutos.

Coloque na batedeira, o cream cheese, o açúcar e bata em velocidade média até a mistura ficar homogênea e cremosa. Acrescente os ovos, um de cada vez, e bata até incorporar.

Adicione à mistura, o suco de limão e, por último, as gotas de baunilha. Pré-aqueça o forno em uma temperatura de 180ºC. Despeje a massa sobre a outra já pronta. Asse por 45 minutos. Retire do forno e leve à geladeira, deixe descansar por 8 horas.

Coloque o doce de leite em um recipiente e leve ao micro-ondas para derreter. Despeje a calda quente em cima e está pronto para servir.

 

4. Cheesecake de Oreo

edc91941758561c33a647a03228e627d.jpg

Ingredientes

Massa e cobertura

2 pacotes de bolacha Oreo

250 g de manteiga

1 barra de chocolate branco

Recheio

500 g de cream cheese

100 g de açúcar

3 ovos

12 bolachas Oreo

Modo de preparo

Recheio

Coloque o cream cheese e o açúcar na batedeira e bata até virar um creme uniforme. Em seguida, acrescente os ovos, um de cada vez. Por fim, coloque as 12 bolachas. Reserve essa mistura.

Massa

Coloque 6 bolachas Oreo com a manteiga em um processador até que se crie a massa da cheesecake. Use essa mistura para cobrir o fundo de uma assadeira com fundo removível e coloque na geladeira por 5 minutos. Em seguida, coloque o recheio por cima e leve ao forno a 170º por 50 minutos.

Espere esfriar e coloque chocolate branco derretido por cima. Leve à geladeira por 30 minutos e está pronto para servir.

 

5. Cheesecake com calda de morangos frescos

62d60b026c42eecdf24c1e0bdcca9342.jpg

Ingredientes

Massa

300g de biscoito de maisena

½ colher (chá) de canela moída

150g de manteiga derretida

Recheio

5 ovos (em temperatura ambiente)

900g de cream cheese

1 ¼ xícara (chá) de açúcar

½ xícara (chá) de creme de leite

1 colher (sopa) de essência de baunilha

½ colher (chá) de sal

½ limão (suco)

Calda

400g de morangos frescos

½ xícara (chá) de açúcar

½ limão (suco)

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 240 graus.

Coloque uma assadeira grande com 2 cm de água no forno na grade inferior.

Em um copo, misture o creme de leite com o suco de ½ limão e reserve.

Em seguida, bata no liquidificador ½ xícara de açúcar, 200g de morangos, suco de ½ limão e ½ xícara de água. Despeje numa panela pequena e cozinhe em fogo médio por 5 minutos, após levantar fervura.

Desligue, coe e deixe esfriar.

Junte os 200g de morangos restantes cortados em 4, misture e reserve.

Triture os biscoitos com a canela no processador até virarem uma farofa fina.

Despeje numa assadeira redonda de 23cm com fundo removível e acrescente a manteiga derretida.

Misture bem com a pontas dos dedos e aperte a massa contra o fundo e as laterais, formando a base do cheesecake.

Forre a forma - em volta e por baixo - com papel de alumínio e coloque no freezer enquanto prepara o recheio.

Numa vasilha grande, bata o cream cheese com o açúcar, o creme azedo, a baunilha, o sal e os ovos até virarem um creme homogêneo. Despeje tudo cuidadosamente na fôrma com a massa já resfriada.

Asse em banho-maria por 15 minutos a 240 graus e abaixe para 180 graus, deixando por mais 50 minutos.

Retire, deixe esfriar, desenforme, cubra com a calda de morangos e coloque na geladeira por no mínimo 4 horas antes de servir.

 

6. Cheesecake de Chocolate com Base de Negresco

08d43d95c59749c06e4c37cae15a556f.jpg

Ingredientes

Massa

1 pacote de biscoito Negresco

2 colheres (sopa) de manteiga

Recheio

1 pacote de gelatina em pó sem sabor

2 peças de ricota (cerca de 800 g)

2 latas de leite condensado

5 colheres (sopa) de suco de limão

1 tablete de chocolate meio amargo picado (170 g)

meia lata de creme de leite

Cobertura

meia lata de creme de leite

meio tablete de chocolate meio amargo picado (85 g)

Modo de preparo

Massa

Em um liquidificador, bata o biscoito até obter uma farofa úmida. Transfira para uma tigela e misture com a manteiga, até ficar homogêneo. Forre o fundo de uma forma alta de aro removível (20 cm de diâmetro x 5 cm de altura) e reserve.

Recheio

Em uma tigela pequena, coloque a gelatina e 3 colheres (sopa) de água e leve ao banho-maria até derreter completamente. Em um liquidificador, coloque a ricota, o leite condensado, o suco de limão e a gelatina e bata até ficar homogêneo. Separe o creme em duas tigelas. A uma delas, adicione o chocolate já derretido e misture até ficar homogêneo. Ao creme restante, misture o creme de leite.

Cubra a base de biscoito que estava reservada com o creme de chocolate e faça outra camada com o creme branco. Leve à geladeira por cerca de 6 horas ou até firmar.

Cobertura

Em uma tigela, coloque o creme de leite e leve ao banho-maria para aquecer. Junte o chocolate e misture bem até obter um creme liso. Deixe esfriar e cubra a cheesecake. Sirva gelada.

Rendimento: 12 porções

 

DICAS

1. Não bata demais! Um dos piores inimigos do cheesecake é o ar. Por isso, durante o preparo, o único momento em que é permitido bater muito é quando estiver homogeneizando o cream cheese sozinho. Após essa etapa e quando for acrescentando os demais ingredientes (principalmente os ovos), é importante bater apenas o necessário, assim agrega-se o mínimo possível de ar na mistura.

2. Atenção ao preparo: Para que a mistura fique perfeitamente homogênea é preciso, enquanto bate, dar uma limpada com uma espátula de silicone nas laterais da tigela da batedeira de tempos em tempos para evitar que fique cream cheese colado lá sem se misturar aos demais ingredientes. Isso é normal acontecer devido à sua textura mais firme, mas é só ficar atento!

3. Temperatura: Outro grande segredo para que o cheesecake fique com a textura perfeita é a temperatura dos ingredientes. Todos devem estar em temperatura ambiente, por isso, deixe os ingredientes fora da geladeira por 1 hora.

4. Paciência: Para que o cheesecake fique lisinho, sem rachaduras e pontos mais dourados do que outros, é preciso ter paciência enquanto ele assa. O forno tem que estar sempre em temperatura baixa e, dependendo do tamanho do cheesecake, pode demorar de 1 a até 3 horas assando.

5. Banho-maria: Também relacionado ao cozimento, assar o cheesecake em banho-maria faz toda a diferença, assim ele cozinha lentamente. Já que na grande maioria das vezes a forma utilizada é de fundo removível, é bastante importante que a assadeira seja forrada com papel alumínio, para que a água do banho-maria não penetre na massa enquanto assa.

6. Hora de esfriar: Após o cheesecake estar assado, mantenha-o resfriando fora do forno por pelo menos 1 hora antes de levar à geladeira. A dica aqui é mantê-lo sobre uma grade (pode ser a grade do fogão), assim ele resfria por inteiro (diferente de deixá-lo esfriando sobre a pedra da pia ou a mesa da cozinha, que acaba abafando a superfície inferior) e não se corre o risco do cheesecake rachar nessa etapa.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

14156   

Museu de Star Wars será aberto em Los Angeles

+ Notícias

Museu de Star Wars será aberto em Los Angeles

George Lucas deve desembolsar US$ 1 bilhão na estrutura do local


87957   

ANTT convidada população a discutir criação do trem de passageiros entre Brasília e Goiânia, o 'Expresso Pequi'

+ Notícias

ANTT convidada população a discutir criação do trem de passageiros entre Brasília e Goiânia, o 'Expresso Pequi'

O trem deve atingir uma média de 160 km/h em uma viagem de cerca de 95 minutos, transportando mais de 40 milhões de passageiros por ano


20435   

Vocalista do LS Jack retorna aos palcos 13 anos depois do coma

+ Notícias

Vocalista do LS Jack retorna aos palcos 13 anos depois do coma

Em 2004, o cantor passou por complicações após um procedimento de lipoaspiração, que o deixou em coma, e também com algumas sequelas na fala e nos movimentos


5756   

Vídeo: Dois ex-secretários se disfarçam de 'fantasmas' para furtar Prefeitura em Goiás

+ Notícias

Vídeo: Dois ex-secretários se disfarçam de 'fantasmas' para furtar Prefeitura em Goiás

A dupla arrombou a sala da administração municipal para furtar uma impressora


29486   

Jorge e Mateus desmentem fim da dupla e sobem aos palcos após onda de boatos

+ Notícias

Jorge e Mateus desmentem fim da dupla e sobem aos palcos após onda de boatos

Nas últimas semanas circulou na internet a falsa notícia que a dupla iria se separar; para sossego dos fãs eles só vão entrar de férias e retomam os trabalhos com tudo em 2017


36686   

Praça Cívica vai abrigar Circuito Cultural em Goiânia

+ Notícias

Praça Cívica vai abrigar Circuito Cultural em Goiânia

As obras de R$ 100 milhões deverão ser iniciadas entre os meses de abril e maio e a conclusão total está prevista para os próximos dois anos


30175   

Curta Mais registrou o estado dos edifícios históricos do Centro de Goiânia; veja as fotos

+ Notícias

Curta Mais registrou o estado dos edifícios históricos do Centro de Goiânia; veja as fotos

Depois da repercussão da matéria publicada pelo The New York Times na última segunda-feira (9), o Curta Mais foi conferir (e registrar) de perto o descaso com a arquitetura histórica de Goiânia


21681   

Meteorologia prevê chuva em todos os dias da semana em Goiânia

+ Notícias

Meteorologia prevê chuva em todos os dias da semana em Goiânia

A sensação térmica que chegou aos 40º nos últimos dias pode estar com os dias contados


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2017. Todos os direitos reservados.