5 títulos literários interessantes que você precisa conhecer

Em homenagem ao ‘dia nacional do livro’, nós separamos com carinho essa lista para você

Hérica Bianchi
Por Hérica Bianchi
1ec0a236aa28b36d0222156c5a11b57f

Origem do Dia Nacional do Livro surgiu de uma forma bem romântica, no ano de 1810 em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Livro, pela Coroa Portuguesa. Na época, por amor aos livros, Dom João VI trouxe para o Brasil milhares de peças da Real Biblioteca Portuguesa. Dando origem ao princípio da Biblioteca Nacional do Brasil (fundada em 29 de outubro de 1810). E nós não podíamos deixar essa data tão importante passar em branco. Acompanhe a trajetória de cada livro escolhido especialmente para você nesta data tão especial.

1- Uma Breve História da Humanidade Sapiens por Yuval Noah Harari
SAPIENS

Lançado em 2011, a obra narra uma perspectiva provocadora da desconstrução de ideais, exibindo em vários casos seus pontos fortes e falhos. O livro é uma homenagem ao questionamento, na medida em que, embora tente apontar causas, resultados e correlações, no fim, persiste a dúvida, embora qualificada. Nossos resultados vêm aumentando em uma velocidade extraordinária, mas talvez rápido demais para entendermos as consequências deste processo. A leitura aponta como fator principal nossa capacidade de imaginar, criar, e realizar determinadas situações e coisas sob a perspectiva das crenças e relações interpessoais para nos desenvolvermos enquanto seres, ao menos em termos de sobrevivência e reprodução. Uma bela leitura reflexiva!

597b2c3a94d58918af1e605c8f60a409.jpg

 

2- 100 Anos de Solidão de Gabriel Garcia Marquez

Lançado em 1967, é um dos romances mais importantes da América Latina. E justamente por ter uma leitura de peso receberia em 1982 o Prêmio Nobel de Literatura e hoje já tem mais de 50 milhões de exemplares vendidos. O livro que trata o realismo mágico com bastante devoção, é um dos livros mais lidos das últimas décadas, tanto, que vai atualmente foi permitido à Netflix uma adaptação para série. A obra-prima de Gabriel García Márquez nunca permitiu que ela fosse adaptada… Até agora.
Os filhos do escritor, Rodrigo e Gonzalo García, aceitaram a grande proposta da plataforma de stream e atuarão como produtores executivos no enredo da série mais esperada do mundo audiovisual. A série será gravada na Colômbia e falada em espanhol. Nesta versão atual o leitor acompanha os empasses da numerosa descendência da família Buendía, ao longo de muitas gerações ao qual se passa a trama. Todos em luta contra uma realidade extremamente agressiva, sempre à beira da destruição absoluta. Mas cada fase com excitações à flor da pele. E o “realismo mágico” de García Márquez não dilui as situações às quais cada personagem experencia com vivacidade da história brutal, e por diversas vezes admirável dos países latino-americanos. Longe disso só torna mais viva cada palavra escrita com brilhantismo.

 

d00ab8c30330306980bf35d601779d68.jpg

 

3- A Sutil Arte de Ligar o Foda-se do estrategista Mark Manson
Lançado em 2017

Mark Manson usa toda a sua sagacidade de escritor e seu olhar crítico e contemporâneo com um propósito bastante aprazível e simples: ter uma vida melhor, com mais conexão consigo mesmo e harmonização com as demais coisas reais trazendo à tona a consciência sutil de cada ser. Trazendo então uma reflexão sobre a temática da melhor forma possível, ele fala aos seus leitores como verdadeiros amigos, uma pessoa próxima, como quem estivesse em uma experiência real, como quem senta à sua frente e mostra a você que você não é especial, que você precisa acordar para isto, e que está tudo bem as coisas serem assim. Dessa forma ele traz uma leitura intimista, criando um vínculo com seu leitor apontando os pontos fortes e fracos de que muita gente precisa despertar em si mesmos. Bateu aquela crise de consciência, de existência, ou um vazio, conversa com o Mark lendo este livro, garanto que você vai amar!

0b24c7ba8855d9d48e8a1b56a525143f.jpg

 

4- O Pequeno Príncipe do francês Antoine de Saint-Exupéry

Lançado em 6 de abril de 1943 essa é uma obra que ao meu ver deveria ser lida por todas as crianças à partir dos 12 anos, e lida novamente na fase adulta, para que todos tenham a consciência tão sutil da importância de um fenômeno tão em falta na humanidade: ‘o amor genuíno. Essa obra já possui 76 anos de idade, e ainda nos dias de hoje dá uma aula de compaixão, amor, e amizade incluindo em sua narrativa a ressignificação do ser, e as mudanças que sofremos ao longo dos acontecimentos. Nos dias de hoje é uma das mais traduzidas no mundo e acredite, publicada em mais de 220 idiomas.
O livro narra a história de um senhor, frustrado já em sua fase idosa, por ninguém conseguir interpretar bem seus desenhos, e as aventuras de um principezinho do Asteróide B-12 com suas indagações sobre a vida, e as formas de lidar com ela e os sentimentos. Com reflexão poética e filosófica é ainda nos dias de hoje uma das histórias mais lidas no mundo.

832af8eb7b32697ad746e6ecb72873fe.jpg

 

5- A coragem de ser imperfeito por Brené Brown

O livro que a meu ver tem grande potencial para se tornar um clássico,lançado no ano de 2012, trata algo que a humanidade mais precisa num mundo de likes e vida digital. Brené Brown trata com bastante singularidade o tema ‘vulnerabilidade’ abordando temas emocionais, e as várias perspectivas de lidar com eles. Ela fala das experimentar o desconhecido, abraçar os riscos, colocar os dois pés juntos nas incertezas, e se expor emocionalmente sem medos. Embora o mundo nos mostre a suas faces petrificadas. Até porque assim como a autora aborda e fala sobre “a vulnerabilidade não é uma medida de fraqueza, mas a melhor definição de coragem”. É preciso abraçar as oportunidades para não perder as experiências marcantes que a vida oferece!

548c4c500e93799a0d18b45f35f00781.jpg

 

6- O Poder do Hábito de Charles Duhigg

Lançado em 2012 clássico traz um fundamento altamente promissor. Ele discorre sobre os resultados, e o que de fato o ‘poder do hábito’ pode mudar em sua vida. É como se para alguns este livro trouxesse a ‘chave da felicidade’ que destrava todos os problemas e bloqueios que o ser humano precisa para ser: produtivo, criativo, e entender como essa teoria pode ressignificar a diferença entre fracasso e sucesso, vida e morte. E o autor explica de formas claras a distinção entre empresas falidas (vulgo pessoas mal sucedidas), de empresas que mudam e regeneram (vulgo pessoas realizadas, e mutáveis) que se modificam a todo instante e crescem esporadicamente. Ele Descobre, por exemplo, como os hábitos mostraram resultados essenciais para o sucesso do nadador Michael Phelps, do diretor executivo da Starbucks, Howard Schultz, e do herói dos direitos civis, Martin Luther King, Jr.: “Eles tiveram êxito transformando hábitos”. Então, se você é daqueles que desconsideram o ‘poder dos hábitos’ é bom ler esse livro, quem sabe você muda sua ideia sobre!

a0b85a0d4ff3737ac091b82ba8c224fd.pngFotos: Google reprodução

“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas”. (Mário Quintana)

2f60fe1a65beeb3c57293c9c1194f409.png

Siga Curta Mais nas redes sociais:

Curta Mais no Facebook

Curta Mais no Instagram

Curta Mais no Twitter