19/06/2019 14:02
Notícias / Conteúdo

5 maneiras de economizar energia com o ar-condicionado ligado no calor de Goiânia

Estamos passando por uma semana muito quente, então para te ajudar a economizar energia e não derreter de calor

Thayná
por Thayná Rodrigues

Estamos passando por uma semana bem quente em Goiânia. Pensando nisso listamos algumas formas de você economizar energia mesmo com o ar-condicionado ligado, já que está quase impossível ficar com o ar desligado. 

 

1. Mantenha o ar-condicionado na temperatura adequada


A combinação calor insuportável e ar-condicionado na temperatura mínima não é nada benéfica para a sua saúde — muito menos para a do seu bolso.

Como ficamos em um local fechado com o ar-condicionado ligado, as bactérias, os ácaros e os fungos presentes no ambiente e nos ductos do aparelho se espalham com maior facilidade, aumentando a probabilidade de doenças, que podem se agravar com as baixas temperaturas.

Por isso, a temperatura ideal para deixar o seu aparelho ligado é 23ºC. Pode parecer que não será suficiente para refrigerar o ambiente, mas essa é a melhor temperatura indicada pelos especialistas. Além do mais, você economiza até 50% de energia na conta mensal se manter o aparelho nessa temperatura.

 

2. Aproveite a luz natural

Como as lâmpadas convencionais emitem calor, esse fator eleva a temperatura da casa, fazendo com que você diminua a temperatura do ar-condicionado e gere mais gastos.

Então, nada melhor do que você desligar as luzes quando estiver com o aparelho ligado, aproveitando a luz natural. Caso não seja possível, substitua as lâmpadas da sua casa pelas de LED, que praticamente não emitem calor, economizam muito mais energia e duram muito mais que as fluorescentes.

 

3. Saiba a hora de desligar ou manter o ar-condicionado ligado


Com portas e janelas fechadas, impedindo a entrada de ar e de luz, você liga o ar-condicionado. Assim que ele começa a refrescar o ambiente, você precisa dar uma rápida saída para pegar uma água ou ir ao banheiro.

Em uma situação com essa, não desligue-o. Caso contrário, ele gastará muito mais energia para resfriar novamente o cômodo.

Caso a saída do cômodo seja por um período maior, aí sim é aconselhado desligá-lo. É importante que você passe essa informação aos demais usuários do aparelho ‒ assim como todas as demais dicas.

 

4. Programe a função sleep para economizar energia
Em vez de utilizar a função de timer (que é muito útil para programar o desligamento automático em algumas situações), na hora de dormir, o ideal é programar a função sleep do ar-condicionado.

Nessa função, a temperatura aumenta em 1ºC na primeira hora e em mais 1ºC na segunda hora. Isso diminui o consumo de energia porque a temperatura é modificada de modo a exigir um menor esforço ao resfriar o ambiente.

Se você acordasse no meio da noite com calor ou frio (sem essa função ativada), provavelmente aumentaria, diminuiria ou até desligaria o aparelho ‒ e instantes depois, precisaria regular novamente a temperatura ou religá-lo.

 

5. Faça a correta manutenção do seu ar-condicionado
O seu ar-condicionado terá um bom custo-benefício se você fizer a manutenção adequada, garantindo maior durabilidade e eficiência do aparelho.

Sempre siga o manual do equipamento, faça a limpeza do filtro e realize as demais manutenções periódicas. Fique atento a isso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Notícias

Jair Bolsonaro reage à derrota do decreto das armas nas redes sociais

Descontente, o presidente afirmou que o direito à legítima defesa não pode continuar sendo violado


+ Notícias

Professoras são aplaudidas de pé por alunos no último dia de trabalho em vídeo emocionante

A homenagem surpresa aconteceu no Colégio Estadual Jardim America, em Goiânia


+ Notícias

Restaurante Coralina: gastronomia contemporânea com um toque dos sabores de goiás no coração de Goiânia

Assinantes premium Clube Curta Mais tem 30% de desconto em todo o cardápio, exceto bebidas


+ Notícias

Marta ultrapassa Klose e se torna a maior artilheira da história das Copas do Mundo

Craque do Brasil se torna a primeira, entre homens e mulheres em goleadas na história das Copas do Mundo


+ Notícias

Ex-presidente da UEFA, Michel Platini, é preso por suspeita de corrupção envolvendo a Copa do Catar

A investigação é sobre um almoço na sede do governo francês em novembro de 2010 onde a Copa teria sido "vendida" ao Catar


+ Notícias

Conheça as candidatas a Miss Plus Eco Goiás 2019

Com o objetivo de resgatar a autoestima feminina e mostrar que Miss não precisa ser magra, o concurso também traz a preocupação com a ecologia e dá destaque aos principais locais de Goiás


+ Notícias

Pesquisador da UFG concluiu que agrotóxico penetra além da casca da maçã

De acordo com Igor Pereira, o produto usado para aumentar o tempo de conservação da fruta acaba por invadir sua polpa



+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.