5 dicas pra começar 2017 de bem com as contas

Dá pra comemorar as festas sem comprometer o início do novo ano

Yasmim Fleury
Por Yasmim Fleury
ec01d4685ece9265fab53249654efd6e

Com o final do ano chegando todo mundo já fica preocupado com as contas. A boa notícia é que com organização e disciplina dá pra entrar em 2017 no azul. 

As dicas são do consultor financeiro Ricardo Melo:

 

1 – Estabeleça uma lista de prioridades sobre o que você vai comprar

O ideal é só sair para o local de compras com uma lista estabelecida, assim você mantém o foco e não gasta no que é desnecessário.

 

2 – Evite sair com pessoas que vão aumentar a chance de você comprar mais coisas do que deveria

Crianças, por exemplo, costumam convencer os pais a comprar coisas supérfluas. Dê preferência em levar os filhos a ambientes de lazer e passeios.

 

3 – Nas compras do final do ano, se sentir tentado a comprar algo em que não tem certeza, não compre

Só de dar uma voltinha antes da compra já auxilia a evitar a compra por impulso. Então quando estiver em dúvida, saia da loja por uns cinco minutinhos e tenha certeza se realmente você precisa daquilo.

 

 

4 – Ao receber o seu 13º, guarde de 20 a 50% dele e não gaste

Evite gastar tudo de uma vez. É normal que o começo do ano venha cheio de dívidas não previstas, além de muitas promoções. Você pode aproveitar esse extra de uma maneira melhor.

 

 

5 – Onde economizar?

Se você não precisa do dinheiro imediatamente, uma boa opção é investir nas LCIs e LCAs, já que são investimentos isentos de imposto de renda e você consegue até 90% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

 

 

Via: Consumo Social