21/03: Entenda como a genética definiu esta data como o Dia Internacional da Síndrome de Down

As pessoas estão usando este dia para se conscientizar sobre o assunto e homenagear aqueles com a Síndrome

Natália Souza
Por Natália Souza
3a84ac1be7920a5ed806e15a2dfc6f2a

O fato da maioria das pessoas ter pouco, ou nenhum, conhecimento sobre a Síndrome de Down faz com que o preconceito sobre elas continue mesmo nos dias de hoje. Por isso um dia dedicado a eles é tão importante, para ajudar a colocar o assunto em pauta.

A ideia por trás deste dia é conscientizar as pessoas sobre a Síndrome e ajudar na quebra de alguns dos estereótipos e preconceiros existentes sobre eles. Em função disso, as pessoas estão aproveitando este momento para fazer suas homenagens e explicar um pouco sobre o assunto na internet.

Dia 21 de março

Mas você sabe porque o Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado no dia 21 de março? A escolha desta data foi feita devido a alteração genêtica que dá origem a esta condição. Afinal, ela é caracterizada pela existência de 3 cromossomos 21. O par de números acabou resultando no dia 21/03, fazendo referência ao número dos seus cromossomos.

Esse mesmo motivo, que deu origem ao dia, fez com que a Síndrome também fosse chamada de Trissomia 21 ou Trissomia do Cromossomo 21. Outro fator importante sobre as pessoas com Síndrome de Down é que, por volta da década de 80, a sua expectativa de vida era de apenas 10 anos. Mas, atualmente, esse número está entre os 60 e 65 anos. 

 

Siga Curta Mais nas redes sociais:

Curta Mais no Facebook

Curta Mais no Instagram

Curta Mais no Twitter

 

Capa: Shutterstock