16/07/2018 03:54
Notícias / Conteúdo

20 palavras e expressões que são a cara de Goiânia

Entenda de uma vez por todas o que os goianienses estão dizendo

Curta
por Curta Mais

Postado em 16/08/2015 17h40

 

Feche os olhos e pense em Goiânia. O que aparece na sua frente? Um ‘trem’ qualquer? Um ‘Pit Dog’ com um sanduba caloricamente delicioso? Um ‘churrasquim’ com os amigos ou um ‘friozim’ de 20 graus? Quais são as gírias e expressões que mais caracterizam os moradores e a cultura da cidade?

Curta Mais foi em busca de inspiração no bate papo informal com os próprios colegas da redação, no burburinho dos botecos e nas conversas corriqueiras do dia a dia na cidade. Tentamos aqui traduzir um pouco do jeitinho goiano de ser. Expressões e seus significados que são verdadeiras novidades pra quem chega na capital goiana pela primeira vez. Para os novatos na terra, um aviso: depois que acostuma a falar assim, nunca mais esquece. Mas, de boa? O trem é bão demais da conta e tem sim seu charme.

 

1. Custoso: pessoa ou situação difícil, complicada. Ex: "ô trem custoso esse menino”.

custoso

"Isso vai ser custoso demais, moço!"

 

2. Trem: pra você que não entendeu bem a frase acima, "trem" em goianês pode ser aplicado a tudo. Ex: "trem bonito", "trem custoso", "trem bão" etc.

Ps: os mineiros vão reivindicar a autoria, mas Goiás é quase Minas e Minas é quase Goiás.

trem

O trem original.

 

3. Queijim (queijinho): não, não estamos falando de gastronomia. Queijim é rotatória de trânsito (e temos muitas por aqui). Se alguém lhe der uma informação assim "vai reto toda vida, quando chegar no queijim você vira no sinal", fique tranquilo; "toda vida" dura cinco minutos, "queijim" é a rotatória e "sinal" é semáforo. A propósito, se acostume a ouvir tudo no diminutivo por aqui, "bunitim", "arrozim", "baratim", "carrim", "cafezim"...

queijim

Um dos 8273183842734 exemplares de queijim de Goiânia.

 

4. "Uai, sô": acredite, você vai ouvir muito isso em Goiânia e achar que está em Minas Gerais, mas já explicamos isso antes. A expressão mineira-goiana serve pra começar ou terminar qualquer frase (às vezes cabe até no meio dela ou sozinha). Um “uai, sô” seguido de um olhar, pode dizer mais que muitas palavras.

uai

"Uai, sô, cadê o trem que eu deixei aqui?"

 

5. "Bão demais da conta": neste caso, a frase virou uma coisa só e por isso incluímos na lista, se é “bão demais da conta”, é excelente!  Se alguém te afirmar isso, fecha os olhos e se joga porque a coisa é boa mesmo. Se aplica a lugares, pessoas, comida, produtos etc. Ex: "esse restaurante é bão demais da conta", “pensa num trem bão demais da conta”.

baodemais

"Chope bão demais da conta, moço!"

 

6. Friozim: temperatura entre 18 e 28 graus (acima disso, é o tempo normal por aqui). Se você é do Sul ou Sudeste, pode até rir disso, mas frio aqui é raridade e quando o termômetro cai um pouquinho, é a chance de usar aquela blusa cheirando a naftalina escondida há tempo no fundo do armário.

friozim

De boa curtindo o friozim de Goiânia.

 

7. Buzú ou baú: ônibus. Ex: "bora pegar o buzú que para naquele ponto ali". Ah! Pra não ficar nenhuma dúvida,"ponto" é a parada do ônibus.

buzu

Acho que vou esperar o próximo.

 

8. Quebrado / liso / na pindaíba: falido, sem dinheiro. Em tempos de crise, a expressão teve que entrar pra essa lista. Ex: - bora sair hoje? - dô conta não, tô 'quebrado, tô 'liso', ‘na pindaíba’.

liso

  

9. Churrasquim: goiano que é goiano adora carrrrne (com erre puxado mesmo). Reúna a turma, a cerva (cerveja) gelada, carvão, picanha com capa de gordura, mandioca, feijão e arroz tropeiro. Ah! E pega mais cerva no posto ali da esquina.

churras

"Ê, churrasquim bão demais da conta!"

  

10. Gente boa: se a primeira impressão é a que fica, a chance de você se encantar por um(a) goianiense é enorme. A marca da cidade é a hospitalidade, a simpatia. Não se assuste se você estiver sozinho em um dos vários bares da cidade e uma galera da mesa ao lado puxar conversa. Provavelmente você vai acabar fazendo novos amigos.

genteboa

Amizade de boteco, quem nunca?

 

11. Roça: se no litoral o povo vai pra praia, em Goiânia, quando o stress da cidade grande aperta, o jeito é dar uma fugidinha pra roça. No caso, roça pode ser uma chácara, sítio ou mesmo uma fazenda simples ou com jeitão de resort.

roça

Fogão de lenha, e uma rede na varanda...

 

12. Galinhada: se você imaginou um monte de galinhas reunidas em um encontro anual do segmento, esqueça! Galinhada é um tradicional e delicioso prato da cozinha local. Misture arroz, açafrão, galinha e, claro, o pequi nosso de cada dia, e temos a galinhada genuinamente goiana.

galinhada

Galinhada diliça assim só no Goiás.

  

13. Pit Dog: um pet shop especializado em Pitbull? Um canil? Uma raça de cachorro que late “uai”? Nada disso, com vocês mais um produto genuinamente goianiense, o Pit Dog. Trata-se de uma sanduicheria em forma de trailer, presente em quase toda esquina movimentada da cidade. Goiânia se orgulha de ser a terra natal do pit dog - nossa mais famosa comida de rua que bota no chinelo muito food truck.

pitdog

Food truck pra quê?

  

14. “Que nem”: as duas palavras significam uma só, “igual”. Ex: “esse carro é ‘que nem’ aquele” ou “você tá ‘que nem’ seu pai”.

quenem

Separados no nascimento que nem Ruth e Raquel.

 

15. “Dô conta não”: mais um agrupamento de palavras presente no vocabulário goianiense. Significa: “não consigo”, “não sei fazer” ou “sem paciência”. Ex: “Dô conta de chegar esse horário não” ou “sabe aquele cara? Dô conta não!”.

docontanao

"Dô conta desse trem, não!"

  

16.“Tem base?”: goiano que é goiano fala isso a cada 20 palavras. Na tradução mais literal seria “pode uma coisa dessa?”

tembase

"Tem base isso, Arnaldo?"

  

17. "Dar rata”: cometer uma gafe. Ex: “cê tá me passando vergonha, para de dar rata” ou “errou de novo seu rateiro?”

rata

Todo mundo já deu rata nessa vida.

 

18. "Ah neim”: ah não... Se vier acompanhado de um longo ‘ah neeeeiiimm, sai de perto!

ahnem

"Ah neeeeeim, de novo esse trem? Dô conta não!"

  

19. “Do pé rachado”: goiano legitimamente goiano. Se no Rio de Janeiro, o carioca é da gema, aqui, quem nasceu em Goiânia ou Goiás, é ‘goiano do pé rachado’ com muito orgulho, sô!

perachado

"Nóis é da roça e do pé rachado, sô."

  

20. “Quando é fé”: ‘tava’ pensando em outras expressões bastante comuns por aqui, mas ‘quando é fé’ o celular tocou e eu tive que fechar o texto agora mesmo.

quandoefe

"De boa curtindo aqui quando é fé me aparece um humano."

 

 

Confira mais expressões tipicamente goianas no nosso Dicionário Goianês.

Por Marcelo Albuquerque, editor do Curta Mais. Um capixaba radicado em Goiás desde os 10 anos e mais um goiano do pé rachado adotado pela terra mais acolhedora do Brasil.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Notícias

Museu de Star Wars será aberto em Los Angeles

George Lucas deve desembolsar US$ 1 bilhão na estrutura do local


+ Notícias

ANTT convidada população a discutir criação do trem de passageiros entre Brasília e Goiânia, o 'Expresso Pequi'

O trem deve atingir uma média de 160 km/h em uma viagem de cerca de 95 minutos, transportando mais de 40 milhões de passageiros por ano


+ Notícias

Vocalista do LS Jack retorna aos palcos 13 anos depois do coma

Em 2004, o cantor passou por complicações após um procedimento de lipoaspiração, que o deixou em coma, e também com algumas sequelas na fala e nos movimentos


+ Notícias

Vídeo: Dois ex-secretários se disfarçam de 'fantasmas' para furtar Prefeitura em Goiás

A dupla arrombou a sala da administração municipal para furtar uma impressora


+ Notícias

Jorge e Mateus desmentem fim da dupla e sobem aos palcos após onda de boatos

Nas últimas semanas circulou na internet a falsa notícia que a dupla iria se separar; para sossego dos fãs eles só vão entrar de férias e retomam os trabalhos com tudo em 2017


+ Notícias

Praça Cívica vai abrigar Circuito Cultural em Goiânia

As obras de R$ 100 milhões deverão ser iniciadas entre os meses de abril e maio e a conclusão total está prevista para os próximos dois anos


+ Notícias

Meteorologia prevê chuva em todos os dias da semana em Goiânia

A sensação térmica que chegou aos 40º nos últimos dias pode estar com os dias contados


+ Notícias

Volkswagen apresenta a nova Kombi no Salão do Automóvel de Detroit

Além do design completamente reformulado, o novo modelo vem com uma enorme bateria capaz de rodar 434 km com uma carga


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2018. Todos os direitos reservados.