07/12/2019 14:27
Mais Cultura / Literatura

20 livros que vão te fazer morrer de saudade da infância

Você se lembra da "Menina Bonita do Laço de Fita"? E da "Árvore que Dava Dinheiro"? É humanamente impossível lembrar de algum e não sentir saudades!

Bianca
por Curta Mais

Todos nós temos livros que marcaram nossa infância. É humanamente impossível lembrar de algum e não sentir saudades de quando os livros era um dos nossos únicos passatempos (e preferido de muitos). Vamos relembrar? Se liga nessa listinha aqui onde separamos 20, que com certeza, você vai lembrar de alguns da sua infância.

1. A Bruxinha Atrapalhada, Eva Furnari (1982)

Neste livro, sem a utilização de palavras, só imagens, a autora cria uma bruxinha atrapalhada que pode realizar seus desejos com a ajuda de uma varinha mágica, sofrendo as mais inusitadas conseqüências. O livro é formado por dez historinhas. Em algumas, a bruxinha alcança um final feliz; em outra, a bruxinha não é tão feliz em suas mágicas. O bom humor está presente em todas as historinhas, e as imagens possibilitam ao leitor criar seus próprios diálogos.

Imagem relacionada

2. O Fantástico Mistério de Feiurinha, Pedro Bandeira (1986)

O livro trata do desaparecimento de uma suposta princesa, chamada Feiurinha, e promove um reencontro entre as principais princesas dos contos de fadas: Cinderela, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, A Bela Adormecida, Rapunzel, Bela, do conto A Bela e a Fera e Rosaflor Della Moura Torta. Todas, com exceção de Chapeuzinho vermelho, se encontram grávidas e prestes a completar 25 anos de casadas com seus respectivos príncipes encantados.

Resultado de imagem para O Fantástico Mistério de Feiurinha 1 edição

3. O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry (1943)

O Pequeno Príncipe é uma obra literária do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, que conta a história da amizade entre um homem frustrado por ninguém compreender os seus desenhos, com um principezinho que habita um asteroide no espaço.

Resultado de imagem para o pequeno principe

4. O Menino Maluquinho, Ziraldo Alves Pinto (1980)

Na grande obra infantil de Ziraldo, verso e desenho contam a história de um menino traquinas que aprontava muita confusão. Alegria da casa, liderava a garotada, era sabido e um amigão. Fazia versinhos, canções, inventava brincadeiras. Tirava dez em todas as matérias, mas era zero em comportamento. Menino maluquinho, diziam. Mas na verdade ele era um menino feliz.

Resultado de imagem para O Menino Maluquinho livro primeira edição

5. Menina Bonita do Laço de Fita, Ana Maria Machado (1986)

Uma linda menina de fita no cabelo desperta a admiração de um coelho branco, que deseja ter uma filha tão pretinha como ela. Mas antes precisa descobrir o segredo de como ter aquela cor.

Resultado de imagem para Menina Bonita do Laço de Fita

6. O Meu Pé de Laranja Lima, José Mauro de Vasconcelos (1968)

Zezé é um garoto pobre, de seis anos, inteligente e sensível. Carente de um afeto que não encontra na família, ele sai pelas ruas fazendo mil travessuras. Aprende tudo sozinho e inventa para si um mundo de fantasia em que seu grande confidente é Xururuca, o pé de laranja-lima.

Resultado de imagem para O Meu Pé de Laranja Lima

7. A Bolsa Amarela, Lygia Bojunga Nunes (1976)

A Bolsa Amarela já se tornou um 'clássico' da literatura infantojuvenil. É o romance de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades (que ela esconde numa bolsa amarela)- a vontade de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora. A partir dessa revelação- po si mesma uma contestação à estrutura familiar tradicional em cujo meio 'criança não tem vontade'- essa menina sensível e imaginativa nos conta o seu dia-a-dia, juntando o mundo real da família ao mundo criado por sua imaginação fértil e povoado de amigos secretos e fantasias.

Resultado de imagem para A bolsa amarela - Lygia Bojunga Nunes

8. A Árvore que Dava Dinheiro, Domingos Pellegrini (1989)

Os habitantes de Felicidade descobrem que uma árvore está dando dinheiro. Euforia geral! Mas três moradores se recusam a participar daquela loucura.

Resultado de imagem para A árvore que dava dinheiro

9. A Ilha Perdida, de Maria José Dupré (1944)

Eduardo e Henrique resolvem explorar uma misteriosa ilha e descobrir se as histórias que ouvem sobre o lugar são reais. Acabam se envolvendo em uma grande aventura em que um velho sábio ensina o respeito e o amor à natureza. Um clássico da literatura juvenil brasileira, agora com novo formato e ilustrações coloridas. Com Suplemento de Atividades em cores. Fechar

Resultado de imagem para A ilha perdida, de Maria José Dupré

10. O Jardim Secreto, Frances Hodgson Burnett (1911)

O Jardim Secreto conta a história de Mary Lennox, uma menina mimada e arrogante. A típica criança que provavelmente, você não convidaria para a sua festa de aniversário ou não sentaria ao lado dela na sala de aula. Depois de perder os seus pais ainda muito nova, ela, é enviada à Inglaterra para viver com seu tio. Mal sabe que essa mudança irá transformar a ela e todos a sua volta por completo. O Jardim Secreto é, um livro maravilhoso sobre amizade, afeto, cura e transformação. Mágico e envolvente. Uma leitura carregada de lições que guardaremos por toda a vida., Um livro que une gerações. Desvende com Mary e seus amigos o mistério desse Jardim.

Resultado de imagem para O Jardim Secreto, Frances Hodgson Burnett (1911)

11. Marcelo, Marmelo e Martelo, de Ruth Rocha (1976)

Situações do cotidiano ganham encanto nas palavras de Ruth Rocha, que inova a maneira de contar histórias. Os personagens dos três contos deste livro são crianças que vivem no espaço urbano. Elas resolvem seus impasses com muita esperteza e vivacidade: Marcelo cria palavras novas; Teresinha e Gabriela acabam se identificando, apesar das diferenças; Caloca compreende a importância da amizade.

Resultado de imagem para Marcelo, Marmelo e Martelo de Ruth Rocha

12. Ilha do Tesouro, Robert Louis Stevenson (1883)

A vida do jovem Jim Hawkins vira de cabeça para baixo depois que o marujo Billy Bones chega à estalagem de seu pai e, com ele, um mapa que indica a localização de um tesouro inimaginável, escondido por um pirata. Nessa missão, Jim descobrirá que são poucas as pessoas nas quais pode confiar. A Ilha do Tesouro, aventura contada por Robert Louis Stevenson, vem conquistando gerações de leitores por mais de 120 anos.

Imagem relacionada

13. Bisa Bia, Bisa Bel, Ana Maria Machado (1981)

Bisa Bia, Bisa Bel é um livro infanto-juvenil da autora Ana Maria Machado, que conta a história da relação de uma menina chamada Isabel com sua bisavó Bia que conheceu em um retrato de quando ela era pequena. Ele foi escrito em 1981 e no mesmo ano ganhou o Prêmio Maioridade Crefisul, Crefisul.

Imagem relacionada

14. Alice Através do Espelho e O Que Ela Encontrou Por Lá, Lewis Carroll (1871)

Em um dia entediante, sentada no sofá e observando sua gatinha brincar com um novelo de lã, Alice fica intrigada ao olhar-se em um espelho e notar que ele refletia sua casa ao contrário. Ela entra no espelho e mergulha em um universo repleto de novas aventuras, onde o tempo corre de trás para frente e onde ela reencontra personagens já conhecidos, como a Rainha Vermelha e os gêmeos Tweedledum e Tweedledee (de “Alice no País das Maravilhas”), e conhece novas criaturas estranhas e cativantes. Em “Alice Através do Espelho e o Que Ela Encontrou Por Lá”, sonho e realidade se misturam para criar uma narrativa cheia de elementos fantásticos e ao mesmo tempo reais, parodiando os costumes rígidos do período vitoriano inglês em que a obra foi escrita.

Resultado de imagem para Alice Através do Espelho e O Que Ela Encontrou Por Lá

15. O Príncipe e o Mendigo, Mark Twain (1881)

Imagem relacionada

16. Ponte para Terabítia, Katherine Paterson (1977)

Bridge to Terabithia é uma obra de literatura infantil sobre a amizade de Leslie Burke e Jesse Aarons, dois estudantes do quinto ano, que criam um bosque mágico, o qual dão o nome de Terabithia, e onde vivem muitas aventuras. 

Resultado de imagem para Ponte para Terabítia livro

17. A Menina do Narizinho Arrebitado, Monteiro Lobato (1920)

Tudo parece bem calmo e simples nesta casa onde moram, duas senhoras e duas crianças e uma boneca que virou gente. Mas nem tudo é como parece, no Sítio do Picapau Amarelo as coisas vão além, a imaginação cria asas e ganha formas. Narizinho é uma das moradoras desse mundo mágico criado por Monteiro Lobato, ela é uma menina cheia de sonhos, alegre e muito curiosa que adora brincar com o primo Pedrinho. Em Narizinho, a Menina do Nariz Arrebitado, é assim que ela é apresentada a todos os que quiserem conhecer e desfrutar desse mundo encantado chamado Sítio do Picapau Amarelo.

Resultado de imagem para A Menina do Narizinho Arrebitado, Monteiro Lobato

18. As crônicas de Nárnia, Clive Staples Lewis (1940)

Resultado de imagem para As crônicas de Nárnia livro infantil

19. Harry Potter, J. K. Rowling (1997)

Resultado de imagem para harry potter infantil livro

20. Gibis Turma da Mônica anos 80

Resultado de imagem para gibis turma da monica anos 80

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Mais Cultura

Goiânia recebe dois dias de palestras e debates sobre Filosofia e Crítica da Cultura com entrada franca

O convidado é o professor João Cezar de Castro Rocha, doutor em Literatura Comparada pela Universidade de Stanford (EUA) e docente da UERJ


+ Mais Cultura

Artista Decy realiza exposição de grafite e suas cores com entrada gratuita em Goiânia

A exposição é uma mistura de música e arte vibrando juntas 


+ Mais Cultura

Artistas fazem evento para ajudar tradicional centro cultural de Goiânia

O Burburinho Cultural tem como fim arrecadar dinheiro para ajudar a Oficina Cultural Geppetto, que há mais de 20 anos sedia grupos de teatro, circo, dança, música, fotografia, entre outros


+ Mais Cultura

Sim, ele voltou! Sarau do Goiânia Ouro acontece nesta semana com entrada franca

Chá de Gim, Artu, Som DK e Kaio Bruno Dias são algumas das atrações deste sábado


+ Mais Cultura

Descubra a história de 'Frei Confaloni' com o mais novo Museu de Goiânia

O Frei deixou pinceladas em dois murais a sua encantadora sensibilidade artística


+ Mais Cultura

Túnel do Mutirama é revitalizado e vira Museu de Arte Urbana a céu aberto em Goiânia

A equipe do Curta Mais esteve no local, veja como ficou a revitalização do espaço


+ Mais Cultura

Goiano lança seu primeiro livro 'O Mirante da Montanha' e surpreende no gênero romance

Autor escreveu o livro em 15 dias e registrou maior parte da história no celular



MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.