17/07/2019 14:22
Notícias / Conteúdo

15 imagens incríveis e reais do espaço que vão te deixar impressionado

por Curta Mais

Ah, o universo… Essa imensidão ocupada de mistérios e segredos que a humanidade sonha e se ocupa arduamente em desvendar! Graças aos astrônomos e pesquisadores, aprendemos mais todos os dias sobre nós mesmos e sobre nosso lugar neste vasto universo, repleto de outros planetas, galáxias e estrelas. Se para alguns o mistério do desconhecido pode ser assustador, para outros eles são uma viagem empolgante. Seja qual for seu lado nesse debate, ninguém pode negar que o espaço está cheio de imagens incríveis de tirar o fôlego de qualquer um. Fizemos uma seleção de 15 imagens do espaço capturadas pelo telescópio Hubble*, retiradas da página da NASA no Flickr dedicada às capturas feitas pelo telescópio, que com certeza vão te deixar de boca aberta:

 

1. Nebulosa gasosa NGC 5198

Nebulosa

Fotografada pelo telescópio Hubble, essa é a incrível nebulosa NGC 1598. Uma nebulosa representa o estágio final da vida de uma estrela média, como o nosso Sol. Enquanto ela consome o que lhe resta de combustível, a estrela expulsa grande parte de seu envelope exterior, que então fica aquecido pela radiação, produzindo nuvens gasosas que formam imagens como essa.

 

2. Galáxia espiral M106

Galáxia

Robert Gendler, fotógrafo de astronomia, e os especialistas em processamento de imagem do Space Telescope Science Institute em Baltimore, EUA, produziram juntos essa foto-ilustração da galáxia espiral M106. Com dados do Hubble, Gendler montou um mosaico da galáxia, preenchendo os espaços com pouca cobertura com os dados observacionais do também fotógrafo de astronomia Jay GaBany.

 

3. Nebulosa Cabeça de Cavalo

Nebulosa

A icônica nebulosa Cabeça de Cavalo foi fotografa em abril de 2013 pelo telescópio Hubble utilizando luz infravermelha. Descoberta há mais de 100 anos, a Cabeça de Cavalo é uma das mais belas nebulosas conhecidas pelo homem, e sua forma tem cativado astrônomos profissionais e amadores.

 

4. Nebulosa ESO 456–67

Nebulosa

Não, esse não é o Olho de Sauron do Senhor dos Anéis, e sim a nebulosa ESO 456–67, encontrada na constelação de Sagitário. Cada cor na imagem indica uma camada de material expelido pela estrela central.

 

5. Pilares da Criação

Pilares

Uma das mais icônicas formações do espaço, os Pilares da Criação são um aglomerado de estrelas e poeira cósmica de aproximadamente 5 anos-luz de altura. Seu nome vem da sua forma, que lembra pilares, e do fato de que dentro do aglomerado nascem estrelas, como um espaço de criação. Os Pilares são uma pequena parte da Nebulosa da Águia, uma região de formação de estrelas distante 6500 anos-luz da Terra.

 

6. Nuvem de gás e poeira estelar na Grande Nebulosa de Carina

Nuvem

Localizada na Grande Nebulosa de Carina, a 7500 anos-luz da Terra, essa nuvem de gás e poeira estelar funciona como uma incubadora de novas estrelas, cheia de novas estrelas em formação.

 

7. Estrela WR 124 e Nebulosa M1–67

Estrela

No centro da imagem, a estrela WR 124 (Hen 2–427) brilha em meio à Nebulosa M1–67, que a envolve. Tanto a estrela quanto a nebulosa se encontram na constelação de Sagitário, e estão distantes 15000 anos-luz da Terra.

 

8. Nebulosa do Anel

Nebulosa

Nessa composição de fotos, observações da NASA foram combinadas com dados de infravermelho para construir uma nova vista da Nebulosa do Anel, uma das mais icônicas imagens do espaço. A Nebulosa está localizada na constelação de Lira, distante 2000 anos-luz da Terra.

 

9. Nebulosa NGC 6302

Nebulosa

Essa imagem, que lembra as asas de uma borboleta, é na verdade um aglomerado de gases aquecidos a quase 20 mil °C, localizado na Nebulosa NGC 6302. No centro, uma estrela de quase 5 vezes o tamanho do Sol está morrendo e expelindo gases, o que forma a imagem. A Nebulosa está localizada na constelação de Escorpião, a 3800 anos-luz de distância da Terra.

 

10. Nebulosa Olho de Gato

Nebulosa

Localizada na Constelação do Dragão, a 3300 anos-luz da Terra, a Nebulosa Olho de Gato foi uma das primeiras a ser descobertas pelo homem e é uma das mais complexas do tipo: ela é composta de onze anéis de gás que lhe dão essa forma.

 

11. Agrupamento Westerlund 2

Agrupamento

Agrupamento de aproximadamente 3 mil estrelas chamado Westerlund 2, nomeado em homenagem ao astrônomo sueco Bengt Westerlund, que descobriu o aglomerado nos anos 1960. O agrupamento fica a 20 mil anos-luz da Terra, na constelação Carina.

 

12. Pilares de hidrogênio e poeira cósmica na Grande Nebulosa de Carina

Pilares

Esses pilares de hidrogênio frio e poeira cósmica estão localizados na Grande Nebulosa de Carina, a 7500 anos-luz da Terra. As imagens formadas são resultado da radiação de estrelas gigantes que se encontram com nuvens de moléculas frias.

 

13. Colisão das Galáxias de Antennae

Colisão

A imagem apresenta o choque das duas galáxias de Antennae (NGC 4038 e NGC 4039), localizadas a 62 milhões de anos-luz da Terra. A colisão entre as duas teve início há mais de 100 mil anos e ainda está acontecendo, sendo responsável pela formação de milhões de estrelas e nuvens de poeira e gás.

 

14. Galáxia do Rodamoinho

Galáxia

Galáxia espiral dominante de um pequeno grupo galáctico, localizada a mais de 23 mil anos-luz da Terra e próxima à constelação de Canes Venatici. Sua estrutura espiral é resultado do encontro com a galáxia NGC 5195.

 

15. Montanha Mística

Montanha

A Montanha Mística é um pilar de gás e poeira de 3 anos-luz de altura, que está sendo devorado pela luz das estrelas próximas. Localizada na Grande Nebulosa de Carina, a 7500 anos-luz da Terra, A Montanha também abriga estrelas em crescimento.

 

BÔNUS: Montanha Mística em Infravermelho

Montanha

 

*Telescópio Espacial Hubble

Responsável pela captura de imagens do espaço em alta resolução, o Hubble é um satélite artificial não-tripulado que carrega um telescópio capaz de capturar a luz visível e infravermelha. Ele foi lançado para o espaço pela NASA em 1990, e desde então tem permitido ao homem ver o que existe no universo além das estrelas da nossa própria galáxia.

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Notícias

Museu de Star Wars será aberto em Los Angeles

George Lucas deve desembolsar US$ 1 bilhão na estrutura do local


+ Notícias

ANTT convidada população a discutir criação do trem de passageiros entre Brasília e Goiânia, o 'Expresso Pequi'

O trem deve atingir uma média de 160 km/h em uma viagem de cerca de 95 minutos, transportando mais de 40 milhões de passageiros por ano


+ Notícias

Vocalista do LS Jack retorna aos palcos 13 anos depois do coma

Em 2004, o cantor passou por complicações após um procedimento de lipoaspiração, que o deixou em coma, e também com algumas sequelas na fala e nos movimentos


+ Notícias

Vídeo: Dois ex-secretários se disfarçam de 'fantasmas' para furtar Prefeitura em Goiás

A dupla arrombou a sala da administração municipal para furtar uma impressora


+ Notícias

Jorge e Mateus desmentem fim da dupla e sobem aos palcos após onda de boatos

Nas últimas semanas circulou na internet a falsa notícia que a dupla iria se separar; para sossego dos fãs eles só vão entrar de férias e retomam os trabalhos com tudo em 2017


+ Notícias

Praça Cívica vai abrigar Circuito Cultural em Goiânia

As obras de R$ 100 milhões deverão ser iniciadas entre os meses de abril e maio e a conclusão total está prevista para os próximos dois anos


+ Notícias

Meteorologia prevê chuva em todos os dias da semana em Goiânia

A sensação térmica que chegou aos 40º nos últimos dias pode estar com os dias contados


+ Notícias

Volkswagen apresenta a nova Kombi no Salão do Automóvel de Detroit

Além do design completamente reformulado, o novo modelo vem com uma enorme bateria capaz de rodar 434 km com uma carga


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.