12 obras de arquitetura em Goiânia que todo mundo deve ver de perto

Vale a pena conhecer!

Yasmim Fleury
Por Yasmim Fleury
8de573bab3fde50247f6a6da39834098

Nem só de prédios históricos vive Goiânia. Mesmo com seus 80 e poucos anos, a cidade já se destaca no cenário arquitetônico com prédios que vão do Art Déco, passam pelo Modernismo e chegam aos estilos mais contemporâneos. Aprecie:

 

Teatro Goiânia

Teatro

Inaugurado em 1942, o Teatro Goiânia foi idealizado pelo arquiteto Jorge Félix e é uma das pérolas do estilo Art Déco da capital. Recentemente restaurado, recebe mais de 800 pessoas para apresentações de dança, teatro e música erudita e popular, e pode ser visitado das 08h às 18h.

Onde: Rua 23, N 252, Centro.

 

Palácio das Esmeraldas

Palácio

Espaço que abriga todos os governadores do Estado de Goiás, o Palácio das Esmeraldas recebeu o nome devido à cor. O prédio Art Déco foi projetado por Atílio Correia Lima e inaugurado em 1937.

Onde: Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, N 01, Centro.

 

Estádio Serra Dourada

Serra

Projetado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, ganhador do Prêmio Pritzker de 2006, o Estádio é internacionalmente reconhecido como um ícone da arquitetura. Além de eventos esportivos, recebe shows como o do Paul McCartney, que lotou o lugar em 2013.

Onde: Avenida Fued José Sebba, N 1170, Jardim Goiás.

 

Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON)

CCON

Oscar Niemeyer dá nome a uma construção modernista que se tornou cartão postal da capital. Composta por quatro edifícios que abrigam a biblioteca, o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Palácio da Música e o Monumento aos Direitos Humanos, recebe exposições de arte, eventos, e shows e acolhe o público que usa o espaço para andar de skate e patins.

Onde: Avenida Deputado Jamel Cecílio, N 4490, Quadra Gleba, Lote 1, Setor Fazenda Gameleira.

 

Banco Santander

Banco

 Foto: Naldo Mundim

De estilo modernista, a agência do banco Santander foi idealizada por Ruy Ohtake, um dos maiores ícones da arquitetura nacional.

Onde: Rua 3, esquina com a Rua 9, Setor Central.

 

Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região

TRT

Selecionado em um concurso nacional de arquitetura, o projeto foi desenvolvido pela equipe do Corsi Hirano Arquitetos e foi inaugurado em 2012.

Onde: Rua T-51 esquina com rua T-1, N 1403, Lotes 7 a 22, Quadra T 22, Setor Bueno.

 

Palácio Pedro Ludovico Teixeira

Pedro

 Foto: Claudia Oseki

O prédio de 10 andares, localizado na Praça Cívica, concentra a administração financeira do estado de Goiás e foi recentemente reformado.

Onde: Avenida 82, N 400, Setor Central.

 

Hakone

Hakone

O projeto contemporâneo de um dos melhores restaurantes de comida oriental de Goiânia foi idealizado pela arquiteta Marcia Bizi.

Onde: Rua T-55, N 830, Setor Bueno.

 

Castro’s Park Hotel

CASTROS

Primeiro hotel 5 estrelas da capital, foi inaugurado em 1986 com um projeto arquitetônico de vanguarda para a capital na época e que se mantém relevante ainda hoje.

Onde: Av. República do Líbano, N 1520, Setor Oeste.

 

Sede Social do Jóquei Clube de Goiás

Jóquei

Foto: Lucas Jordano de Melo Barbosa

Também idealizado pelo premiado Paulo Mendes da Rocha, foi fundado em 1938 e funciona como centro de lazer e esportes.

Onde: Avenida Anhanguera, N 3653, Setor Leste Universitário.

 

 

Estação Ferroviária de Goiânia

Ferroviaria

Tombada como patrimônio do estado, a Estação é mais uma preciosidade em estilo Art Déco da capital. Foi construída na década de 50, desativada na década de 70 e atualmente sofre com a falta de segurança.

Onde: Praça do Trabalhador, Setor Central.

  

Monumento do Viaduto Latif Sebba

Latiff

Foto: Daniel Barros

Um dos marcos e cartões-postais de Goiânia, o projeto foi idealizado pelo arquiteto goiano Marco Antonio Amaral, o monumento é uma referência aos primórdios da urbanização de Goiânia.

Onde: Avenida 85, cruzamento com a Avenida D e a Rua 87, Setor Marista.