10 razões porque Goiânia deveria ser conhecida no mundo todo

Começando por sua cultura, sabedoria e carisma de um povo 'bão, bonito e gosto'!

Júlia Marreto
Por Júlia Marreto
aa455489765a0deec093e5fd66caad30

Goiânia é uma capital extremamente privilegiada. Além de estar localizada no coração do Brasil, pertinho da capital federal [Brasília], a maior cidade de Goiás é, também, a que abriga um povo “bão di mais da conta”.

A cidade é repleta de pessoas carismáticas e agradáveis, abrigando os mais diversos estilos, desde o sertanejo [estilo musical raiz], passando pelo samba, até o punk rock. A metrópole oferece as mais variadas possibilidades de negócios, lazer, educação e muito mais.

Apesar de ser uma cidade grande, Goiânia possui um “ar interiorano”, excelente tanto para quem quer estabelecer e criar uma família. Mas, se você é um solteirão convicto, não se preocupe, a cidade é extremamente acolhedora.

Agora, confira mais alguns motivos pelos quais Goiânia deveria ser conhecida no mundo todo.

1 – Negócios

Goiânia é uma cidade que foi planejada na década de 1930 e, apesar de jovem, é conhecida internacionalmente por seu acervo arquitetônico Art Déco. Com uma combinação única de ruas arborizadas, parques urbanos e um bom número de hotéis, restaurantes e centros de convenções, é um dos destinos turísticos mais importantes do Brasil, especialmente em congressos e eventos.

2 – Bicicleta Sem Freio

A arte pulsante da cidade é despida de preconceitos e generalizações. Desde chiquérrimos vernissages até os mais populares [e belíssimos] grafitis, como os encontrados no Beco da Codorna.

A dupla do Bicicleta Sem Freio é um dos melhores exemplos de arte de rua da capital goiana, com influências quem vão de Edward Mucha a James Jean, Douglas e Renato exploram com maestria as cores, as formas e as curvas dos mais variados tipos de garotas, sempre com uma dose de piscodelia e humor únicos. O trabalho do grupo vem chamando atenção em todos os continentes, os garotos vêm emprestando seu traço único para clientes ao redor do mundo.

Claro que eles não são os únicos, aqui podemos citar n artistas goianos de sucesso, como: Siron Franco [artista plástico] e Marcelo Solá [artista plástico]; no mundo da literatura temos a eterna Cora Coralina [poestisa] e Gilberto Mendonça Teles [poeta]; assim como nas telinhas Carolina Ferraz [atriz], Stepan Nercessian [ator], Ingrid Guimarãe [atriz], Wolf Maya [ator e diretor].

3 – Boogarins

No mundo da música, quando se fala em Goiânia, Goiás, a primeira imagem que vem na cabeça – de qualquer pessoa – é a de uma dupla sertaneja, com botinas e chapéus. De fato, o estilo sertanejo é super forte e o verdadeiro carro chefe da musica regional. Mas [!] isso não quer dizer que não existam excelentes músicos de outros estilo musicais.

Prova disso é a banda Boogarins, que com seu rock psicodélico conquistou palcos em diversos países, inclusive em alguns dos maiores festivais de música do mundo, como o Rock in Rio Lisboa [Portugal], Primavera Sound [Espanha], Porão do Rock [Brasil], Coachella Valley Music and Arts Festival [Estados Unidos], South by Southwest [Estados Unidos] e Lollapalooza.

BRVNKS, Black Draw in Chalks, Cambriana, Carne Doce, Hell Benders, Fernando Manso, Bruna Mendez, são alguns nomes que vem se destacado cada vez mais no cenário nacional.

Agora, se você gosta de sertanejo, aqui vão alguns nomes que o país inteiro conhece: Zezé di Camargo & Luciano, Leandro & Leonardo, Jorge & Mateus, Marília Mendonça, Chrystian & Ralf, Bruno & Marrone, Thiago Brava, João Neto & Frederico, Guilherme & Santiago, Humberto & Ronaldo, Matheus & Kauan, entre tantos outros.

4 – Pamonha e Pequi

No mundo todo, você já viu um povo tratar melhor o milho do que os goianos? Vamos lá: começamos com caldo, curau, bolo, bolinho, assado, cozido, creme, fubá, pipoca… e algumas outras dezenas de pratos, sem contar as ‘misturebas’ que fazemos por aí. De fato, o milho é item essencial na culinária goiana. Mas [!], talvez o prato mais conhecido é a pamonha. Raros são os goianos que não gostam de pamonha.

Diferente do pequi, ou você ama ou odeia. Nativo do cerrado brasileiro, o pequi, também conhecido como pequizeiro, piqui, piquiá e pequiá, é um fruto muito usado na culinária sertaneja. São consumidos cozidos, puros, arroz e frango. Além do “azeite de pequi”.

5 – Pit Dog  

Eles merecem um item só deles! Os pit dogs só existem em Goiás, pelo menos com esse nome, especialmente em Goiânia. Enquanto em grande parte do mundo vemos os famosos “carrinhos” de comida, por aqui temos as lanchonetes de rua.

Quer mais motivos? Confere aqui 10 razões porque os pit dogs são um patrimônio de Goiânia.

6 – 2ª metrópole mais arborizada do mundo

Goiânia já recebeu o título de ‘Capital Verde do Brasil’ e de melhor qualidade de vida. Em 2005, a cidade possuía 6 parques e, apenas, 5 anos depois esse número quadruplicou.

Através do plantio voluntário intitulado “Plante a Vida”, realizado pela prefeitura da cidade, foram distribuídas mais de 1 milhão de mudas de plantas antivas do cerrado à população da capital goiana.

Atualmente, em média, são mais de um milhão e duzentas mil árvores espalhadas, entre flamboyants, ipês, amoreiras mongubas e sete-copas, que deixam a cidade mais bonita, além de garantir qualidade de vida, aconchego e tranquilidade.

7 – Clima 

Geralmente, quando as pessoas chegam pela primeira vez em Goiânia, especialmente estrangeiros, costumam achar o clima muito quente e seco. Mas, uma coisa que ninguém pode negar é o fato de todo dia ser um suspense diferente. Nunca sabemos, de verdade, quando vai chover [fraco, forte ou inundar a cidade], nem se serão apenas ventos fortes, ou dias quentes de ‘rachar o cocoruto’. Que o diga o Facebook, com sua “Bom dia, Fulano! A previsão é de chuva hoje em Goiânia. Cuidado para não se molhar!”

8 – Goianês

O Português é um dos idiomas mais difíceis do mundo de serem aprendidas [convenhamos, inclusive para os nativos]. E uma das coisas mais divertidas de se ensinar a um ‘não falante’ são as besteiras, mas isso porque é muito mais gostoso falar errado. Isso não quer dizer que não sabemos falar certo, mas o gostoso mesmo é falar “rensga”, “custoso” e “bão di mais da conta”!

9 – Tem barzinho  

Famosa pelos bares nas calçadas, nada expressa mais a goianidade do que escolher um bar favorito para o happy hour com os amigos. A vida noturna está entre as melhores do Brasil. O final da noite está garantido em excelentes clubes. E o melhor, existem para todos os gostos e bolsos! Sem contar que tem barzinho aberto de segunda à segunda

10 – Metrópole com jeitinho de interior

Todos os itens acima somados ao carinho e satisfação que o goiano tem em receber as pessoas. Uma cidade grande, localizada no coração do Brasil. Com sua cultura, sabedoria e carisma de um povo ‘bão, bonito e gosto’!