10 razões para você se apaixonar por Morrinhos (GO)

Um tesouro a ser descoberto no Sul de Goiás, a 'Cidade dos Pomares'

Marcelo Albuquerque
Por Marcelo Albuquerque
fc38f43f5135408114152c2e5e21d6f0

Quem já conhece, sabe que Morrinhos é daqueles achados, um verdadeiro tesouro no Sul do estado de Goiás, a “Cidade dos Pomares”. Quem ainda não passou por lá, está perdendo uma grande oportunidade de conhecer uma bela e bem cuidada cidade típica de interior com um povo muito hospitaleiro. Cidade pacata, bem arborizada e cheia de tradição com nomes bem conhecidos no meio artístico e político.

O município de 45 mil habitantes, segundo o IBGE, é terra natal de nomes como Ralf (da dupla Chrystian & Ralf), o sertanejo Falcão (da dupla Felipe & Falcão), além do cantor romântico Odair José. A cidade também já emplacou dois governadores: Naphtali Alves de Sousa (de 4 de maio a 3 de novembro de 1998) e Helenês Cândido (de 03 de novembro de 1998 a 1 de janeiro de 1999).

O nome da cidade foi inspirado em três acidentes geográficos na região: Morro do Ovo, Morro da Cruz e Morro da Saudade. A distância de Morrinhos até Goiânia (capital do estado de Goiás) é de 128 km, 184 km de Anápolis, 336 km de Brasília (capital federal) e 56 km de Caldas Novas, a capital brasileira das águas quentes.

Em homenagem à esta terra centenária (fundada oficialmente em 25 de novembro de 1855), cheia de história, tradição e casarios antigos, Curta Mais reúne nesta lista, algumas atrativos que justificam a esticadinha até lá.

 

1. Cristo Redentor

A estátua de 27 metros que fica um dos mirantes da cidade (o Morro da Cruz), tem em seu entorno um excelente espaço para a prática de exercícios físicos. A estátua do Cristo Redentor e a respectiva praça foi inaugurada em janeiro de 1970. Em 2007 foi construída na praça uma cascata artificial, que tem chamado ainda mais a atenção dos visitantes.

cristo

 

2. Feirinha do Cristo

Localizada na histórica praça do Cristo Redentor (que muitos dizem ser o maior de Goiás), a Feirinha se consolidou nos últimos anos como uma grande atração. Para quem busca boa comida, música ao vivo e diversão para as crianças é o lugar certo. Ambiente totalmente familiar e comidas para os mais variados apetites.

 

3. Lago Municipal Recanto das Araras

Hoje, já pode ser considerado o principal cartão posta de Morrinhos. Um lago muito bonito na entrada da cidade e que oferece muitas atrações: pista de caminhada, vegetação, quadras para prática de esporte. Um grande espaço de convivência para a população. Com certeza, um dos mais belos parques do Estado.

Lago

Um dos princiapis cartões postais. (Foto Divulgação/Prefeitura)

 

4. Parque Ecológico Jatobá Centenário

O nome faz referência a existência de uma árvore de jatobá que, segundo pesquisadores, possui mais de 100 anos. Ponto de encontro dos amantes de trilhas, do pedal com natureza exuberante. Com 18 alqueires de área, cerca de 2.100 metros de trilhas, pequena cachoeira, animais e árvores classificadas e identificadas com seu nome científico. Em média, o parque recebe 10 mil visitantes todo semestre, que vão ao local a fim de conhecerem mais sobre o cerrado nativo da região (Tropical Savana), preservado no parque.

Parque

 

5. Sorveteria Jorge Soberano

Um patrimônio cultural da cidade. O famoso sorvete de creme com pedacinhos de goiabada é conhecido em várias partes do Brasil. Muitos turistas desviam sua rota só para passar em Morrinhos e saborear o sorvete. São décadas e décadas de tradição e sabor e a fórmula do sorvete permanece guardada a sete chaves.

 

6. Estádio do Centro Esportivo João Vilela

O estádio tem capacidade para 5040 pessoas e é palco dos principais eventos esportivos da cidade. Morrinhos tem tradição no esporte com dois importantes clubes do futebol goiano. O time mais tradicional da cidade é o América Futebol Clube (o segundo mais velho do estado), fundado em 1937, que atualmente disputa a série C do Goianão. A cidade ganhou no ano de 2007 um novo time de futebol, o Morrinhos Futebol Clube, atualmente na série B do estadual.

O município também se destaca no futebol amador, onde são realizados vários campeonatos durante o ano.

Estádio

 

7. Museu Antônio Corrêa Bueno

A velha Cadeia Pública foi tombada pelo IPHAN e transformada no ano de 2004 no Museu Antônio Corrêa Bueno, que guarda o acervo com boa parte da história do município.

Museu

 

8. Encontro Nacional dos Motociclistas

Esse é um evento que ganhou dimensão nacional e colocou Morrinhos no mapa do circuito dos motociclistas. Todo ano, milhares de motociclistas de todo o Brasil se deslocam até Morrinhos para um dos maiores encontros da América Latina. O evento movimenta a cidade, gerando emprego, renda e garantindo a alegria da rede hoteleira da cidade e região.

Campeonato

 

9. Rua Barão do Rio Branco

Uma das mais conhecidas vias públicas do município, é cheia de casarões antigos e conta com boa opção de comércio.

rua

 

10. Mercado Municipal

Um dos pontos mais tradicionais da cidade com opções de compras de produtos locais e comércio popular em geral. O espaço na verdade é um complexo central que conta ainda com a rodoviária e a movimentada Praça do Mercado.

Mercado

 

Bônus:

Praça do Coreto

A charmosa pracinha foi oficialmente batizada de Coronel Hermenegildo Lopes de Moraes, mas todo morrinhense a apelidou de Praça do Coreto exatamente pela construção histórica. Na praça encontra-se também o busto de Maria Amabini de Morais (esposa de Hermenegildo Lopes de Morais), considerada a maior benemérita da história Morrinhos.

Praça