12/11/2019 16:44
Turismo / Turismo em Goiás

10 motivos para você conhecer Cavalcante em Goiás o mais rápido possível

Cachoeiras, cultura e muita, muita tradição fazem parte do roteiro

Marcelo
por Marcelo Albuquerque

Curta Mais convidou o ​gerente de Produtos e Projetos​ da Goiás Turismo, João Bittencourt Lino, para indicar lugares e programas em Cavalcante, terceira colocada entre as 10 melhores cidades turísticas de Goiás segundo os turistas. Só de ler, nossa redação ficou em polvorosa para conhecer de perto esse recanto goiano que, aos poucosm vai sendo conhecido pelos goianos, brasileiros e estrangeiros. Bom passeio!

Como chegar: Cavalcante fica a 510 km de Goiânia, com acesso pela BR-153.

Informações de hospedagem e alimentação: Prefeitura Municipal de Cavalcante: (62) 3494-1193 | (62) 3494-1399 | Secretaria de Turismo de Cavalcante e CAT - Cavalcante: (62) 3494-1507 

Cavalcante está localizado no nordeste do Estado na Chapada dos Veadeiros e é uns dos municípios mais antigos de Goiás. Em função da sua história, guarda uma riqueza cultura enorme, e ainda um patrimônio natural pouco conhecido.

Com grande parte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros em seu território, Cavalcante está preste a ter um portão de acesso pelo município. Em breve os visitantes terão um novo ponto de partida para a área norte do Parque, que abriga paisagens e cachoeiras inexploradas.

Mas se de um lado está o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, do outro está o Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, com mais de 250 mil hectares e cerca de 4.000 famílias descendentes de africanos que na época do Brasil Colônia vieram trabalhar nas minas de ouro de São Felix e Cavalcante.

Todo o legado histórico foi mantido nos quilombos distribuídos no território dos Kalungas. Por isso, hoje Cavalcante é considerado um dos destinos mais completos para a prática do Ecoturismo e o Turismo de Aventura, pois tem natureza e cultura ainda muito preservadas e na sua essência.

Dez MOTIVOS PARA CONHECER:

1 - Conhecer a Cachoeira Santa Bárbara, eleita pelo Trip Advisor, como uma das mais lindas cachoeiras dos Brasil, localizada na Comunidade do Engenho II no Território Kalunga, visitação é feita sempre com guias, a dica é deixar o almoço encomendado para volta, na comunidade.

2 - Vivenciar e conhecer a Cultura Kalunga, com histórias, causos, culinária, danças e costumes, com caminhadas de 1 dia até 7 dias, passando por lugares diferentes, conversando e trocando experiências com a comunidade. Uma riqueza que carregamos para toda vida. Sempre acompanhado de um bom guia Kalunga.

3 - Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, apesar de não ter o acesso oficial ainda, o atrativo Ponte de Pedra é um lugar fantástico, com rios, cânions e uma vista maravilhosa, na divisa do Parque Nacional e é aberta à visitação, apenas com guias, preferencialmente credenciados na ACECE – Associação de Guias.

4 - Cachoeira São Felix, localizada próximo ao povoado de São Domingos, está cachoeira é paradisíaca, com uma praia de areia fina e excelente para banho, possui fácil acesso e é ótimo para famílias com crianças pequenas.

Cachoeira

5 - Comunidade do Vão de Almas e Vão do Moleque no Território Kalunga, são comunidades com difícil acesso, mas que preservam uma riqueza culturais enormes, e lindos atrativos naturais como o rio Paranã, Curriola e Corrente.

6 - Visitar a Barbearia do Parceiro no centro da cidade. Parceiro é Barbeiro, Sanfoneiro e Fofoqueiro “como dizem os locais”. Na verdade, Edésio, é um personagem de Cavalcante que enquanto corta cabelo ou apara barbas, toca sanfona e conta suas sagas pela região.

7 - O Complexo do Rio Prata é um dos locais mais fascinante da Chapada dos Veadeiros, com mais de 7 cachoeiras de cor verde esmeralda, dentre essas a Rei do Prata, um cenário de filme.

8 - Festas, celebrações e muita diversão, estão no DNA dos moradores e do calendário do município. Festas na cidade como a Caçada da Rainha, Festa da Barraquinha, Império de São João e nas comunidades rurais e Kalungas como o Império de Nossa Senhora da Abadia e do Divino Espírito Santo no Vão de Almas e de São Gonçalo e Nossa Senhora do Livramento na comunidade do Vão do Moleque.

9 - Passear de bike pelas trilhas de Cavalcante é um passeio único, sensação de liberdade e a proximidade com uma pasta natureza, passando por rios, córregos e paisagens de tirar o fôlego, na cidade há locação de bikes preparadas para uma boa trilha.

10 - Beber a cerveja artesanal da Chapada dos Veadeiros. A cervejaria Arace, já é um dos pontos de parada obrigatórios para quem vai a Cavalcante e para a região. O Casal de chilenos Soledad e Manolo Murga, há mais de 6 anos se estabeleceram em Cavalcante e começaram a fabricar artesanalmente a cerveja. Manolo que é mestre cervejeiro aposentado, sentiu na pureza das águas da Chapada um ingrediente fundamental para uma boa cerveja. Que hoje tem na carta, chopp e cerveja de Baru.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Turismo

Conheça a Catedral de Formosa, um exemplar de fé e arquitetura em Goiás

A construção data da primeira metade do século 19 e já passou por restaurações


+ Turismo

Conheça duas cidades de Goiás que comemoram aniversário neste sábado

Itaberaí e Pires do Rio estão assoprando velinhas. Conheça um pouco de suas economias e o que fazer em cada uma delas


+ Turismo

Conheça a Trilha dos Mirantes em Goiás e surpreenda-se com uma das mais belas paisagens do cerrado

Caminho é simples, rápido e não requer muitos esforços


+ Turismo

Descobrimos uma cachoeira surreal em Goiás que é um verdadeiro cenário de filme

Conhecemos de perto um verdadeiro oásis em meio ao cerrado goiano


+ Turismo

Centro histórico de Goiânia ganha nova galeria de arte a céu aberto com entrada gratuita

Espaço Ursulino Leão: antes lote baldio e destino de lixo e entulho, agora, uma galeria de arte a céu aberto


+ Turismo

Laboratório: uma trilha de Mountain Bike perfeita dentro de Goiânia que provavelmente você não sabia que existia

Localizada há 10 minutos do Centro, a Trilha do Laboratório é considerada uma das melhores dos arredores da capital goiana


+ Turismo

Descobrimos um parque que é um verdadeiro complexo esportivo em Goiânia

Parque Odilon Soares, na região sudoeste, possui a primeira quadra para a prática de tênis gratuito em Goiânia


+ Turismo

Villa Cavalcare

Um pedacinho do Velho Oeste que reúne Restaurante Bar e Centro Equestre em Goiânia


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.