09/12/2019 17:34
Serviço / Atividades Empresariais

10 maneiras como o LinkedIn pode transformar sua carreira

Saiba os porquês desta rede ser fundamental para seu sucesso

Kenji
por Kenji Takahashi


Você conhece e usa o LinkedIn? Se não, vamos lhes mostrar o que é esta importante ferramenta para sua vida profissional e os porquês de se ter uma conta nesta rede social. Para se ter uma noção, são mais de 500 milhões de usuários no mundo e mais de 29 milhões - só no Brasil. Não fique de fora e entenda, de uma vez por todas, o quanto esta rede pode alavancar as suas relações profissionais.
O LinkedIn é uma rede social com viés totalmente voltado para o uso profissional – e também, claro, que visa a ampliação de seu círculo de contatos de trabalho. Tal rede possibilita que você multiplique seus contatos, criando pontes entre você, seus contatos e os amigos de seus contatos. Ou seja, caso o conteúdo de seu perfil na rede social seja considerado relevante, é muito provável que você consiga ter informações compartilhadas para uma infinidade de outros contatos.
Esta rede de contatos serve, principalmente, para conectar profissionais, realizar marketing pessoal digital e encontrar informações sobre empresas diversas - o que culmina na agilização do seu círculo de trabalho. Cheque agora os 10 porquês de se ter um perfil no LinkedIn. Anote todas as dicas e alavanque sua carreira!

O Curta Mais e sua equipe não poderiam ficar de fora desta rede cheia de oportunidades. Quer se conectar conosco e conhecer um pouco mais sobre os nossos profissionais? Ou então saber em primeira mão informações sobre carreira, negócios e aprimoramento profissional? Então nos encontre no LinkedIn clicando aqui!

 

1 | Criando novos contatos
O LinkedIn pode (e deve!) ser usado para fortalecer suas conexões profissionais. Tal rede social permite que você encontre antigos colegas de trabalho, mas também pessoas que você ainda não conhece. Uma dica é participar de grupos de discussão relacionados a sua área de atuação, localizando contatos que podem ser de suma importância para o alavancamento de sua carreira. Utilize esses grupos para expandir sua rede em níveis exponenciais!


2 | Acompanhando outros profissionais
Por meio do LinkedIn é possível acompanhar as mudanças profissionais que seus contatos realizam, desde novos cargos assumidos, até qualificações que foram adicionados. Fazendo isso, você pode utilizar esta ferramenta como importante método de comparação entre você e seus concorrentes. Será que está na hora de dar aquele upgrade em sua formação? Vale a pena analisar!

9ee9810b37bf7a1930326276047ebcc3.jpg

Foto: Ilustração/Google.


3 | Ajudando outros profissionais
Mesmo que você já esteja empregado, sempre há algum conhecido em busca de uma colocação no mercado. Utilizando-se desta rede social, você tem a chance de indicar oportunidades para seus conhecidos. Hoje você ajuda e, quem sabe, amanhã você possa ser socorrido em caso de necessidades profissionais. Cooperação é essencial para a criação de uma rede forte de contatos de trabalho.


4 | Prospectando novos negócios

Não importa se você já possui um negócio (ou está pensando em abrir um): o LinkedIn é ideal para levar você até novos clientes e oportunidades de negócios. Se lhe falta alguma ideia empreendedora, o site pode funcionar como um rico agregador de ideias e tendências. O objetivo aqui é conectar-se a outros empreendedores para encontrar o que beneficie a todas as partes envolvidas.


5 | Checando informações sobre clientes e parceiros
Precisa conversar diretamente com seus contatos de trabalho? Precisa conhecer e atestar se determinado profissional realmente possui todas as qualificações que ele descreve em seu perfil? Simples! Use o Linkedin para averiguar esses fatos, já que junto ao perfil do usuário sempre há outros participantes e empresas que poderiam, facilmente, desvalidar qualquer falsa informação contida na rede social. O mesmo servirá para você, já que tal rede permite que seu perfil e habilidades recebam o endosso de outras pessoas com as quais você mantenha relações de trabalho.

 

80e3a90bd1c692149f6e8e4dccb67700.jpg

Foto: Ilustração/Google.


6 | Postando conteúdo relevante na sua área de expertise
Procura um lugar para publicar suas produções acadêmicas ou de trabalho? No LinkedIn você pode fazer isso sem soar pedante (algo que poderia ocorrer, por exemplo, no Facebook), já que, nesta rede, todos estão interessados na mesma coisa: evolução profissional. Não desperdice essa chance de mostrar o quanto você pode oferecer em relação a conhecimentos técnicos e produção de conteúdo em sua área.


7 | Conhecendo informações sobre o mercado
O LinkedIn pode fornecer dicas valiosas sobre como anda o status do mercado, para que você não fique desatualizado. Informação vale ouro e essa rede social pode ser sua verdadeira mina de conteúdos relevantes. Seja um bom “escavador de dados” e os use para direcionar seu posicionamento no mercado.
Uma dica essencial são os grupos de discussão, pois eles conectam você diretamente com outras pessoas da sua área de atuação. Imagine só quantas informações e dicas podem ser colhidas neste meio? Fique de olho nas postagens de especialistas e profissionais renomados, pois eles têm muito a oferecer. Para localizar grupos no LinkedIn, basta utilizar o campo de pesquisa disponível do site, ou checar os grupos que lhes são sugeridos com base em sua área de atuação. Sendo um membro de determinado grupo, você pode visualizar as conversas mais atuais, participar de debates e enviar mensagens para membros específicos.


8 | Encontrando um novo emprego
Trata-se de um porquê óbvio, mas é importante ressaltar uma ferramenta que talvez você desconheça e que poderá te salvar caso precise de uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Entre neste link e cheque inúmeras oportunidades! E mais! Não esqueça de criar uma página para sua empresa, pois também será útil para promover seu negócio e estar visível para possíveis novos funcionários e clientes.

 

83a686a221370a23e7f0bcf0c125b066.png

Foto: Ilustração/Google.


9 | Criando uma marca profissional online
Este é um ponto de extrema importância! Não seja tímido! Use e abuse do LinkedIn para expor suas habilidades e qualidades, tanto pessoais, quanto profissionais. Não esqueça de listar seus títulos e cargos, já que há uma opção de criar listas contendo todas informações sobre sua formação. Além disso, é possível que outros lhe recomendem para outros usuários por causa de seus skills. Além disso, estar presente no LinkedIn demonstra que você é um profissional antenado com as últimas informações sobre o mercado de trabalho. Estar conectado com as tendências agregará valor ao seu status profissional. Não desperdice essa oportunidade.


10 | Chamando atenção por sua individualidade
Baseando-se no fato de que o LinkedIn permite customizar inúmeros elementos, desde o título, até foto de perfil e de capa, vale munir-se destas possibilidades para criar um perfil único e que chame atenção tanto pela qualidade, quanto pela criatividade no modo como você organizou o layout de sua página.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Serviço

Undercut: conheça novo estilo de corte que faz a 'cabeça das mulheres'

Apelidado de 'joãozinho moderno’' o corte foi adotado pelas mulheres por ser prático e elegante


+ Serviço

Sebrae cria diagnóstico 'Raio X' para gestão de pequenos negócios

Ferramenta faz um diagnóstico da situação das empresas e dá avaliação imediata


+ Serviço

No escurinho do cinema: 7 melhores cines de Goiânia para dá um play no fim de semana

Confira a programação dos cinemas, escolha uma que fique mais perto de sua casa e divirta-se com toda a família


+ Serviço

6 maneiras eficientes para estudar na internet que todo aluno deve conhecer

Seguindo essas dicas, o resultado será satisfatório


+ Serviço

Goiânia recebe feira com mais de 800 vagas de emprego e estágio nesta sexta-feira

Projeto IEL em Ação é realizado em parceria com shoppings de Goiás, capacita e encaminha estudantes para o mercado de trabalho gratuitamente


+ Serviço

Goiânia ganha primeiro estacionamento exclusivo para autistas

Iniciativa pioneira no Brasil, Goiânia agora possui vagas de estacionamento com uma comunicação visual lúdica, colorida e emocional para autistas


+ Serviço

Canadá abre 430 vagas de emprego para brasileiros

Além de emprego na cidade de Quebec, os brasileiros também podem participar seleções para bolsas-de estudo de até 40 mil dólares canadenses


+ Serviço

Centro de Línguas da UFG abre inscrições para o segundo semestre de 2019 em Goiânia

São ofertadas vagas para Inglês, Francês, Italiano, Alemão, Espanhol e Mandarim com um preço único para todo o semestre


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.