19/07/2019 03:28
Turismo / Turismo em Goiás

10 lugares que você não pode deixar de conhecer ao visitar a Cidade de Goiás

10 lugares que você não pode deixar de conhecer ao visitar a Cidade de Goiás

por Curta Mais

Tombada como Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco, a Cidade de Goiás faz jus ao título. A cidade foi o primeiro núcleo urbano fundado em Goiás, ainda no início do século 18. Com uma cultura riquíssima, talhada entre becos, casarões coloniais e quintais, igrejas, santos barrocos, alfenins e empadões, a Cidade de Goiás é história viva do nosso Estado. Curta Mais conversou com a secretária municipal de turismo, Flávia Rabelo, e ela indicou 10 atrações que você não pode deixar de conhecer:

 

1. Lago das Acácias 

(Foto: Divulgação)

Com uma estrutura completa com bar, restaurante, estacionamento asfaltado, sanitários, salas comerciais, pista de caminhada, mirante, academia ao ar livre e playground e de rampas de acesso para os portadores de necessidades especiais, o lugar é convite ao turista que quer relaxar com a família e os amigos.

 

 

2. Igreja Nossa Senhora do Rosário 

igreja-nossa-senhora-do-rosario

(Foto: Victor Ferreira - Goiás Turismo)

A antiga Igreja do Rósario dos Pretos foi erguida em 1734 por Antônio Pereira Bahia. Em 1934 foi construída a atual igreja pelos dominicanos. Na década de 50 o Frei Nazareno Canfaloni, pintou o interior da igreja. Ao lado fica o convento do Rosário onde funciona a associação dos artesões da Cidade de Goiás.

 

3. Museu Casa de Cora 

museu-de-cora-coralina

(Foto: Lázaro Ribeiro)

A obra de Cora Coralina (1889-1985) agora é contada de maneira interativa no museu que ocupa a casa do século XVIII onde a poetisa passou a infância, parte da adolescência e o fim da vida. Vídeos, holografias, sons e objetos pessoais compõem a exposição permanente no Museu Casa Cora Coralina na belíssima Cidade de Goiás (GO).

 

 

4. Igreja de São Francisco de Paula (Museu da Irmandade do Senhor dos Passos)

(Foto: Divulgação)

Esta foi a terceira Igreja construída na cidade de Goiás. Tendo sido concluída em 1761, ela é hoje sede da Irmandade do Senhor dos Passos. Sua fachada apresenta a mesma simplicidade dos outros templos da cidade. Os forros, tanto da nave quanto da capela-mor, foram pintados por André Antônio da Conceição em 1869. A Igreja fica localizada na Praça Zacheu Alves (Largo de São Francisco).

 

5. Museu de Arte Sacra da Boa Morte

(Foto: Divulgação)

Sua construção foi iniciada pelos militares, que não puderam concluí-lo devido a uma proibição real que os impedia de serem proprietários de Igreja. Tendo sido doada à Irmandade dos Homens Pardos, sua construção foi concluída em 1779. No ano de 1921, um incêndio destruiu o altar-mor, a sacristia e ainda várias imagens de madeira atribuídas ao escultor Veiga Valle. Em 1969 a Igreja passou a sediar o Museu de Arte Sacra da Boa Morte. É o único edifício da cidade que apresenta elementos característicos do barroco em sua fachada e é de sua porta principal que sai, toda quarta-feira de trevas da Semana Santa, a Procissão do Fogaréu.

Desde 1969, a igreja abriga o Museu de Arte Sacra da Boa Morte, que possui imagens sacras de vários autores, com destaque para o artista Veiga Valle. Coroas, cálices, castiçais, tocheiros e lampadários dos séculos XVIII e XIX, peças de origem portuguesa e telas com temas religiosos completam o acervo. O Museu está localizado na Rua São Luiz do Couto, s/n.

Mais informações: (62) 371-1207

Visitação: terça a sábado - de 12h30 às 17h; domingos e feriados - de 8h às 12h.

 

6. Igreja de Santana

(Foto: Divulgação)

A Igreja de Santana começou a ser construída em 1743 pelo Ouvidor Geral de Goiás, Manoel Antunes da Fonseca, que resolveu demolir a antiga capela que existia no mesmo lugar para edificar outra compatível com crescimento da cidade. A igreja foi planejada para comportar três vezes mais pessoas que a Catedral do Rio de Janeiro.

Como a obra fora construída de maneira muito precária, em 1759 todo o seu teto desabou, e a população foi obrigada a arcar com os custos da recuperação. Com uma história de inúmeras reformas e reconstruções, teve seu projeto alterado diversas vezes e só em 1998 a igreja foi restaurada pela Diocese de Goiás em parceria com o Iphan. A Igreja está localizada na Praça Castelo Branco (Largo do Palácio).

 

7. Mosteiro da Anunciação 

(Foto: Divulgação)

Um lugar de paz e solidariedade, inspirado na espiritualidade de São Bento. É composto de uma pequena comunidade de vida fraterna que acolhe pessoas ou grupos que procuram uma maior proximidade com Deus.

 

8. Parque da Carioca 

O espaço é uma área de preservação ambiental na área urbana da Cidade de Goiás, destinado a realização de atividades culturais, sociais, esportivas, gastronômicas e educacionais. Dentro do Paque está localizada a Fonte Carioca, datada de 1772 e foi erguida à margem do Rio Vermelho, que corta o centro histórico da Cidade de Goiás. Ela abastecia, além dos moradores, também os viajantes e tropeiros que ali chegavam pela Estrada Real nos tempos em que o lugar se chamava Vila Boa de Goiás. Além da fonte, no local há dois bens culturais de importância para a história de Goiás: a Estrada do Nascente — um dos caminhos reais que cruzavam o estado — e a Usina de Força e Luz Ratto & Guedes — primeira usina termoelétrica de Goiás.

 

9. Mulheres Coralinas

55e8b3113582e785cd378a612b60defb.jpg

(Foto: Victor Ferreira - Goiás Turismo)

O Projeto Mulheres Coralinas reúne trabalhadoras do artesanato, da gastronomia, da educação e do cuidar do patrimônio-cidade. São artesãs, cozinheiras, doceiras, quituteiras, educadoras e garis, que são estimuladas garantir a oferta de produtos artesanais baseados em produção que respeite as boas práticas de fabricação. O grupo tem uma sala no Mercado Municipal de Goiás.

 

10. Feira da Lapa 

A Feira da Lapa acontece todos os sábados, a partir das 18h, próximo ao Teatro Municipal. O espaço reúne delícias da gastronomia e artesanato produzidos pela comunidade local. 

 

 

Como chegar: A Cidade de Goiás fica a 142 km de Goiânia, com acesso pela GO-070.

CAT - Goiás: (62) 3371-7713 | (62) 8596-4227

 

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Turismo

Conheça o Vale do Capão, um achadinho na Chapada Diamantina na região central da Bahia

Um refúgio da correria goiana em um paraíso natural com diversas particularidades


+ Turismo

Conheça a Vila Hípica Werner Haberkorn, um paraíso para os amantes de cavalos no Brasil

Repleto de história, a hípica surgiu do amor pelos cavalos e hoje é uma das principais atrações do Resort


+ Turismo

Destinos em Goiás para se divertir e descansar em contato com a natureza

Olhar árvores pela janela, tomar um banho de cachoeira, ou ouvir o canto dos pássaros pode aliviar a tensão do dia a dia


+ Turismo

Maior praia artificial com águas naturalmente quentes do mundo se encontra em Goiás

Localizada no interior de Goiás, na cidade de Rio Quente, a Praia do Cerrado é uma atração reconhecida mundialmente


+ Turismo

Descobrimos o lugar perfeito para quem quer um casamento intimista de frente para o mar

Nova tendência entre os casais mais jovens, Ilhabela Pousada Boutique é referência entre aqueles que querem realizar um Mini Wedding


+ Turismo

Descobrimos uma balada bem goiana no meio de Lisboa - Portugal

Água de Beber é um bar de goianos, com comida e música brasileira


+ Turismo

Baía das Tartarugas: Costa do Sauípe vai ganhar primeiro parque aquático totalmente inspirado na vida marinha da América Latina

O maior parque aquático do Centro-Oeste, Hot Park, está prestes a chegar na Bahia com uma versão temática e empolgante


+ Turismo

Descubra os melhores hotéis para se hospedar em Goiânia

Com grades atrativos, a capital goiana atrai diversos turistas durante o ano e saber onde se hospedar é muito importante na hora de programar sua viagem


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.