12/11/2019 10:14
Notícias / Conteúdo

10 lições que aprendi com a série documentário ‘O Código Bill Gates’ na Netflix

A nova minissérie de três episódios revela a intimidade por trás da Microsoft. Contém spoilers!

Marcelo
por Marcelo Albuquerque

Conhecer na intimidade a mente por trás de um dos maiores cases econômicos mundiais é a proposta do novo documentário da Netflix, ‘O Código Bill Gates’. Embora não seja uma produção biográfica, a minissérie de três episódios oferece um vislumbre dos pensamentos, ideias e preocupações que estão dentro da cabeça do bilionário que, além de criar uma das maiores empresas do planeta, a Microsoft, hoje tenta solucionar vários dos problemas do mundo.

Listei aqui 10 pontos que me chamaram a atenção na produção.

1. Use e abuse do Canvas raiz

Um dos principais responsáveis pela revolução digital continua esboçando suas ideias no... papel! Em vários momentos, a série mostra Bill Gates fazendo suas anotações em Post-its no velho e bom modelo Canvas - mapa visual pré-formatado contendo blocos do modelo de negócio.

2. Não tolere incompetência

O seriado não esconde o estilo tolerância zero de Bill Gates ao tratar seu time. Linha dura, o fundador da Microsoft é o tipo de chefe que bate na mesa e não mede palavras com funcionários.

3. Monte um dream team

O cara se cercou de um dos quadros mais fodas do planeta e esse dream team continua mantendo a liderança da Microsoft e os novos negócios do conglomerado de Gates.

4. Escolha bem seus mentores

Gates joga baralho, come hambúrguer e ouve muito um senhor de 89 anos chamado Warren Edward Buffett, investidor e filantropo. Uma lenda americana que comanda a Berkshire Hathaway, um dos maiores grupos econômicos do planeta com várias grandes marcas no portfólio. O sujeito é citado constantemente na lista da Forbes das pessoas com maior capital do mundo, junto com o próprio Gates.

5. Adote causas sociais humanitárias

Bil e sua esposa, criaram a Fundação Bill e Melinda Gates, com ativos na casa dos U$ 40 bilhões! Alguns dos propósitos da ONG: vacinar crianças na África, erradicar a pólio e promover a energia nuclear como alternativa sustentável.

6. Dedique tempo a leitura

Leitor assumido de 50 livros por ano, Bill Gates faz questão de mostrar isso no documentário. Em sua biblioteca pessoal, títulos de todos os tipos e temas variados. Alguns títulos que ele já recomendou em seu blog: A Menina da Montanha - Tara Westover, Lições para o Século 21 - Yuval Noah Harari e Bad Blood, de John Carreyrou.

7. Seja teimoso

Na vida empresarial e como filantropo, Bill se mostra um grande teimoso e, mesmo que o cenário não seja tão favorável e ouça vários nãos, ele se mantém firme em suas convicções.

8. Trabalhe (muito)

O cara é o típico workaholic e trabalha (quase) o tempo todo, mesmo quando não está na empresa. O que reforça a tese de que o segredo do sucesso é... muito trabalho.

9. Case com sua melhor amiga

Antes de se apaixonar pela cientista da computação e ex-funcionária da Microsoft, Bill teve afinidade instantânea e se tornou melhor amigo e confidente de Melinda. Em 1994 os dois se casaram e tiveram três filhos. Ela também é co-fundadora e co-presidente da Fundação Bill e Melinda Gates. Em 2005 foi considerada a 10ª mulher mais poderosa do mundo segundo a revista Forbes.

10. Tenha hobbies

Apesar de ser um workaholic assumido e beber (muita) Coca-Cola harmonizada com hambúrguer, Bill faz questão de dedicar tempo a alguns hobbies, como jogar tênis e baralho. Afinal, ninguém é de ferro.

Assista ao trailer de O Código Bill Gates:

NOTÍCIAS RELACIONADAS


+ Notícias

CCXP 2019: Elenco de 'La Casa de Papel', Ryan Reynolds e Margot Robbie são atrações confirmadas

O evento de cultura pop mais épico do mundo recebe: Rio, Tóquio, Nairóbi, Berlim e muitos outros


+ Notícias

Hemocentro divulga edital de processo seletivo para Iporá

A seleção que será realizada pelo Instituto IDTECH e oferece vagas para diversas áreas


+ Notícias

10 estratégias de manipulação em massa que a 'elite mundial' usa para controlar você

E isso envolve tudo, desde os produtos que você compra para casa, aos livros que você escolhe ler


+ Notícias

Após apresentar o Jornal Nacional Matheus Ribeiro se emociona em vídeo de agradecimento

O goiano fez história ao se tornar o mais jovem apresentador do jornal de maior audiência do país


+ Notícias

'Tchau Brigado': aos 26 anos Matheus Ribeiro faz história como o apresentador mais jovem do JN; vídeo

O jornalista esbanjou segurança e carisma pela primeira vez na bancada do principal telejornal do país que terminou com o bordão do goiano


+ Notícias

Em comemoração a 20 anos da banda KLB retorna aos palcos com turnê

Kiko Leandro e Bruno revelaram que a ideia é fazer algo próximo do que Sandy e Júnior fizeram



MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.