28/01/2020 16:31
Notícias / Conteúdo

10 lições que aprendi com a série documentário ‘O Código Bill Gates’ na Netflix

A nova minissérie de três episódios revela a intimidade por trás da Microsoft. Contém spoilers!

Marcelo
por Marcelo Albuquerque

Conhecer na intimidade a mente por trás de um dos maiores cases econômicos mundiais é a proposta do novo documentário da Netflix, ‘O Código Bill Gates’. Embora não seja uma produção biográfica, a minissérie de três episódios oferece um vislumbre dos pensamentos, ideias e preocupações que estão dentro da cabeça do bilionário que, além de criar uma das maiores empresas do planeta, a Microsoft, hoje tenta solucionar vários dos problemas do mundo.

Listei aqui 10 pontos que me chamaram a atenção na produção.

1. Use e abuse do Canvas raiz

Um dos principais responsáveis pela revolução digital continua esboçando suas ideias no... papel! Em vários momentos, a série mostra Bill Gates fazendo suas anotações em Post-its no velho e bom modelo Canvas - mapa visual pré-formatado contendo blocos do modelo de negócio.

2. Não tolere incompetência

O seriado não esconde o estilo tolerância zero de Bill Gates ao tratar seu time. Linha dura, o fundador da Microsoft é o tipo de chefe que bate na mesa e não mede palavras com funcionários.

3. Monte um dream team

O cara se cercou de um dos quadros mais fodas do planeta e esse dream team continua mantendo a liderança da Microsoft e os novos negócios do conglomerado de Gates.

4. Escolha bem seus mentores

Gates joga baralho, come hambúrguer e ouve muito um senhor de 89 anos chamado Warren Edward Buffett, investidor e filantropo. Uma lenda americana que comanda a Berkshire Hathaway, um dos maiores grupos econômicos do planeta com várias grandes marcas no portfólio. O sujeito é citado constantemente na lista da Forbes das pessoas com maior capital do mundo, junto com o próprio Gates.

5. Adote causas sociais humanitárias

Bil e sua esposa, criaram a Fundação Bill e Melinda Gates, com ativos na casa dos U$ 40 bilhões! Alguns dos propósitos da ONG: vacinar crianças na África, erradicar a pólio e promover a energia nuclear como alternativa sustentável.

6. Dedique tempo a leitura

Leitor assumido de 50 livros por ano, Bill Gates faz questão de mostrar isso no documentário. Em sua biblioteca pessoal, títulos de todos os tipos e temas variados. Alguns títulos que ele já recomendou em seu blog: A Menina da Montanha - Tara Westover, Lições para o Século 21 - Yuval Noah Harari e Bad Blood, de John Carreyrou.

7. Seja teimoso

Na vida empresarial e como filantropo, Bill se mostra um grande teimoso e, mesmo que o cenário não seja tão favorável e ouça vários nãos, ele se mantém firme em suas convicções.

8. Trabalhe (muito)

O cara é o típico workaholic e trabalha (quase) o tempo todo, mesmo quando não está na empresa. O que reforça a tese de que o segredo do sucesso é... muito trabalho.

9. Case com sua melhor amiga

Antes de se apaixonar pela cientista da computação e ex-funcionária da Microsoft, Bill teve afinidade instantânea e se tornou melhor amigo e confidente de Melinda. Em 1994 os dois se casaram e tiveram três filhos. Ela também é co-fundadora e co-presidente da Fundação Bill e Melinda Gates. Em 2005 foi considerada a 10ª mulher mais poderosa do mundo segundo a revista Forbes.

10. Tenha hobbies

Apesar de ser um workaholic assumido e beber (muita) Coca-Cola harmonizada com hambúrguer, Bill faz questão de dedicar tempo a alguns hobbies, como jogar tênis e baralho. Afinal, ninguém é de ferro.

Assista ao trailer de O Código Bill Gates:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Notícias

Cinemas Lumière encerram atividades no Araguaia Shopping em Goiânia

O público pode se despedir da unidade até a próxima sexta-feira (31)


+ Notícias

Zacharias Calil é o primeiro médico goiano indicado ao Prêmio Nobel de Medicina

‘Me sinto honrado por ter meu nome ao lado de Carlos Chagas, Adolfo Lutz, por exemplo, apenas por fazer o meu trabalho’


+ Notícias

Samba Urgente: Uma das maiores rodas de samba do país acontece em Goiânia com entrada gratuita

 A banda Samba Urgente se apresenta em Goiânia em uma roda bastante animada de música e convida a cidade à participar


+ Notícias

10 lugares tranquilos pra fugir da muvuca e garantir um rolê bem leve em Goiânia

Quem nunca chegou numa sexta-feira apenas querendo tomar uma gelada num lugar tranquilo né?


+ Notícias

Câmara de Goiânia abre inscrições para concurso com salário de 7,2 mil

Concurso público é específico para pessoas portadoras de deficiência


+ Notícias

Netflix em fevereiro: confira os filmes e séries que entram neste mês

Novidades são um prato cheio para quem quer passar o mês de Carnaval em casa


+ Notícias

Empresa em Goiânia cria tratamento capilar inovador e natural com eficácia comprovada contra queda de cabelo e calvície

O MOS Tratamentos Capilares tem atraído clientes até de outros estados com a fórmula revolucionária e financeiramente acessível


+ Notícias

Ville Pet: Pela primeira vez Goiânia recebe evento que promove a causa contra violência animal

Para participar do evento é bem fácil, basta levar 5kg de ração para participantes do desfile, e 2kg de ração para assistir ao evento


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2020. Todos os direitos reservados.