10 filmes brasileiros que você precisa assistir

Dicas de filmes brasileiros que você precisa ver urgentemente

Adelina Lima
Por Adelina Lima

Em comparação com as produções cinematográficas hollywoodianas o cinema brasileiro vem crescendo constantemente, pois o número de filmes aumenta a cada ano. Os gêneros possuem uma diversidade de temáticas abordadas, como violência, homossexualidade e drogas, racismo, preconceito, diferenças sociais, entre outras.

O cinema brasileiro possui alguns filmes que são destaques na indústria cinematográfica nacional e mundial. Dentre esse filmes estão muitos consagrados pela critica como “O Auto da Compadecida”, “Cidade de Deus”, “Central do Brasil” e “Tropa de Elite” são super consagrados, merecidamente.

Mas como o Brasil possui uma grande variedade de gêneros e produções, alguns filmes não se tornam tão populares, então aqui vai uma lista de filmes brasileiros para todos os gostos que vale muito a pena assistir!

 

Olga (2004) – Drama e Romance

olga

O filme narra à história de Olga Benário (Camila Morgado) que é uma Judia alemã, militante e comunista no período nazista que foge para Moscou, onde é treinada e é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) ao Brasil. Na viagem, os dois se apaixonam, enquanto planejam a morte do então presidente Getúlio Vargas. Devidos aos acontecimentos e reviravoltas do destino os dois precisam lutar juntos pelo amor e a sobrevivência.

 

Era Uma Vez (2008) – Drama

era

O filme conta à história de Dé (Thiago Martins) e Nina (Vitória Frate), que enfrentam juntos uma batalha de preconceitos sociais. Dé mora na favela do Cantagalo e é filho de uma empregada doméstica Bernadete (Cyria Coentro) enquanto nina é filha única de uma família rica. Os caminhos dos dois personagens se cruzam e eles acabam se apaixonando, mesmo com as críticas e os preconceitos da sociedade. Um romance maravilhoso!

 

Colegas (2012) – Aventura e Comédia

colegas

O filme do Diretor Marcelo Galvão “Colegas” é uma aventura, protagonizada por três amigos, Stallone (Ariel Goldenberg), Aninha (Rita Pook) e Márcio (Breno Viola) que viviam juntos em um instituto para portadores da síndrome de Down. Um dia, surge à ideia de sair dali para realizar o sonho de cada um dos amigos. Em seguida eles roubam o carro do jardineiro (Lima Duarte) e fogem de lá. A imprensa começa a cobrir o caso e a polícia se encontra procurando os amigos nessa aventura repleta de momentos inesquecíveis.

 

A Busca (2013) – Aventura

a

A Busca é um drama familiar que aborda temáticas como a separação, a adolescência e, mais precisamente, a paternidade. Theo Gadelha (Wagner Moura) e Branca (Mariana Lima) são casados há muitos anos e estão passando por uma crise. O casal tem um filho, Pedro (Brás Antunes), que desaparece misteriosamente perto do seu aniversário de 15 anos. Theo sai em busca do filho seguindo pistas do paradeiro do garoto o pai encontra diversos obstáculos pela frente e aproveita a vigem para se redescobrir.

 

O Som ao Redor (2013) – Suspense e Drama

som

O filme se passa em Recife em um bairro de classe média. O enredo retrata o cotidiano monótono e meio paranoico das cidades grandes, retratando os medos inseridos no convívio em sociedade. A presença de uma milícia muda à vida dos moradores do local. Ao mesmo tempo em que alguns comemoram a tranquilidade trazida pela segurança privada, outros passam por momentos de extrema tensão. O filme foi premiado em vários festivais de cinema nacionais e internacionais.

 

Hoje eu Quero Voltar Sozinho (2014) – Drama e Romance

hoje

O filme é um romance adolescente que aborda dos temas polêmicos, a deficiência visual e as suas dificuldades de adaptação na sociedade e a homossexualidade. Leonardo (Ghilherme Lobo) é um adolescente cego que tenta lidar com a mãe superprotetora em busca de sua independência. Quando Gabriel (Fabio Audi) chega à cidade, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade. O filme é incrivelmente sensível e desenha uma história de amor e amizade entre dois adolescentes.

 

O Candidato Honesto (2014) – Comédia

candidato

Um filme que mistura humor com política, que questiona a honestidade dos candidatos eleitorais com cenas hilariantes. João Ernesto Praxedes (Leandro Hassum) é um político corrupto, candidato à presidência da República. Ele está concorrendo ao segundo turno das eleições, à frente nas pesquisas, mas recebe uma mandinga da avó, fazendo com que ele não possa mais mentir. O filme mostra o cenário político brasileiro e estabelece um paradigma mostrando se é possível vencer uma eleição falando apenas a verdade.

 

Entre Abelhas (2015) – Comédia e Drama

entre

O filme relata o processo de separação entre um casal. Bruno (Fábio Porchat), um editor de imagens recém-separado da mulher (Giovanna Lancellotti), começa a deixar de ver as pessoas, e acaba percebendo que as pessoas ao seu redor estão ficando invisíveis. Com a ajuda da mãe (Irene Ravache) e do melhor amigo (Marcos Veras), ele tentará descobrir o que se passa em sua vida criando teorias e fazendo ligações com o passado com o intuito de encontrar uma solução para o seu problema.

 

Que Horas ela Volta? (2015) – Drama

Que

 

A pernambucana Val (Regina Casé) se mudou para São Paulo a fim de dar melhores condições de vida para sua filha Jéssica. Deixando sua cidade natal para ser babá, morando integralmente na casa dos patrões. Quando o menino vai prestar vestibular, Jéssica (Camila Márdila) sua filha lhe telefona, pedindo ajuda para ir a São Paulo fazer a mesma prova. Os chefes de Val recebem a menina, mas quando ela deixa de seguir certo protocolo, circulando livremente, como não deveria, a situação se complica. O filme mistura drama e comédia, confrontando o Nordeste e o Sudeste, os ricos e os pobres, o Brasil segregacionista e a ideia de união nacional.

 

Depois de Tudo (2015) – Drama

depois

O filme foi baseado na peça teatral “No Retrovisor” e conta a história de Ney (Romulo Estrela) e Marcos (César Cardadeiro) que são melhores amigos e compartilham o mesmo trabalho, sonhos e desejos, inclusive uma paixão por Bebel (Maria Casadevall). Após um acidente, os dois se separam e tomam rumos diferentes na vida. Porém, com a notícia da internação de Bebel, Ney (Marcelo Serrado) e Marcos (Otávio Müller), agora mais velhos, se reencontram e os laços entre eles podem ser resgatados após anos de separação.