19/08/2017 13:56
Kids / Teatro Infantil

10 espetáculos infantis para você curtir com a criançada na Capital

4825    22

Curta
por Curta Mais

Prepare a meninada que a programação cultural para elas está cheia de novidades no mês de maio. Entre os dias 2 e 7 de maio, acontece em Goiânia o 2º Festival de Teatro para a Infância e a Juventude – Razões Para Sonhar. A programação inclui a apresentação de espetáculos para bebês, crianças e adolescentes. As apresentações acontecem no Teatro Sesc, no Espaço Sonhus e em pátios de cinco instituições públicas voltadas para crianças e adolescentes. 

Missão de seduzir e encantar

Esta edição de Razões Para Sonhar, em Goiânia, prevê a realização de 12 (doze) apresentações artísticas de 10 (dez) espetáculos teatrais diferentes. A tarefa principal é sensibilizar, despertar e envolver crianças, adolescentes e educadores em processos culturais nos quais a criação artística seja capaz de ativar a imaginação e a fantasia como instrumentos de ressignificação social. Por outro lado, as ações também garantem a democrática distribuição de conteúdos artísticos, para os mais diversos públicos e comunidades.

Teatro e Palhaçaria é coisa de gente séria

Os grupos e profissionais que participam desta segunda edição do Razões Para Sonhar são reconhecidos por seu trabalho artístico aprofundado, desenvolvido ao longo de anos de pesquisas de linguagens, e de criações de obras capazes de ir além do puro entretenimento. Participam desta edição:

Theatro Arte e FogoEspetáculo: Txuu-Looso – Raio de Sol (GO). Uma interpretação sobre a lenda da origem do povo Karajá. A obra traça o caminho percorrido por um pequeno peixe que descobriu um raio de luz que chegava até o fundo do rio. Brincando com ele, o pequeno foi saindo das profundezas do lago para a superfície e foi se transformando em um jovem Karajá. Tendo levado para fora todo o seu povo, eles um dia tentaram voltar, mas a passagem estava fechada e guardada por uma grande cobra. O povo Karajá então, se espalhou por todo o rio Araguaia.

 

Cia Flor do CerradoEspetáculo: O Pequeno Príncipe (GO). Baseado no Clássico do escritor Frances Antoine de Saint- Exupéry a Cia Flor do Cerrado traz mais uma vez aos palcos um adorável e delicado clássico de inocência e descobertas vividas por um menino sensível que, ao chegar a terra, aprende o verdadeiro sentido de cativar e ser cativado por alguém, compartilhando experiências que irão encantar e tocar o coração de todos.

 

Anthropos Cia. De ArteEspetáculo: Despertar da Primavera (GO). Um grupo de teatro de uma escola particular prepara a peça O DESPERTAR DA PRIMAVERA, de Frank Wendekind, para o encerramento do semestre. A tarefa é conduzida pelo professor de teatro, que um dia sonhou ser um grande diretor, mas que teve se contentar com os percalços do magistério. Alunos revoltos fazem do exercício teatral uma válvula para seus desejos e frustrações. O que reverbera são os caminhos tomados por uma juventude contemporânea. A vida moderna marcada pela violência das informações e a fragilidade dos valores que fluem através do espaço familiar, escolar e do cyber espaço.

 Cia Arthur-ArnaldoEspetáculo: Coro dos Maus Alunos (SP). A história de um velho professor de filosofia, fã de controvérsias e inspirador de um espírito crítico. Acusado de confundir os jovens estudantes e de manter com eles relações que ultrapassam os limites do trato entre professor e aluno. O educador é então submetido a um processo. Uma variação contemporânea do julgamento de Sócrates. Coro dos Maus Alunos foi indicado ao Prêmio FEMSA 2013 nas categorias: autor, elenco e melhor espetáculo jovem e ao Prêmio CPT 2013 (da Cooperativa Paulista de Teatro) nas categorias: dramaturgia, direção e melhor espetáculo jovem.

 

La Casa InciertaEspetáculo: A Geometria dos Sonhos (DF) – Uma obra destinada a bebês. O espetáculo mostra um caminho poético que evoca a história de uma pedra que, movendo-se das entranhas da terra até seu destino, transforma-se em nuvem para, assim, realizar o seu sonho de poder chorar. O espaço é um sonho geométrico em forma de colmeia onde os espectadores (no caso são oferecidos lugares para até 40 bebês e seus respectivos responsáveis) penetram uma caverna primitiva, o encontro com a fecundidade do mundo: o espaço onde se gera a luz que abre um caminho na escuridão.

 

Rodrigo Mármore e Juliana HernandesEspetáculo: Adoleta Musical (GO). O cantor e ator Rodrigo Mármore tem em suas lembranças de infância a imagem de seu avô sentado sob um pé de manga, acompanhado de seu violão, sempre em tardes ensolaradas, lhe cantando histórias de alecrins e ruas ladrilhadas de brilhantes. A cantora e atriz Juliana Hernandes é pesquisadora de brinquedos cantados e cantigas de rodas. Desse encontro nasce o show infantil Adoleta Musical, que promete relembrar e reavivar a infância dos avós e papais presentes para, aí sim, dar início a diversão em família.

 

Teatro GTINúcleo de Investigação Cênica (GO) – Espetáculo: Histórias para Sonhar Acordado. O espetáculo é uma contação de histórias desencadeada pelos atores Bruno Peixoto e Valéria Livera, que se vestem como intrépidos palhaços. Bonecos, objetos lúdicos, músicas populares se unem na tarefa de narrar contos clássicos, feitos para crianças. Jabuti e Tartaruga, de Marco Coiatelli; Voa, Zé Prequeté, de Augusta Faro e Os Músicos de Bremmem, dos Irmãos Grimm, que originou Os Saltimbancos de Chico Buarque de Holanda, além de As Princesas Soltam Pum.

 

Grupo ImagemEspetáculo: Clowns Tô Folia (GO): a obra reúne quadros miméticos clownescos que contam pequenas histórias de amor e humor. São performances lúdicas e divertidas, onde falta lugar para o medo e sobra espaço para alegria. A simplicidade das personagens que compartilham sentimentos cotidianos é o elemento cativante que estabelece o vínculo entre o teatro e a plateia.

 

Grupo Trupicão Cia. de TeatroEspetáculo: Dois Patetas Espatifados (GO). O espetáculo, conta a história de dois sujeitos muito patetas, de nomes, Teimosinho e Mandão, que vivem cada qual, em seu barril de pólvora. Estes dois patetas transformam em uma verdadeira guerra, uma relação que – em outros termos – poderia ser gentil e civilizada. Cada qual com uma vela acesa, na mão, exige que o outro apague sua velinha, mas nenhum dos dois quer ceder. O jogo entre as personagens serve de gancho para um espetáculo inteligente, que coloca a plateia infantil em contato com um dos maiores entraves das relações humanas: os conflitos de comunicação e a disputa pelo poder.

 

Teatro ReinaçãoEspetáculo: Tudo Passa... Eu Passarinho! (GO): a Palhaça Caçarola leva seu jardim picadeiro para realizar seu Grande número. Mas, imprevistos acontecem... E entre seu lenço cor de rosa, que insiste em não ficar no seu bolso, e um bambolê de infância, que não cabe mais na palhacinha adulta, a personagem clownesca vai envolvendo o público em brincadeiras e ilusões, que remontam o circo tradicional e sua imensa capacidade de fazer transbordar fantasia e imaginação, em crianças e adultos.

 

Festival de Teatro Razões para Sonhar

Quando: 2 a 7 de maio

Programação:

02 de maio (segunda-feira) – 12h - Espetáculo: Txuu-Looso – Raio de Sol

Onde: Espaço Sonhus Teatro Ritual - Rua 21, 10 - St. Central, Goiânia - GO

03 de maio (terça-feira) – 14h - Espetáculo: O Pequeno Príncipe

Onde: Teatro Sesc - Rua 15 - St. Central, Goiânia - GO

 04 de maio (quarta-feira) – 15h e 20h - Espetáculo: Despertar da Primavera

Onde: Teatro Sesc - Rua 15 - St. Central, Goiânia - GO

05 de maio (quinta-feira) – 10h e 20h - Espetáculo: Despertar da Primavera

Onde: Teatro Sesc - Rua 15 - St. Central, Goiânia - GO

06 de maio (sexta-feira) – 20 horas - Espetáculo: Coro dos Maus Alunos

Onde: Teatro Sesc - Rua 15 - St. Central, Goiânia - GO

07 de maio (sábado) – 16h - Espetáculo: A Geometria dos Sonhos (Teatro para Bebês)

Onde: Teatro Sesc - Rua 15 - St. Central, Goiânia - GO

 

Programação descentralizada

02 de maio (segunda-feira) – 12h30 - Espetáculo: Adoleta Musical

Onde: Associação Pestalozzi de Goiânia - Rua A, 561 - St. Leste Vila Nova, Goiânia - GO

03 de maio (terça-feira) – 10h - Espetáculo: Histórias para Sonhar Acordado

Onde:  Creche Obra do Berço - 11ª Avenida Q, 23 - St. Leste Vila Nova

05 de maio (quinta-feira) – 10h - Espetáculo: Tudo passa... Eu passarinho!

Onde: Escola Municipal Itamar Martins Ferreira – Av. T-65 c/ S-6, 45 - St. Bela Vista

05 de maio (quinta-feira) – 15h - Espetáculo: Dois Patetas Espatifados

Onde: Colégio Estadual Francisco Maria Dantas (St. Novo Planalto)

06 de maio (quarta-feira) – 10h - Espetáculo: Clowns tô Folia

Onde: Instituto de Educação de Goiás (IEG) - Av. Anhanguera, 1630 - Leste Vila Nova

NOTÍCIAS RELACIONADAS

5643   

Hotel promove noite do pijama para crianças pela primeira vez em Goiânia

+ Kids

Hotel promove noite do pijama para crianças pela primeira vez em Goiânia

A garotada vai aproveitar atividades e brincadeiras das 20h às 23h


14577   

Sessão de fotos gratuita com os Minions acontece neste sábado em Goiânia

+ Kids

Sessão de fotos gratuita com os Minions acontece neste sábado em Goiânia

A ação gratuita acontece no Portal Shopping


1000   

Peça interativa alia arte e ciência para divertir e ensinar os pequenos

+ Kids

Peça interativa alia arte e ciência para divertir e ensinar os pequenos

Projeto de 'cientistas malucos' já rodou 37 países


34000   

Evento da Peppa Pig tem carossel de balões com 6m de altura em shopping de Goiânia

+ Kids

Evento da Peppa Pig tem carossel de balões com 6m de altura em shopping de Goiânia

Atração inédita na cidade traz aventura e diversão para toda a família


836   

Passeio das Águas Shopping tem contação de história gratuita no Dia das Mães

+ Kids

Passeio das Águas Shopping tem contação de história gratuita no Dia das Mães

Rodrigo Mármore apresenta a história “A Flauta de Sofia” neste domingo (14)


1790   

Passeio das Águas Shopping oferece programação infantil com entrada gratuita

+ Kids

Passeio das Águas Shopping oferece programação infantil com entrada gratuita

O final de semana da criança vai ser animado com contação de história e encontro literário


1245   

Shopping promove contação de história infantil com entrada gratuita em Goiânia

+ Kids

Shopping promove contação de história infantil com entrada gratuita em Goiânia

O evento acontece neste sábado (25) e é aberto para as crianças de todas as idades


3411   

Circo Laheto oferece oficinas, feirinha e espetáculo teatral com ingressos a R$ 10 em Goiânia

+ Kids

Circo Laheto oferece oficinas, feirinha e espetáculo teatral com ingressos a R$ 10 em Goiânia

O projeto Domingo no Circo vai acontecer no dia 12 de março com programação para os pequenos a partir de 3 anos


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2017. Todos os direitos reservados.