18/08/2017 02:08
Notícias / Conteúdo

10 dicas para se preparar psicologicamente para o ENEM

O psicólogo Danilo Suassuna listou algumas dicas para estudantes e suas famílias se prepararem para as provas, afinal os pais também precisam apoiar seus filhos nesse momento decisivo

1030    22

Chrystal
por Chrystal Méndez

O Exame Nacional do Ensino Médio está confirmado para o próximo final de semana (5 e 6). Nos dois dias mais de 8 milhões de alunos e suas famílias estarão concentrados (as) para que tudo saia bem!

O psicólogo Danilo Suassuna listou algumas dicas para estudantes e suas famílias se prepararem para as provas, afinal os pais também precisam apoiar seus filhos nesse momento decisivo.

Aqui vão 10 dicas para você e sua família se prepararem, psicologicamente, para o ENEM:

1. Apoio familiar – Apoie seu filho, cuide dele, dê carinho, atenção e quem sabe até uma volta para conversar sobre outros assuntos que não o vestibular, ele ouviu isso o ano todo. Não é hora de se preocupar com a faculdade onde seu filho vai estudar ou começar a fazer contas de qual seria a faculdade que os possíveis pontos dariam para ingressar.  Esse tipo de especulação só deve acontecer na hora certa, depois da prova. Apoie seu filho e o acolha com palavras de incentivo. Alguns ainda estão no 2º ano e já se impõem a cobrança para passar e se ‘livrar’ do ensino médio ou para cumprir expectativas de ‘pular’ etapas, e nem sempre estão maduros para essa conquista.

2. Acredite em você – Quando aparecer uma questão e você logo de cara perceber o item correto, não desconfie. Marque esta alternativa e já passe para a próxima. Muitas pessoas marcam a alternativa certa em um primeiro momento, mas depois por pensar de mais, acabam marcando outra opção e são induzidos ao erro. Acredite mais em você; foram três anos árduos de estudo.

3. Olhe o que fez, não o que falta - É evidente que você não deu conta de ler e estudar tudo. Claro que se for olhar, deixou alguma matéria ou alguma lista de lado e, por falta de tempo algumas coisas deixaram de serem feitas. Tente lembrar o que você fez e como fez. Foco no seu crescimento, como conseguiu crescer em algumas matérias, apesar de que em outras você não foi tão bem. Pensar no que você ainda não fez traz apenas ansiedade e mais cobrança, isso não lhe ajudará em nada.

4. Revisão –É sempre importante revisar alguma matéria antes da prova. Revise então aquilo que dá! Matérias que você gosta (não a preferida pois essa vai ser tranquila). Revisar a matéria que tem mais dificuldade apenas causa uma cobrança excessiva em torno de algo que não temos como solucionar nessa reta final.

5. Durma bem – Quando você dorme bem você acorda mais disposto. Isso recarrega as energias, te deixa mais disposto e o mais importante, consolida a memória e o aprendizado. Se você conseguir seguir os passos 1,2 e 3, e quem sabe até ler algo, essas ações farão com que você consiga se cobrar menos e ter uma boa noite de sono.

6. Alimente-se bem – Alguns dos clientes que atendo, relatam terem alterado a alimentação a fim de saírem-se melhor nas provas. Isso muitas vezes acaba prejudicando o candidato. Mantenha sua dieta, nada a mais, nada a menos. Mudanças no habito alimentar não vão lhe ajudar na prova. Se possível não faça a ingestão de comidas pesadas ou com alto teor de gordura, pois como a digestão é mais difícil, isso acarretará na mudança no seu nível energético durante a prova o que, é claro, interfere psicologicamente.

7. Estabeleça sua estratégia –Muitos amigos e escolas acabam passando diferentes estratégias que podem ser muito assertivas, porem descubra a sua. Nada melhor do que se respeitar e:

aEstabelecer sua ordem de matérias

bEscolher qual é a mais fácil ou a menos preferida para iniciar a prova – escolher a mais fácil pode causar desanimo e desconfiança caso você ache que não está acertando aquilo que ‘sabia de cor’

c. Intercale uma fácil e uma difícil, isso lhe ajuda a não abalar sua autoestima. Lembre-se que o nível de concentração, geralmente, é maior no início da prova, use isso a seu favor.

8. 1000! –A possibilidade mais clara e evidente de tirar um 1000 é na redação, então leia muito para que possa apresentar uma compreensão ampliada sobre o tema da redação. Lembre-se de que a redação é sua, então não se compare ou tente adivinhar como seu colega ou professor fariam essa prova. Faça seu rascunho, escolha sua tese e seja fiel a ela. Se algum pensamento vier, veja se combina com a tese inicial. Tenha clareza na abordagem do tema e construa argumentos sólidos que confirmem sua tese. A redação é um espelho de sua construção durante anos, confie no seu ponto de vista.

9. Desligue - Você fez tudo até aqui! Concentre-se em atividades que possam lhe relaxar e também diminuir o stress, estejam juntos, você e sua família. Não converse com amigos, isso geralmente eleva o nível de competição, mesmo que moderado, para o fato de que acha que o outro sabe mais que você. Não se preocupe se a data será alterada ou não ou se está preparado para esse final de semana. Vá com foco total em dar o seu melhor!

10. Existe vida após ENEM – Muitos adolescentes acabam por estar sob uma pressão tão grande que se esquecem que existe vida após ENEM. Esta não é sua última chance (ou do seu filho). Esta é apenas mais uma das possibilidades ou frustrações que a vida lhe guarda. Esteja pronto pois novos desafios sempre estão por vir. Foco em você e nos seus sonhos. Não os perca caso não dê certo essa prova. É apenas uma prova!

NOTÍCIAS RELACIONADAS

14181   

Museu de Star Wars será aberto em Los Angeles

+ Notícias

Museu de Star Wars será aberto em Los Angeles

George Lucas deve desembolsar US$ 1 bilhão na estrutura do local


88000   

ANTT convidada população a discutir criação do trem de passageiros entre Brasília e Goiânia, o 'Expresso Pequi'

+ Notícias

ANTT convidada população a discutir criação do trem de passageiros entre Brasília e Goiânia, o 'Expresso Pequi'

O trem deve atingir uma média de 160 km/h em uma viagem de cerca de 95 minutos, transportando mais de 40 milhões de passageiros por ano


20464   

Vocalista do LS Jack retorna aos palcos 13 anos depois do coma

+ Notícias

Vocalista do LS Jack retorna aos palcos 13 anos depois do coma

Em 2004, o cantor passou por complicações após um procedimento de lipoaspiração, que o deixou em coma, e também com algumas sequelas na fala e nos movimentos


5765   

Vídeo: Dois ex-secretários se disfarçam de 'fantasmas' para furtar Prefeitura em Goiás

+ Notícias

Vídeo: Dois ex-secretários se disfarçam de 'fantasmas' para furtar Prefeitura em Goiás

A dupla arrombou a sala da administração municipal para furtar uma impressora


29489   

Jorge e Mateus desmentem fim da dupla e sobem aos palcos após onda de boatos

+ Notícias

Jorge e Mateus desmentem fim da dupla e sobem aos palcos após onda de boatos

Nas últimas semanas circulou na internet a falsa notícia que a dupla iria se separar; para sossego dos fãs eles só vão entrar de férias e retomam os trabalhos com tudo em 2017


36694   

Praça Cívica vai abrigar Circuito Cultural em Goiânia

+ Notícias

Praça Cívica vai abrigar Circuito Cultural em Goiânia

As obras de R$ 100 milhões deverão ser iniciadas entre os meses de abril e maio e a conclusão total está prevista para os próximos dois anos


30192   

Curta Mais registrou o estado dos edifícios históricos do Centro de Goiânia; veja as fotos

+ Notícias

Curta Mais registrou o estado dos edifícios históricos do Centro de Goiânia; veja as fotos

Depois da repercussão da matéria publicada pelo The New York Times na última segunda-feira (9), o Curta Mais foi conferir (e registrar) de perto o descaso com a arquitetura histórica de Goiânia


21695   

Meteorologia prevê chuva em todos os dias da semana em Goiânia

+ Notícias

Meteorologia prevê chuva em todos os dias da semana em Goiânia

A sensação térmica que chegou aos 40º nos últimos dias pode estar com os dias contados


TV Curta Mais

MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2017. Todos os direitos reservados.