12/11/2019 10:13
Notícias / Conteúdo

10 coisas que você precisa saber sobre Nanismo para nunca mais rir ou contar piada de anão

Preconceito se combate com informação

Marcelo
por Marcelo Albuquerque

Quase ninguém ainda sabe, mas o Brasil é um dos poucos países do mundo a dedicar uma data anual sobre o Nanismo - a condição de tamanho de uma pessoa cuja altura é abaixo de 1,40 m na idade adulta. A Lei 13.472/2017 foi sancionada em 31/07/2017 e instituiu o dia 25 de outubro como o Dia Nacional de Combate ao Preconceito à Pessoa com Nanismo. Parece um pequeno detalhe, mas foram ações como esta que ajudaram a mudar o jeito da sociedade ver e tratar pessoas com Síndrome de Down, antes chamadas pejorativamente como “mongoloide” ou um cadeirante que era chamado de “aleijado”. Ainda hoje, alguns programas de TV, circos e humorísticos, insistem em colocar a figura do portador de Nanismo em situação de constrangimento ou como alvo de piadas. Peter Dinklage (que ilustra a capa desta matéria), o Tyrion Lannister da famosa série ‘Game of Thrones’, é uma das raras exceções. No Brasil, também temos nossos representantes que conquistaram espaço exclusivamente pelo talento. A atriz Juliana Caldas ganhou destaque na novela 'O Outro Lado do Paraíso' com a personagem Estela. Giovanni Venturini é outro ator que já garantiu seu lugar ao sol em papéis importantes no cinema e na televisão, independentemente da estatura.

Informação é a melhor arma contra o preconceito e foi pensando nisso que surgiu o movimento Somos Todos Gigantes (STG). A campanha, que conta com o apoio do Curta Mais, começou no ano de 2017 em Goiânia, com a hashtag “SomosTodosGigantes e ganhou repercussão nacional através das redes sociais com a adesão de celebridades, até chegar ao Congresso Nacional e virar Lei com a conquista da data oficial. O movimento, criado e coordenado pelo casal Juliana Yamin e Marlos Nogueira, atualmente conta com o primeiro site sobre Nanismo do Brasil e um dos maiores do mundo dedicado ao tema, além de levar a mensagem de conscientização por meio das redes sociais. “A internet hoje é um dos meios onde a desinformação mais acontece e por isso estamos canalizando nossos esforços também neste ambiente com conteúdo informativo e de qualidade sobre o assunto”, explica Juliana. O casal tem três filhos e um deles nasceu com Nanismo. Aos 13 anos, o estudante Gabriel virou porta-voz do movimento e hoje leva informação às escolas, igrejas e por onde passa. Um gigante!

Além de levar conteúdo relevante nas mídias, o movimento também organiza anualmente o Encontro Somos Todos Gigantes que este ano ocorre nos dias 1 e 2 de novembro em Goiânia e quem quiser conhecer mais sobre a causa, basta acessar o site www.somostodosgigantes.com.br

Antes de rir ou fazer alguma piada de anão, conheça aqui dez coisas que talvez você não sabia sobre Nanismo. Provavelmente a piada vai perder a graça.

 

1. O QUE É NANISMO?

Nanismo é ser pequeno. É o nome genérico dado para qualquer condição que implique em baixa estatura imperante. Menos de 1,40m para mulheres e menos de 1,45m para homens. Acontece em média 1 caso a cada 25.000 nascimentos.

 

2. POSSO CHAMAR DE ANÃO?

A maioria das pessoas com nanismo NÃO gostam de ser chamadas de anão. Então, como você não quer magoar ninguém, diga “ele/ela tem nanismo”ou “é uma pessoa com nanismo”.

 

3. EU POSSO TER UM FILHO COM NANISMO?

Sim! 80% das pessoas com nanismo são filhos de pais com estatura dentro da média da população.

 

4. EXISTEM TIPOS DIFERENTES?

Sim! Existem mais de 400 tipos de nanismo, com vários subtipos.

 

5. NANISMO TEM CURA?

Na grande maioria dos casos NÃO. Alguns tipos são causados por questões hormonais. Só nesses casos o uso de hormônio de crescimento faz efeito.

 

6. QUAL A MELHOR FORMA DE COMBATER O PRECONCEITO?

Espalhando conhecimento! As pessoas geralmente falam do que não conhecem e quando se tem acesso à informação confiável é a forma mais eficiente de gerar conscientização. Pessoas com nanismo vêm sendo usadas como atração cômica ou pretensamente grotesca há muitos anos. Muitas piadas e até programas de TV os tratam com desrespeito e isso gera situações constrangedoras no dia a dia deles. Quando você entende que um filho seu ou mesmo você poderia (ou pode) estar na mesma condição, toda piada perde a graça.

 

7. ACESSIBILIDADE É UM PROBLEMA PARA QUEM TEM NANISMO?

E como! A baixa estatura faz com que atividades simples do dia a dia sejam complicadas para eles. Alcançar pias, balcões, prateleiras de supermercado, botoeiras de elevador são alguns exemplos. Esta é uma das lutas do Somos Todos Gigantes.

 

8. EXISTEM MUITOS ESPECIALISTAS NA ÁREA DE SAÚDE?

Não. Faltam médicos especialistas que entendam de nanismo. Segundo estimativas, existem no país aproximadamente 20.000 pessoas com nanismo.

 

9. O QUE COMEMORAM DIA 25 DE OUTUBRO?

A lei 13.472/2017 foi sancionada em 31/07/2017 e instituiu o dia 25 de outubro como o DIA NACIONAL DE COMBATE AO PRECONCEITO À PESSOA COM NANISMO. Para nós é um dia importante para lembrarmos a todos que somos pessoas apenas com centímetros a menos, mas capazes de protagonizar nossas próprias histórias. Falar abertamente sobre o assunto que até pouquíssimo tempo atrás era um tabu. Espalhar informação é a maior arma contra o preconceito.

 

10. O QUE É O #SOMOSTODOSGIGANTES?

O movimento nasceu apenas como uma campanha digital de combate ao preconceito em 30/09/2015, criada por um casal, o advogado Marlos Nogueira e a empresária Juliana Yamin, cujo filho mais velho, Gabriel, tem o tipo mais comum de nanismo: acondroplasia. A campanha rapidamente se espalhou pelo Brasil e em 2016 se tornou o primeiro e único site no Brasil que fala exclusivamente sobre nanismo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS


+ Notícias

CCXP 2019: Elenco de 'La Casa de Papel', Ryan Reynolds e Margot Robbie são atrações confirmadas

O evento de cultura pop mais épico do mundo recebe: Rio, Tóquio, Nairóbi, Berlim e muitos outros


+ Notícias

Hemocentro divulga edital de processo seletivo para Iporá

A seleção que será realizada pelo Instituto IDTECH e oferece vagas para diversas áreas


+ Notícias

10 estratégias de manipulação em massa que a 'elite mundial' usa para controlar você

E isso envolve tudo, desde os produtos que você compra para casa, aos livros que você escolhe ler


+ Notícias

Após apresentar o Jornal Nacional Matheus Ribeiro se emociona em vídeo de agradecimento

O goiano fez história ao se tornar o mais jovem apresentador do jornal de maior audiência do país


+ Notícias

'Tchau Brigado': aos 26 anos Matheus Ribeiro faz história como o apresentador mais jovem do JN; vídeo

O jornalista esbanjou segurança e carisma pela primeira vez na bancada do principal telejornal do país que terminou com o bordão do goiano


+ Notícias

Em comemoração a 20 anos da banda KLB retorna aos palcos com turnê

Kiko Leandro e Bruno revelaram que a ideia é fazer algo próximo do que Sandy e Júnior fizeram



MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.