23/08/2017 06:50
Notícias / Conteúdo

10 bons motivos para você curtir mais o Centro de Goiânia

Da lasanha do Bologna ao Biscoito Pereira da Rua 55, uma viagem ao tempo

115648    22

Marcelo
por Marcelo Albuquerque

Conteúdo apoiado culturalmente pelo Bretas.

Por Marcelo Albuquerque, editor do Curta Mais, ex-morador do Centro, fã e freqüentador da região até hoje.

Tradição, história e boas experiências. É disso que estamos falando quando o assunto é o Centro de Goiânia. Lá o tempo passa deliciosamente mais devagar. Para os olhares mais cuidadosos e despretensiosos, a certeza de uma boa surpresa a cada esquina. Razões não faltam: riquíssimo patrimônio art déco (apesar de mal conservado), gastronomia e comidinhas maravilhosas e opções para todos os gostos e bolsos no diversificado comércio da região. E por aí vai...

Passei a adolescência dividindo as atenções entre o movimentado “Centrão” e o pacato Bairro Popular, quando ainda era possível jogar golzinho na rua e andar tranquilamente por alí. Era moleque quando vi de perto todo o barulho e comoção internacional provocados pelo Césio 137, na Rua 57, pertinho do Mercado Popular. Mas as boas memórias prevalecem. Lembro que guardava cada centavo para gastar no caldo de cana com pastel frito da Rua do Lazer e no “Taito”, pertinho dali, no mesmo quarteirão. Adorava a feira hippie aos domingos quando ainda era na Avenida Goiás, logo depois ocupada durante toda semana pelos camelôs, transferida em seguida pelo prefeito Pedro Wilson para a Avenida Paranaíba e hoje faz bombar toda a região da rodoviária e da Rua 44. Saudade dos shows de grandes artistas no Ginásio Rio Vermelho (quem se lembra da polêmica do Technotronic... Era cover ou original?) e até A-Ha no saudoso Estádio Olímpico! O Centro mudou muito desde então, mas, particularmente, continuo achando fascinante, apesar dos pesares.

Sei que alguém vai dizer que faltou isso ou aquilo nessa lista. Claro que tem muitos outros bons motivos para conhecer melhor toda a região central. Mas, acreditem, a intenção foi a melhor possível de divulgar nosso Centro na esperança que todos os membros da cidade possam voltar seus olhos para o coração de onde tudo começou, inclusive o poder público.

Seguem 10 programas e lugares que valem a visita no Centro de Goiânia. Espero que curtam!

 

1 - EMPADA DO MERCADO CENTRAL

empada

Empada: marca registrada do Mercado Central. (Foto: Marcelo Albuquerque)

central

mercado

Artesanatos e produtos naturais também são bastantes procurados.

Reserve pelo menos duas horas para o Mercado Municipal da Rua 3. Além das famosas empadas servidas no lugar (vá disposto a comer em pé mesmo, faz parte da tradição), a variedade de produtos artesanais, doces exclusivos, queijos, especiarias, plantas e raízes medicinais, são um prato cheio para quem gosta de um bom mercadão (é o mais completo da cidade). A pessoa que te atender em uma das bancas, provavelmente atendeu também seus pais ou avós.  

Uma curiosidade: o Mercado Central de Goiânia começou a funcionar em 1950, na gestão do Prefeito Eurico Viana, onde hoje se encontra o prédio do Pathernon Center e, posteriormente, transferido para o Mercado Centro Comercial Popular (Camelódromo do Centro). Em 24 de outubro de 1986, na gestão do Prefeito Daniel Antônio de Oliveira, foi novamente transferido para sua sede definitiva, onde está hoje.

Mercado Central

Rua 3, n.º 322, Setor Central

Fone: 3524-1324

 

2 - RESTAURANTE BOLOGNA

bolo

A fachada resite ao tempo no tradicional Bologna. (Foto: Marcelo Albuquerque)

bolo

Lasanha à Bolonhesa: há mais de 50 anos, o prato mais pedido da casa. (Foto: Marcelo Albuquerque)

Ao lado do Mercado Central, fica esse tesouro gastronômico do Centro. Point obrigatório há quase seis décadas para os fãs da legítima massa italiana. A própria família Tosi prepara as massas frescas e os molhos diariamente. Da cozinha da fundadora Corina saem receitas como o nhoque à bolonhesa e o lombo suíno recheado com copa e mussarela. Mas a estrela do menu continua sendo a Lasanha à Bolonhesa e o Filé à Parmegiana.

Restaurante Bologna

Endereço: Rua 3, 290 - centro - Goiânia

Telefone: (62)3225-6497

 

3 - PASTELARIA DO MEU (MERCADO POPULAR DA RUA 74)

meu

Experimentem o pastel e biscoito!

meu

Mais de 60 tipos de pastéis fritos na hora há mais de cinco décadas! (Foto: Marcelo Albuquerque)

Campeã de votos na pesquisa Curta Mais dos melhores pastéis de Goiânia, a Pastelaria do Meu é a porta de entrada para o Mercado Popular da Rua 74 – o complexo todo merece a visita.

O jeito informal de tratar a clientela rendeu a Geraldo de Lemes o apelido que dá nome a casa. Aos 79 anos, ele prepara as sessenta versões de pastéis. Experimente o de carne com pequi e guariroba ou monte o seu customizado. A casa que atende há 51 anos exatamente no mesmo endereço, tem na tradição sua principal receita de sucesso. No cardápio, ainda figuram o biscoito de polvilho frito, um dos melhores que já comi. A pastelaria conta ainda com um pub anexo especializado em rock e blues.

Pastelaria do Meu

Endereço: Rua 74, 329, sala 6 - Mercado Popular - Setor Central - Goiânia

Telefone: (62) 8194-8961

 

4 - PRAÇA CÍVICA

praca

Praça Cívica: sede do poder executivo goiano. (Foto: Marcos Aleotti)

O passeio pelo Centro começa pela Praça Cívica, palco de grandes manifestações políticas e populares, sede do governo estadual e endereço de museus e monumentos famosos. Leve máquina e tempo para conhecer o belo Museu Estadual Professor Zoroastro Artiaga. Com arquitetura em art déco, estilo que marcou as construções da época, o museu foi fundado em 1946 e conta com acervo de documentos históricos, utensílios antigos, objetos relacionados aos índios do Brasil Central e peças artísticas.

O Monumento às Três Raças, criado em 1968 pela artista plástica Neusa Moraes, foi feito em homenagem as três raças que compõe a origem da cidade e do estado: o branco (os bandeirantes), o negro (os escravos) e o índio. Também em art déco, o Palácio das Esmeraldas, casa oficial do governador de Goiás, merece ser apreciado. Ao fundo, o moderno Palácio Pedro Ludovico Teixeira, centro administrativo do governo, que foi eleito uma das obras arquitetônicas mais importantes da cidade. A lista completa você vê aqui.

 zoro

Museu Zoroastro Artiaga: art déco presente por fora e muita história por dentro.

 

5 - RESTAURANTE POPULAR

pop

Point de políticos, empresários e trabalhadores da região.

pop

Experiência gastronômica: tradição de quase quarenta anos. (Foto: Marcelo Albuquerque)

pop

Comida feita na hora e servida diretamente no fogão. (Foto: Marcelo Albuquerque)

Quem já conhece a casa, sabe do que estamos falando. O Restaurante Popular é imperdível para quem aprecia a boa mesa. Quem ainda não foi, vai um resumo: comida caseira excelente, servida diretamente no fogão, em um ambiente simples e muito hospitaleiro. Cozinheira de mão-cheia, Lourdes Salomão Barreto mantém o restaurante na ativa há 36 anos graças. O segredo? Comida caseira feita com amor e preço popular, costuma contar aos clientes. Vá preparado para devorar o arroz com pequi, feijão-tropeiro, galinhada, costelinha frita, bidê acebolado, ovo frito, mandioca, guariroba, carne de sol, feijoada e disco de carne. Você mesmo se serve diretamente no fogão, igual na sua casa, enquanto as funcionárias lavam a louça e preparam mais comida. A casa ainda oferece um cafezinho de coador e uma sobremesa – experimente a ambrosia e depois conte pra gente. Acostume-se a dividir espaço, na mesma mesa, com algum trabalhador da região, um político conhecido ou algum empresário poderoso. É o almoço mais democrático da cidade!

Restaurante Popular

Endereço: Rua 72, 524 - centro - Goiânia

Telefone: 3224-6150

 

6 -BISCOITO PEREIRA DA RUA 55

pereira

Ponto de encontro de políticos, empresários e fãs do lanche mais tradiconal de Goiânia.

55

Hermógenes, filho do seo José Pereira, tem 53 anos e nasceu praticamente na lanchonete.

Mais uma cinquentona do Centro. A propósito, um negócio que funciona esse tempo todo no mesmo lugar e com clientes cativos merece todo o nosso respeito. A receita dos quitutes permanece a mesma desde a inauguração da casa, em 1963. Aos 88 anos, o proprietário José Pereira recebe os clientes que lotam o local à procura do pão de queijo e da coxinha de frango com catupiry. Vale experimentar também a coalhada sempre fresca e o cafezinho coado na hora. Reza a lenda que o candidato que não visitar o local durante a campanha política, perde a eleição.

Biscoito Pereira

Endereço: Rua 55, 458 - centro - Goiânia

Telefone: (62)3223-3352

 

7 - CIRCUITO ART DÉCO

gyn

Teatro Goiânia: exemplo de conservação do nosso patrimônio art déco.

Um dos mais ricos e importantes acervos da arquitetura art déco do mundo, está exatamente no Centro de Goiânia. Os prédios e monumentos (infelizmente muitos mal preservados) ainda guardam nos seus traços os tempos de glória do Centro de Goiânia. Comece o circuito pela Praça Cívica, passe pelo coreto, no início da Avenida Goiás, e logo depois, pare para fotografar o relógio na mesma avenida. Desça a pé e, se cansar, sente em um dos belos bancos disponíveis no trajeto. Vá até a Praça do Trabalhador para conhecer a antiga estação ferroviária (outro belo prédio que precisa urgentemente de uma restauração). Ainda no circuito art déco, não deixe de conhecer por dentro e por fora o belíssimo Teatro Goiânia, reinaugurado no ano passado (tá realmente lindo).

relogio

Detalhe do relógio da Av. Goiás: início do circuito.

3

Monumento às Três Raças: garantia de belas fotos.

 

8 - PIZZARIA CENTO E DEZ

110

Já na fachada um ar retrô irresistível.

Muita gente não sabe, mas a Pizzaria Cento e Dez, começou como uisqueria há 48 anos. Somente três décadas atrás especializou-se nas pizzas. Vá preparado para encontrar garçons que atendem no local há décadas. No cardápio, sessenta coberturas assinadas pela chef Cássia Resende. A portuguesa é uma das mais pedidas pelos clientes. Experimente também a Dom Graciano, de calabresa, provolone e banana frita. O nome é em homenagem a um dos clientes mais assíduos.

Cento e Dez

Endereço: Rua 3, 1000 - Setor Central - Goiânia

Telefone: (62) 3225-5070 e 3212-1827

 

9 – CENTRO MUNICIPAL DE CULTURA GOIÂNIA OURO

gyn

Boa programação cultural quase todo dia.

Quem teve o privilégio de curtir um cineminha no Cine Ouro sabe o que é saudosismo. Hoje o lugar abriga o Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro com uma programação digna de aplausos. Vale prestigiar cada espetáculo até mesmo como forma de incentivo aos artistas locais que tem no espaço a oportunidade de mostrar seus talentos. A programação completa você acompanha no Curta Mais ou diretamente no site do Goiânia Ouro.

Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro

Endereço: Rua Três, 1016 - Centro, Goiânia - GO, 74023-101

Telefone:(62) 3524-2542

 

10 - FEIRA HIPPIE

hippie

A imagem acima foi captada por satélite e dá a dimensaão da Feira Hippie

hip

Programa perfeito pra quem curte o burburinho e uma boa pechincha

Domingo é dia de feira e não estamos falando de uma qualquer. A Feira Hippie é a maior de Goiânia e considerada a maior feira ao ar livre da América Latina. São mais de seis mil expositores que atraem milhares de clientes de todas as partes do país.

Tudo começo na década de sessenta, quando os hippies expunham suas peças de artesanato no Parque Mutirama, depois na Praça Universitária, posteriormente Praça Cívica, Avenida Goiás até o local atual.

Merece destaque o setor de artesanato localizado em área própria em frente ao prédio histórico da antiga Estação Ferroviária. Peças feitas no tear, tachos de cobre, cerâmica, pedra sabão, crochê, licores, porcelanas pintadas à mãos são apenas alguns dos tantos itens comercializados pelos artesão. Junto a eles estão os artistas plásticos, alguns inclusive, reconhecidos internacionalmente, com belas e coloridas telas. As barracas de alimentos, muitas de comida típica do estado, se espalham por toda a Feira que tem no setor de vestuário seu ponto forte. Gente de toda parte do país, lotam centenas de ônibus para compras no atacado. O sucesso da Feira Hippie é tanto que revolucionou toda a região da Rua 44, consolidando o lugar como pólo de confecção. O movimento é tanto que impulsionou o setor hoteleiro e até a criação de outro grande centro comercial, a Estação Goiânia. A rodoviária fica dentro do Araguaia Shopping, outra opção de compras na vizinhança.

Feira Hippie

Endereço: Praça do Trabalhador, Centro

Funcionamento: Aos Domingos

Horário: Das 7 às 14 horas

 

Quer sugerir uma pauta para o Curta Mais? Envie seu e-mail para [email protected]

 

Todo conteúdo desse site é de direito reservado ao Curta Mais.
Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização expressa e formalizada do veículo.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Curta Mais - Todos os direitos  reservados ®

NOTÍCIAS RELACIONADAS

438   

Acontece em Goiânia desfile com presença de globais

+ Notícias

Acontece em Goiânia desfile com presença de globais

Evento acontece em shopping e o tema será os 50 anos da Tropicália


158   

Espetáculo Branca de Neve ao Som dos Beatles chega em Goiânia

+ Notícias

Espetáculo Branca de Neve ao Som dos Beatles chega em Goiânia

A história não é como as histórias convencionais dos contos de fada


1221   

Chega ao Brasil calcinha absorvente para menstruação

+ Notícias

Chega ao Brasil calcinha absorvente para menstruação

pode ser lavada na máquina e dura até dois anos


763   

8 food parks para curtir o melhor da gastronomia de rua em Goiânia

+ Notícias

8 food parks para curtir o melhor da gastronomia de rua em Goiânia

Os lugares mais agradáveis, aconchegantes e deliciosos da cidade!


2394   

5 coisas que todo goiano ouve quando viaja

+ Notícias

5 coisas que todo goiano ouve quando viaja

Além de muito hospitaleiros, os goianos também são muito pacientes


1312   

Quer saber quantas pessoas no Brasil tem seu nome ?

+ Notícias

Quer saber quantas pessoas no Brasil tem seu nome ?

Site oferece esse recurso gratuitamente


668   

10 famosos que tentaram carreira musical e não se deram bem

+ Notícias

10 famosos que tentaram carreira musical e não se deram bem

Você colocaria eles em em sua playlist ?


561   

Três cervejas brasileiras estão entre as melhores do mundo

+ Notícias

Três cervejas brasileiras estão entre as melhores do mundo

Vencedoras da competição podem ser encontradas em Goiânia; saiba onde


TV Curta Mais

MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2017. Todos os direitos reservados.