22/11/2019 17:41
Notícias / Conteúdo

10 belíssimos motivos que comprovam porque Goiânia é a capital dos parques

A cidade tem o maior número de metros quadrados de áreas verdes por habitantes

Marcelo
por Marcelo Albuquerque

Provavelmente você já ouviu falar que Goiânia é a capital brasileiras do parques e do verde. A fama não é por acaso e os números comprovam isso para nossa alegria. Para a capital goiana possuir o título de capital brasileira com melhor qualidade de vida, pelo Instituto Brasil Américas não foi por acaso. De acordo com Plano Diretor de Arborização Urbana (Pdau), Goiânia é a capital brasileira que possui o maior número de metros quadrados de áreas verdes por habitantes. Conforme o levantamento da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Goiânia tem 94 metros quadrados de áreas verdes de cada cidadão, a capital goiana fica em segundo lugar, uma vez que a campeã mundial é a cidade de Edmonton, no Canadá, com um quantitativo de 100 metros quadrados de área verde por habitante. De acordo com a Organização das Nações unidas (ONU), é recomendável que uma cidade tenha pelo menos 12 metros quadrados, ou seja, Goiânia supera a meta com um indice de sete vezes mais áreas verdes!

A cidade conta com 32 parques e bosques já implantados e o Curta Mais listou aqui 10 deles que por sí só já confirmariam a boa fama.

 

Bosque dos Buritis                                                                                       

Local de bastante visitação, o Bosque dos Buritis é o mais antigo patrimônio paisagístico de Goiânia. Cercado por árvores, e plantas rasteiras. E conta com três lagoas articifiais abastecidas pelo córrego Buriti e por vários canais subterrâneos. Em uma delas está o maior jato d’água da América do Sul. Área de 124.800 metros quadrados.

Endereço: Entre as Ruas 1 e 29, Avenida Assis Chateaubriant e Alameda dos Buritis, Setor Oeste. 

Fonte

 

Parque Lago das Rosas 

O Lago das Rosas é o parque mais antigo da capital, criado na década de 40. Seu nome se deve à um jardim de rosas que havia no local antes da construção do parque, além da art déco e suas construções tombadas pelo IPHAN. O parque abriga uma vasta quantidade de espécies de plantas e é excelente pedida para um piquenique. Nele você encontra uma biblioteca, área destinada a yoga e o zoológico da capital.

Endereço: Entre a Alameda das Rosas e a Avenida Anhanguera.                                                                                                           

 parque

 

Parque Areião

O Parque Areião possui uma pista de cooper de 2.400 metros, um lago, duas estações de ginásticas, campo de futebol, parque infantil e também possui uma vila ambiental, projetada pra desenvolver atividades de educação ambiental.

Endereço: Entre a Alameda Coronel Eugênio Jardim, Avenidas Americano do Brasil e Edmundo P. Abreu, Areião, 5ª Radial e a Rua 90. Aberto das  8:00 às 17:00 horas. 

parque

 

Parque Flamboyant

Situado em uma das áreas mais nobres de Goiânia, o parque flamboyant é uma boa pedida para quem gosta de esportes e não abre mão de uma caminhada ao fim da tarde. Com grande área para caminhada, pista para ciclismo, dois lagos e parque infantil.

Endereço: Entre as Ruas 15,12, 46, 55, 56 e a Avenida H. 

parque

 

Parque Vaca Brava

O nome Vaca Brava é uma referência a uma das três fazendas que foram as áreas utilizadas na construção da cidade, o parque contém um lago, chafariz, pista de cooper, diversas lojas, restaurantes, e o conhecido Goiânia Shopping.

Endereço: Entre as Avenidas T-5, T-10, T-13, T-15 e T-66.

parque

 

Parque Beija Flor

É uma das diversas áreas de preservação ambiental de Goiânia e está localizado no setor Jaó, nele você desfruta de um lago com fonte, uma pista de caminhada, paisagismo, caminhos internos e parque infantil.

Endereço: Entre a Avenida Venerando de Freitas Borges e a Rua J-22. 

parque

 

Bosque Bougainville

O bosque Bougainville conta com pista de caminhada, estação de ginástica, quadra de esportes, espaços para convivência, quadra de basquete.

Endereço: Entre as Avenidas dos Flamboyants e Dom Fernando, e as Ruas Juriti, DF-14, DF-15, RM2, e RM4.

parque

 

Jardim Botânico

O Jardim Botânico é a maior área verde da capital, com 1.000.000 de metros quadrados e foi fundado em 1978, o parque fica localizado no setor Pedro Ludovico. Nele abriga-se além de animais silvestres, um lago, área para cooper e em breve um borboletário.

Endereço: (Setor Pedro Ludovico, Região Sul), entre a Alameda do Contorno e as Avenidas Botânico, Jardim Botânico e Antônio de Queiroz Barreto.

parque

 

Parque Liberdade

O Parque Liberdade é um aconchegante parque que fica localizado no setor Jaó, nele você encontra lago, pista de cooper e estação de ginástica. O parque tem o acesso livre de manhã e à noite.

Endereço: Entre as Avenidas Venerando de Freitas, Liberdade e Belo Horizonte e Rua J-10, Setor Jaó.

 parque

 

Parque Cascavel

O Parque fica localizado na região Sul de Goiânia, abriga uma extensa área verde e um lago, também conta com uma pista de cooper e espaço recreativo.

Endereço: Entre as Avenidas Guarapari, Leblon, Alameda Aliança, Ruas do Siri, da Palombeta, da Ostra, Guarujá e Copacabana. 

parque

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Notícias

Museu de Star Wars será aberto em Los Angeles

George Lucas deve desembolsar US$ 1 bilhão na estrutura do local


+ Notícias

ANTT convidada população a discutir criação do trem de passageiros entre Brasília e Goiânia, o 'Expresso Pequi'

O trem deve atingir uma média de 160 km/h em uma viagem de cerca de 95 minutos, transportando mais de 40 milhões de passageiros por ano


+ Notícias

Vocalista do LS Jack retorna aos palcos 13 anos depois do coma

Em 2004, o cantor passou por complicações após um procedimento de lipoaspiração, que o deixou em coma, e também com algumas sequelas na fala e nos movimentos


+ Notícias

Vídeo: Dois ex-secretários se disfarçam de 'fantasmas' para furtar Prefeitura em Goiás

A dupla arrombou a sala da administração municipal para furtar uma impressora


+ Notícias

Jorge e Mateus desmentem fim da dupla e sobem aos palcos após onda de boatos

Nas últimas semanas circulou na internet a falsa notícia que a dupla iria se separar; para sossego dos fãs eles só vão entrar de férias e retomam os trabalhos com tudo em 2017


+ Notícias

Praça Cívica vai abrigar Circuito Cultural em Goiânia

As obras de R$ 100 milhões deverão ser iniciadas entre os meses de abril e maio e a conclusão total está prevista para os próximos dois anos


+ Notícias

Meteorologia prevê chuva em todos os dias da semana em Goiânia

A sensação térmica que chegou aos 40º nos últimos dias pode estar com os dias contados


+ Notícias

Volkswagen apresenta a nova Kombi no Salão do Automóvel de Detroit

Além do design completamente reformulado, o novo modelo vem com uma enorme bateria capaz de rodar 434 km com uma carga


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.