1 milhão de assinaturas: internautas se mobilizam contra imposição de limite de internet fixa no Brasil

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
1456d8a586fa1e975bab59259bf1d229

O bloqueio da internet fixa após o limite de consumo de dados, implementado pela empresa de telefonia Vivo, é o assunto mais discutido na última semana entre os internautas.  A preocupação é geral porque o uso da internet afeta a maioria (se não todos) dos serviços prestados hoje em dia. Para se posicionarem, internautas de todo o País resolveram criar uma petição online com o objetivo de acabar com a medida antes que outras prestadoras adotem a prática. O grupo já escolheu até um nome – “Movimento Internet Sem Limites”, e reuniram mais de 1 milhão de  assinaturas para a petição pública.

Vale lembrar que essa não é a única petição na internet que trata do assunto. A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, a Proteste, também conta com um abaixo-assinado disponível no site oficial do órgão e que tem pouco mais de 55 mil assinaturas até o momento.

Como a criatividade dos usuários de internet nunca tem fim, já foi criada também uma paródia que aborda o tema, usando um comercial da própria empresa. O vídeo postado no YouTube, na última quinta-feira, 14, começa com o tom convencional de mensagem positiva e alegria, intercalando alguns conceitos tecnológicos e “internéticos”, como “fazer download”, “touch screen”, entre outros, só que logo é interrompida, quando se inicia o “download”, devido a uma redução de velocidade, até que o vídeo é interrompido graças à nova política da empresa.

Essa decisão de limitar a conexão dos clientes de acordo com os pacotes adquiridos isolou a Vivo das concorrentes, uma vez que até agora a operadora é a única que se mostrou disposta a tomar tal medida no setor de internet fixa. Outras representantes do setor, já confirmaram através de notas à imprensa,  que nenhuma delas pretende seguir os passos da Vivo: TIM, Oi e NET informaram que deixarão as coisas como estão.