Turismo em Ação: Governo lança programa de incentivo à visitação as regiões administrativas do DF

Programa Turismo em Ação será lançado em Planaltina

developer
Por developer

Para aperfeiçoar a conexão do turista que visita Brasília com as regiões administrativas e fomentar o segmento em todo o Distrito Federal, a Secretaria de Turismo (Setur-DF) lança, nesta terça-feira (6), em Planaltina, o Turismo em Ação. O programa tem caráter itinerante e irá promover ações e encontros com lideranças das cidades para alavancar a cadeia turística de cada região.

De forma pioneira, a Setur-DF vai levar às regiões administrativas representantes das áreas técnicas da pasta. Eles vão realizar um trabalho integrado que tem como pilar evidenciar os atrativos de cada cidade e impulsionar ainda mais o desenvolvimento do setor.

Por meio do Turismo em Ação, a população local conhecerá mais sobre como ter acesso às importantes iniciativas de fomento, como os benefícios do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), linha de crédito histórica junto ao Banco de Brasília (BRB), instituição financeira responsável por operar o repasse de R$ 521 milhões feito pelo Ministério do Turismo, com o objetivo de injetar dinheiro em empreendimentos do setor.

A riqueza turística de Planaltina

2d6e8ada12a8f7d5479413f065ed610f.jpeg

Planaltina integra a lista de atrações turísticas imperdíveis do DF mapeadas pela Secretaria de Turismo. Fundada em 1859, a cidade mais antiga da região servia como ponto de passagem para os bandeirantes que percorriam Goiás em busca de ouro e esmeraldas. 

Hoje, a região administrativa é um museu a céu aberto, que conserva casarões com mais de dois séculos de existência em seu Centro Histórico. A cidade atrai turistas e estudantes de arquitetura de todo o país, que chegam para conhecer as antigas casas construídas com materiais como adobe, palha e madeiras tradicionais.

Os visitantes se encantam com essa viagem no tempo até o Brasil colônia, com visitas ao Museu Histórico e Artístico de Planaltina e à Igrejinha São Sebastião, construída há 200 anos pelos escravos da região. Estão ainda na lista de visitas, o Parque Ecológico Sucupira, o Parque Ecológico dos Pequizeiros, a Pedra Fundamental, o Vale do Amanhecer e o Morro da Capelinha, conhecido nacionalmente por ser palco da encenação da Via Sacra por atores da cidade, principal evento de Planaltina, que atrai cerca de 150 mil espectadores anualmente.

Foto capa: Divulgação/Setur-DF