19/10/2019 21:22
Gastronomia / Adegas

Saiba como eleger a cerveja ideal para o Ana Novo

Saiba como harmonizar a bebida com o que está à mesa

por Curta Mais

Com a chegada das festividades de fim de ano, muitos cervejeiros de plantão já começam a vasculhar prateleiras, na tentativa de identificar quais rótulos podem ser os melhores para acompanhar os cardápios da ceia de Natal. Para uma melhor harmonização com o que está à mesa, a beer sommelier Andrea Sousa, da Cervejaria Stadt, dá dicas de como cada tipo diferente da cerveja pode ser combinado com entradas, pratos principais e sobremesa:

Pilsen: a pilsen é o estilo mais consumido  no Brasil permite uma ótima harmonização do início ao fim da festa. De sabor suave e corpo leve e muita refrescância, ela é uma excelente opção para acompanhar pratos mais leves e delicados, como peru, bacalhau e as entradinhas típicas, como saladas, nozes e sementes harmonizam perfeitamente com esse estilo. 

IPA: o rótulo Monumental IPA, que é uma cerveja  lupulada, tornando bastante perceptível a característica do amargor, contrasta com uma equilibrada nota de malte caramelizado. O seu aroma leve maltado é ótimo para acompanhar pratos mais substanciosos, como as carnes vermelhas, o pernil e o tender, sem retirar o sabor dos alimentos. O estilo encorpado e forte também faz um par formidável com o salpicão de frango defumado.

Belgian Strong Ale: uma cerveja especial, como o rótulo Delirius,  de sabor rico e complexo, com a presença de frutas amarelas e algumas notas de caramelo  e damasco é perfeita para harmonizar por semelhança com os sabores igualmente ricos e complexos como lombos, tender ou pernil. É possível também harmonização por corte da gordura: o amargor e teor alcoólico da cerveja casa muito bem com a Delirius, que, apesar de ter 8% de teor alcoólico, proporciona um aquecimento alcolico bem menor que todo o conjunto. No final, a cerveja apresenta uma leve acidez de frutas amarelas, que harmoniza em cheio com molhos e sabores típicos em carnes especiais para o Natal, com um toque  deliciosamente ácido.

Weiss (cerveja de trigo): o rótulo de trigo possui características bem marcantes de notas de banana e cravo. Seu aroma intenso e frutado tem sabor forte e é ideal para combinar com pratos principais leves, como o bacalhau e peru. Por ser de finalização mais adocidaca, é perfeita também para acompanhar  a sobremesa: rabanadas, tortas de nozes e o panetone. proporcionando um equilíbrio no paladar.

c61daaf11720711e2ec94136d608bd0c.jpg

Fotos: Divulgação

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Gastronomia

Chef Ian Baiocchi, do Íz, comanda o restaurante oficial da CASACOR Brasília 2019

Operação na cidade traz menu enxuto com seleção de clássicos da premiada casa goiana


+ Gastronomia

Cervejaria abre as portas em Brasília e oferece 500 chopes gratuitos

Inauguração acontece neste sábado com outras atrações


+ Gastronomia

Brasília vai ganhar unidade de restaurante do chef Jamie Oliver

Franquia deve ocupar espaço em shopping no centro da capital


+ Gastronomia

12 lugares para comemorar o Dia Mundial do Hambúrguer em Brasília

Data é celebrada na cidade com algumas promoções e receitas especiais



+ Gastronomia

4 Restaurantes em Brasília para seguir a tradição do nhoque da fortuna

Todo dia 29 é dia de provar a receita e pedir prosperidade




MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.