Para evitar perda de documentos físicos, Polícia Civil do DF apresenta aplicativo de identidade digital

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Por developer

Nesta segunda-feira (10 de junho), a Polícia Civil do DF lançou o aplicativo e-Identidade. A plataforma oferece o acesso aos dados documentais da nova Carteira de Identidade do brasiliense e nesta fase inicial estará disponível apenas para servidores da PCDF. O prazo é de que em duas semanas, usuários de smartphones Android possam usar e, em 30 dias, a ferramenta estará disponível para o iOS.

A intenção é facilitar e otimizar o alcance seguro aos dados do brasiliense, reduzindo a necessidade de portá-los individualmente e a consequente chance de perda ou extravio, além de combater fraudes. O DF é a primeira unidade da Federação a implementar a ferramenta, válida como documento oficial em todo o território nacional, previsto no Decreto 9.278/2018.

A lista de documentos disponíveis virtualmente inclui CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), NIS/PIS/PASEP, Certidão Militar, Identidade Profissional, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

Após baixar o aplicativo, basta fazer um cadastro inicial com biometria ou senha. Número de identidade, CPF, nome e e-mail são os dados básicos para configuração, que será autenticada pela corporação a partir do código tipográfico constante nas novas identidades. Após isso, são inseridas as demais informações dos documentos, presentes na nova identidade, incluindo assinatura. 

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Fonte: Agência Brasília
Foto: Agência Brasília & PCDF/Divulgação