Meteorologia emite alerta de ‘perigo potencial’ com forte tempestade no DF

Inmet alerta para riscos de alagamento, queda de árvores, ventos de até 60km/h e até granizo

developer
Por developer

O Instituto de Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quinta-feira (20) o alerta amarelo para estados das regiões Centro-Oeste, Norte, Sudeste e Sul. O aviso informa sobre o risco de chuvas intensas e granizo, com a possibilidade de queda de vidros e galhos de árvores, alagamentos, incidência de descargas elétricas, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios e até granizo nas próximas 24 horas.

No DF, a previsão é de chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, o que pode causar alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. As regiões do Centro Goiano, Leste Goiano, Sul Goiano, Norte Goiano e Noroeste Goiano devem ser as mais atingidas. 

Na noite desta quarta-feira (19) uma tempestade atingiu Samambaia. Os fortes ventos destelharam cerca de 1000 casas e derrubaram muros e partes de edificações na cidade. Ao menos cinco pessoas ficaram feridas. No momento, 6 mil residências estão sem energia.

A previsão do Inmet para esta quinta (20) é de pancadas de chuva e trovoadas isoladas no DF. Além disso, o instituto alerta para que a população evite se esconder embaixo de árvores e locais com coberturas metálicas frágeis, por conta do risco de queda e de raios.

Com o alerta amarelo, o Inmet sinaliza indicação de “Perigo” à população. “Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades”, orienta o instituto.

Para reduzir os danos causados pela condição meteorológica adversa em virtude de chuvas intensas, o Inmet aconselha que o cidadão coloque móveis e utensílios em lugares altos, desligue aparelhos elétricos e, ao observar rachaduras nas residências, procure abrigos municipais.

Abaixo o gráfico divulgado na noite desta quinta-feira (20):

inmet