Lei sobre assentos preferenciais entra em vigor no DF

Legislação determina que o passageiro comum deverá oferecer o assento para a pessoa beneficiada pela medida, caso esta esteja sem lugar para sentar

developer
Por developer

Começa a vigorar a partir desta quarta-feira, 8/11, a nova lei que torna preferenciais todos os assentos no metrô e nos ônibus do Distrito Federal. Todos os passageiros idosos – a partir de 60 anos -, gestantes e passageiros com crianças de colo, ou com deficiência e mobilidade reduzida têm prioridade para ocupar os bancos nos coletivos. A norma foi publicada no Diário Oficial do DF em setembro deste ano, mas só agora se tornou obrigatória.

A lei determina que o passageiro comum deverá oferecer o assento para a pessoa beneficiada pela medida, caso esta esteja sem lugar para sentar.

O Metrô-DF vai passar a informar os usuários sobre a mudança por meio de sistemas de som nas estações e nos trens; e nos televisores localizados no interior dos vagões também trarão a mensagem. Além de adesivos serão fixados em todos assentos. Já nos ônibus do DF, existem adesivos colados, para alertarem os usuários sobre a legislção. Na Rodoviária do Plano Piloto há totens com estas informações. 

8e51d34b51c3bfd0aba5555d8493f4ee.jpg