Joaquim Roriz morre aos 82 anos em Brasília

O ex-governador do Distrito Federal estava internado há um mês

developer
Por developer

O ex-governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, morreu nesta quinta-feira (27 de setembro), aos 82 anos. Ele estava internado no Hospital Brasília desde o dia 24 de agosto, quando deu entrada com uma febre alta.

Sua morte foi confirmada às 7h50 e a causa foi um choque séptico, resultado de complicações da infecção pulmonar. Algumas horas antes do óbito, Roriz foi submetido a uma traqueostomia e chegou a ter duas paradas cardiorrespiratórias.

Joaquim Roriz já estava com o quadro de saúde grave. Por conta de uma diabetes, o ex-governador precisou amputar dois dedos do pé esquerdo e parte da perna direita.

O ex-governador foi um nome de peso para a política do Distrito Federal. Lançou candidatos como Tadeu Filippelli, José Roberto Arruda, Jofran Frejat e Rogério Rosso. Em 2010 ele tentou se candidatar mais uma vez ao governo do Distrito Federal, mas se enquadrou nos critérios de inelegibilidade e acabou passando a candidatura para sua mulher, Weslian Roriz.

O atual governador, Rodrigo Rollemberg, escreveu uma nota oficial lamentando a morte de Joaquim Roriz. Ele afirmou que “falar de Roriz é falar da história de Brasília, de sua consolidação como capital da República”. Rollemberg decretou luto oficial de três dias e colocou o Palácio do Buriti à disposição para o adeus ao ex-governador.