GDF define regras do carnaval de 2018

São oficialmente 38 dias de festa. A folia será de 19 de janeiro a 25 de fevereiro

developer
Por developer

O carnaval em Brasília começa dia 19 de janeiro e vai até 25 de fevereiro. O governo quer aumentar o número de foliões e de blocos de rua. A estimativa do público é de 2,5 milhões. Os números de agremiações também irá subir de 118 para cerca de 200. Para garantir a infraestrutura, o GDF discute as regras para patrocínio de empresas privadas. No entanto, os representantes dos blocos cobram mudanças nas normas, para ampliar o leque de atividades a serem financiadas com dinheiro de patrocinadores ou repassado pelo Executivo local.

O GDF também definiu diretrizes para a captação de recursos a iniciativas culturais do carnaval de Brasília, com o objetivo de arrecadar fundos para apoio a projetos. Os meios são: incentivo fiscal ou patrocínio direto. A Secretaria de Cultura definirá as regras de um plano de ajuda à festa, para detalhar o investimento em infraestrutura, serviços públicos de apoio e divulgação. Além de medidas especiais de operação urbana, comunicação e apoio financeiro. A divisão dos recursos entre as agremiações também é de competência da Secretaria. 

O patrocínio direto de empresas privadas interessadas em investir no carnaval, terão de garantir a estrutura básica, o conforto dos foliões, a limpeza e a segurança dos eventos. A prioridade deve ser para projetos culturais carnavalescos destinados “às escolas de samba, voltados à sustentabilidade econômica, ao caráter socioeducativo e à afirmação do samba e da cultura popular”.

O patrocinador oficial do carnaval terá direito de preferência no apoio aos projetos. Caso opte por não investir em todos os projetos carnavalescos com carta de captação, poderá haver apoio por parte de outras companhias — desde que não sejam do mesmo ramo de atividades do ptrocinador principal.

As licenças serão emitidas pelo Centro Integrado de Atendimento ao Carnavalesco, já que a ideia é reduzir a burocracia. Nos eventos terão representantes das administrações regionais, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.

032975f8a2d7d7d7a417b5d214037165.jpg