Garis do DF participam de projeto social e recebem aulas de alfabetização

developer
Por developer

A Sustentare Saneamento, em parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB), criaram um curso de alfabetização de garis no Distrito Federal. O projeto chega à sua 5ª edição e desde 2015 já alfabetizou cerca de 167 garis.

As aulas começaram no início deste mês, com 3 turmas e 50 alunos. A primeira etapa do curso terá duração de nove meses. A metodologia surgiu a partir de um outro projeto iniciado pela Universidade Católica, o ‘Alfabetização Cidadã’ e os professores Luiz Filipe Arruda, Amanda Teles e Williani Carvalho (funcionários da Sustentare), fizeram o curso de capacitação de educador antes de entrarem em sala.

A ideia surgiu após um levantamento do setor de Recursos Humanos da empresa, que descobriu que cerca de 60% dos 2.700 garis, totalizando 1620 funcionários, são analfabetos ou não terminaram o ensino fundamental.

As aulas acontecem duas vezes por semanas, em turmas às terças e quintas; quartas e sextas e quintas e sextas, no período vespertino. O mobiliário das salas de aula, além dos custos com alfabetizadores e equipe pedagógica são de responsabilidade da Sustentare.

Após a conclusão do curso, os alunos participam de uma formatura bancada pela Universidade Católica de Brasília. Eles poderão entrar na rede pública de ensino após as aulas para dar continuidade aos estudos.

Foto: Sustentare/Divulgação