CCBB traz para Brasília espetáculo infantil multissensorial

A peça é retratada por música clássica alemã por meio do movimento, formas e cores

developer
Por developer

O CCBB Brasília traz pela primeira vez à cidade o espetáculo infantil “Bê a Bach”. Indicado para crianças a partir de 1 ano, a produção propõe uma experiência diferente ao introduzir a garotada no fantástico universo musical do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750). A peça é resultado da união das premiadas companhias Furufunfum e Noz de Teatro, Dança e Animação, e estreia dia 4 de janeiro, com temporada até o dia 14 do mesmo mês, no CCBB Brasília. O espetáculo foi pré indicado ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem, na categoria Melhor Peça Infantil do segundo semestre de 2017.

No palco, quatro atrizes acompanhadas por flauta, violão e violoncelo traduzem as emoções sonoras de Bach por meio de composições célebres do artista, escolhidas a dedo para o primeiro encontro do público infantil com Bach. Enquanto isso, dançarinos se transformam em seres fantásticos, objetos e pessoas da época do musicista, ao ritmo da trilha sonora – que também tem efeitos especiais. A peça pode ser definida como uma viagem multissensorial que oferece a oportunidade de apresentar a música clássica aos meninos e meninas da mais nova geração.

Embora o grupo Furunfunfum e a Cia. Noz de Teatro, Dança e Animação já se conheçam há muito tempo, nunca tinham trabalhado juntos. Gostar de Bach, reconhecer que sua música provoca a imaginação e pode ser divertida foram os motivos que uniram as duas companhias. A música ao vivo e a pesquisa musical sempre marcaram as produções do Furunfunfum, e a dança e a manipulação de objetos, marcas dos espetáculos da Cia. Noz, possibilitaram os exercícios de imaginação que levaram à criação de “Bê a Bach”.

A música de Bach pode ser tocada em qualquer tipo de instrumento musical (flauta, violão e violoncelo), mas também com novos instrumentos, virtuais (sintetizadores e processadores de efeitos). O espetáculo também mostrará um pouco de como se dançava na época que Bach viveu – a dança barroca – e também novos jeitos de se dançar.

c720f0aa358a872700900e724643fbff.jpg

Fotos: Eros Lima de Nardi

 

Bê a Bach – De 4 a 14 de janeiro

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)

Local: Teatro I

Dia 4/01, às 15h
De 5 a 7/01 (sexta a domingo), às 15h e às 17h
De 9 a 11/01 (terça a quinta), às 15h
De 12 a 14/01 (sexta a domingo), às 15h e às 17h
Duração: 50 minutos
Classificação livre