CCBB sedia espetáculo que celebra os 30 anos do álbum ‘Cabeça Dinossauro’ dos Titãs

A peça foi vencedor na categoria melhor música na 29ª edição Prêmio Shell Rio de Janeiro

developer
Por developer

O diretor Felipe Vidal e o coletivo teatral Complexo Duplo mergulham nas memórias e no legado dos anos 1980 e do então efervescente rock nacional em Cabeça (um documentário cênico), espetáculo que celebra os 30 anos do álbum Cabeça Dinossauro, da banda paulistana Titãs. A dramaturgia e a direção são de Felipe Vidal, e no elenco – formado somente por homens, oito, como na formação original dos Titãs – estão Felipe Antello, Felipe Vidal, Guilherme Miranda, Gui Stutz, Leonardo Corajo, Lucas Gouvêa, Luciano Moreira e Sergio Medeiros.

Cabeça (um documentário cênico) é a segunda obra cênica da TRILOGIA PARAMUSICAL, iniciada em Contra o Vento (um musicaos), que dialoga com os espetáculos teatrais musicais brasileiros do final dos anos 1960 / início dos anos 1970, montagem que cumpriu temporada de grande sucesso no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília em agosto de 2015, com registros de pessoas que assistiram mais de seis vezes o espetáculo. Cabeça (um documentário cênico) faz ponte com o Teatro Documentário contemporâneo e navega por duas épocas: 1986 e os dias atuais. A previsão é que a terceira e última parte da trilogia estreie em 2018 e converse com o rap, o hip-hop, brasileiros contemporâneos e o funk carioca.

Cabeça (um documentário cênico) foi concebido a partir das canções do álbum Cabeça Dinossauro e seu forte posicionamento político frente a questões como o Estado (Polícia, Estado Violência), a religião (Igreja), o capital (Dívidas e Homem Primata) ou a suposta família tradicional (Família). Os temas são abordados pela perspectiva do Brasil de 1986, recém-saído da ditadura, e dos turbulentos tempos políticos atuais, revelando uma forte pertinência e atualidade dos temas. Além dos fatos históricos, a dramaturgia de Felipe Vidal absorveu ainda as memórias e experiências dos então adolescentes integrantes do elenco (hoje com média de idade de 40 anos), se descobrindo e descobrindo o mundo através da lente do rock nacional – que vivia um de seus mais potentes períodos de criatividade – e seus desdobramentos nos dias de hoje, 30 anos depois.

Com quatro temporadas realizadas no Rio de Janeiro, cidade sede do coletivo teatral Complexo Duplo, além de circulação pelo interior do Estado, a peça também passou por Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre e Salvador. Em Brasília, dentro da programação do Festival Internacional Cena Contemporânea, o espetáculo foi apresentado em um formato especial, em praça pública. Com as 70 sessões realizadas, a peça já foi assistida por mais de 10 mil pessoas.

4a8e4f2447205cfaa56844685468c821.JPG

Foto: Vanessa Angelo

 

CABEÇA (um documentário cênico)

Gênero: Teatro Documentário

Temporada: de 20 a 30 de dezembro de 2017

Bate-papo com elenco: dia 22/12, após a sessão, “Rock, História e Política”, Pensando o rock’n’roll como expressão política a partir do LP CABEÇA DINOSSAURO, dos Titãs, e seu momento histórico.

Dias e horários: de quarta a sábado, sempre às 20h

Local: Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília

Endereço: SCES Trecho 2 – Brasília/DF

Duração: 1h50 (com intervalo de 10 minutos)

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia para clientes e funcionários do BB, estudantes, maiores de 60 anos, pessoas com deficiência e jovens entre 19 e 25 anos, comprovadamente carentes). À venda na bilheteria do CCBB, de terça a domingo, das 9h às 21h, (limitada a quatro unidades por pessoa), ou pelo site http://bit.ly/1i15LWM.

Capacidade do teatro: 327 lugares

Classificação indicativa: 16 anos

Informações: Tel.: (61) 3108-7600