Brasília recebe espetáculo sobre Ópera de Mozart

Bodas de Fígaro é repaginada por artistas que mesclam corpo de baile, orquestra de câmara e teatro

developer
Por developer

“Fígaro aqui, Fígaro lá. Fígaro em cima, Fígaro embaixo”. Brasília que vai receber uma montagem feita por artistas radicados na capital e convidados que, juntos, deram para “As Bodas de Fígaro de Mozart” uma nova versão repaginada e original. Teatro, dança, orquestra de câmara e ópera se unem nesta montagem, que envolve mais de 20 pessoas ligadas à arte, dentre músicos, atores e corpo de baile. O espetáculo estará em cartaz nos dias 29 de novembro (quarta-feira), 1º (sexta-feira) e 2 (sábado) de dezembro, sempre às 20h, no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura do shopping Iguatemi (Lago Norte). 

De uma ópera de mais de 3h de duração, a apresentação será feita, desta vez, em 1h30. Mas o contexto da obra de Mozart permanece a rigor. A sinopse fala do casamento de Fígaro com a criada Susanna, esta desejada e assediada pelo Conde de Almaviva. A trama se passa no dia do matrimônio e critica os costumes da época de uma forma leve e cômica, já que o tom burlesco é preservado. Para preservar a história, os cantores vão cantar em italiano. Legendas em português serão passadas no telão para a compreensão do público.

Sátira em cena

“O fidalgo passa por Sevilha e me reconhece. Cuido do casamento dele e, como recompensa por ter conseguido através do meu esforço a sua esposa, ele decide ficar com a minha. Ah não, senhor Conde. Não vai conseguir o que quer!”. Estre trecho, uma fala de Fígaro, explica um pouco a trama, que envolve ainda personagens como Cherubino, o pajem dos condes que, assim como na versão de Mozart, é uma personagem travestida. A atriz e soprano Érika Kallina dá vida a Cherubino. O barítono Gustavo Rocha vive o protagonista Fígaro. Ainda, Luciana Tavares interpreta a condessa; Fellipe Oliveira, o Conde. E Susanna, a mulher de Fígaro, é interpretada por Renata Dourado.

As músicas também prometem encantar nesta versão, que contará com uma orquestra de câmara e piano. Se Vuol Ballare, cantada pelo personagem Fígaro; Voi Che Sapete, por Cherubino; Dove Sono, pela condessa; DehVieni Non Tardar, por Susanna, compõem o repertório. Apesar desta ópera ter sido composta antes da famosa O Barbeiro de Sevilha, de Rossini, a versão de Mozart apresenta a continuação da obra adaptada pelo compositor do século 19.

 

c896340bc50d99923dc9662663a51874.jpg

As Bodas de Fígaro

Dias 29/11 (quarta-feira), 1/12 (sexta-feira) e 2/12 (sábado)

Horário: 20h.

Local: Teatro Eva Herz da Livraria Cultura do shopping Iguatemi (Lago Norte).

Ingressos: R$ 20 (inteira). Ingressos à venda no site Ingresso Rápido e na bilheteria da Livraria Cultura.

Informações: 2109-2700.

Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos.