Alunos da Universidade de Brasília desenvolvem aplicativo que explora o Cerrado

Plataforma propõe experiência dentro de trilha ecológica

developer
Por developer

Em parceria com o Jardim Botânico, alunos da Universidade de Brasília desenvolveram o aplicativo Missão Nascente, que estimula o contato de visitantes do local com o Cerrado.

O jogo interativo convida o visitante a conhecer a trilha da nascente do Córrego Cabeça de Veado, além de apresentar curiosidades e informações sobre a vegetação típica do Centro-Oeste.

Ao longo de 1,7km de trilha é possível encontrar 46 placas com QR Codes (tipo de código de barra para a leitura em celular com câmera) que dão acesso a dados referentes a alguma planta ou assunto pertinente à vegetação.

Cada leitura de QR Codes gera pontos que serão acumulados em um ranking com todos os participantes do jogo. A média de duração do percurso é de uma hora e meia. Na metade da trilha, é possível conhecer a nascente do Córrego Cabeça de Veado.

Lucas Guimarães, estudante de Biologia da UnB e um dos envolvidos no projeto Missão Nascente, explica que o aplicativo funciona em três temporadas distintas: temporada das águas (novembro a março), temporada da dormência (abril a junho) e temporada da renovação (julho a outubro).

A aplicação existe há cerca de um mês e está disponível apenas para Android.

8c51f20223ea81e3d1c0138803d30097.jpg

Fonte: Agência Brasília
Fotos: Tony Winston/Agência Brasília