22/11/2019 10:34
Curta Mais Recomenda / Diversão e Lazer

6 motivos para visitar e se apaixonar pelo Jardim Botânico de Brasília

Local é um verdadeiro santuário ecológico com espécies nativas do Cerrado e diversão para toda a família

Rafael
por Curta Mais

Inaugurado em 8 de março de 1985, o Jardim Botânico de Brasília é um refúgio para o brasiliense que deseja estar em contato com a natureza. São cerca de São cerca de 5 mil hectares, dos quais 526 são reservados para visitação e mais de 4.430 exclusivamente para preservação e pesquisa.

Os espaços do Jardim Botânico revelam trilhas, lugares para contemplação e admiração do Cerrado e até mesmo um restaurante para um maravilhoso café da manhã. A visitação é aberta e o local é ótimo para a família passar uma manhã de domingo.

Pensando nisso, o Curta Mais elaborou uma lista com alguns motivos que vão te deixar com mais vontade de visitar o Jardim Botânico. Confira:

1 – Conheça o Orquidário
Batizado de Orquidário Margaret Mee (em homenagem à artista botânica inglesa que se especializou na ilustração de plantas da flora brasileira), a área de 200m², proporciona ao visitante o contato com a diversidade dessa espécie e com a beleza das florações que ocorrem em diferentes épocas do ano. Na coleção do JBB existem aproximadamente 3018 orquídeas – cerca de 983 espécies nativas e 2035 híbridas – em exposição no Orquidário.

49af38b9261593ba71f66999eac5a302.jpg

2 – Veja os eucaliptos no Anfiteatro
O Anfiteatro do Jardim Botânico de Brasília foi criado para a realização de eventos de médio porte. Ao fundo, encontra-se as coleções de Eucaliptos e Pinus, heranças da antiga estação experimental existente no local. As coleções funcionam como uma barreira natural acústica e eólica.

d1d1ec6d44f41e9115afc0cbc36b44e0.jpg

3 – Passe uma tarde nos Jardins do Jardim
Com uma área de 3 hectares e a finalidade de apresentar a evolução das plantas segundo seu sistema reprodutivo, o Jardim Evolutivo foi concebido a partir de uma forma circular. No centro estão localizadas as plantas que possuem sistema reprodutivo mais primitivo, a exemplo das samambaias que se reproduzem por esporos. Seguindo este padrão, as plantas mais evoluídas encontram-se na periferia do círculo, a exemplo das orquídeas, que possuem um sistema reprodutivo tão sofisticado que em algumas espécies as flores exalam feromônio de inseto, atraindo o macho que ao tentar se reproduzir poliniza a flor.

ecdc2815c9d8b9fc59a4a4906baa4273.jpg

4 – Faça um piquenique
Manhã de domingo pede um café da manhã especial. No restaurante Jardim Bom Demais, é possível que o visitante tenha essa experiência de fazer um piquenique logo pela manhã. No cardápio várias opções de frutas, chocolate quente, sucos, croissant, bolos e muito mais. O restaurante também disponibiliza mesas com toalhas xadrez, deixando a manhã de domingo mais divertida.

8ff2dd13d28543cfd4c4856f3baf909e.jpg

5 – Faça uma trilha
As trilhas são divididas em três tipos: Matter, asfaltada e com acessibilidade para portadores de necessidades especiais; Labiata, que leva o nome da orquídea Cattleya labiata, encontrada na Mata Atlântica e inserida neste caminho como medida de preservação da espécie; a Trilha Ecológica, com 3,5km de percurso em vários pontos do cerrado (se o visitante estiver com sorte, ele pode ver vários exemplares de animais presentes na fauna do cerrado) e, por último, a Trilha Krahô, uma homenagem ao povo ancestral que leva o mesmo nome e vive no estado do Tocantins, na Terra Indígena Kraholândia.

d7b3fc12195f57110f9843a7a60f4630.jpg

6 – Leve as crianças para brincar no espaço infantil
O Espaço Oribá tem áreas destinadas ao lazer infantil. As crianças podem usufruir de uma casa na árvore, cabo de guerra, castelo, espaço água, oca, gangorra, amarelinha, área para rapel, além de brinquedos mais convencionais, como escorregador e balanços.

719e18a57eafe1fb09f9dee6fe4d3ffc.jpeg

Fotos: Jardim Botânico de Brasília/Divulgação

SERVIÇO
Jardim Botânico de Brasília
Endereço: Estrada Parque Cabeça de Veado – EPCV (DF 035), entre o Balão do Big Box e o Balão da ESAF
Horário: terça a domingo, das 9h às 17h
Ingressos: R$5 por pessoa. Crianças de até 12 anos e idosos a partir de 60 anos não pagam
Informações: JBB

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Curta Mais Recomenda

7 lugares em Brasília para comemorar o Dia dos Pais

Confira o roteiro especial para a data, escolha um lugar e leve o coroa para almoçar


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.