19/05/2019 14:11
Notícias / Conteúdo

4 vinícolas nos arredores de Brasília que todo amante de vinhos precisa conhecer

Redação
por Redação Curta Mais

Serras, montanhas, muito verde e um clima que remete ao aconchego: as vinícolas, regiões dedicadas ao cultivo e colheita de videiras em grande escala para a produção de sucos e vinhos, são atrações turísticas em muitas regiões da Europa e do Sul do Brasil e roteiros obrigatórios para amantes de vinhos e bons passeios. A boa notícia para os enófilos é que não é preciso viajar para longe para aproveitar o clima todo europeu e sulista das vinícolas: Goiás também tem vinícolas próprias, que produzem bebidas goianas com toques europeus em paisagens que valem a visita. Conheça agora 4 vinícolas goianas que vão te transportar para a Europa e prepare-se para uma experiência única:

 

Pireneus Vinhos e Vinhedos

Vêm lá do município de Cocalzinho de Goiás, às margens do Rio Corumbá, premiados vinhos produzidos aqui no cerrado com uvas europeias. Na Pireneus Vinhos e Vinhedos, do médico e sommelier Marcelo Souza, são produzidos os vinhos Bandeiras e Intrépido: premiado com o título de melhor tinto pelo Anuário de Vinhos Brasileiro do Instituto Brasileiro de Vinhos de 2012, o Bandeiras é produzido com a italiana uva barbera, e recebeu o nome em homenagem aos bandeirantes, que descobriram a região onde as uvas são cultivadas. O Intrépido, por sua vez, é produzido com uvas francesas syrah, e representa a iniciativa corajosa e pioneira em produzir vinhos em uma região improvável.

A safra acontece sempre nos meses de agosto e setembro, e é possível agendar visitas em grupos de até dez pessoas para conhecer os vinhedos e participar de degustação harmonizada com os vinhos. Para maiores informações e agendamentos, é só entrar em contato pelo email [email protected]

Fazenda

Fazenda

Grupo participa de visita e refeição harmonizada na Fazenda Pireneus Vinhos e Vinhedos.

Fazenda Pireneus Vinhos e Vinhedos

Onde: Cocalzinho de Goiás, Serra dos Pirineus – a 110km de Brasília

Agende uma visita pelo email: [email protected]

 

Vinícola Serra das Galés

Vinícola

Vinícola Serra das Galés, em Paraúna

Localizada no município de Paraúna, a vinícola Serra das Galés é a responsável pela produção dos vinhos Cálice de Pedra rosado, branco e tinto, elaborados a partir de variedades das uvas Isabel, Violeta, Niágara e Lorena. Tanto os vinhos quanto a vinícola fazem homenagem à Pedra do Cálice, principal monumento natural de Paraúna e símbolo da Serra das Galés, localizada no município. É possível visitar tanto a fábrica quanto a vinícola (o período ideal para conhecer a plantação são os meses de junho e julho, período das uvas), basta fazer agendamento prévio. Não é cobrada taxa e as visitas recebem até 35 pessoas. Para visitar a plantação, é preciso ir de transporte próprio, já que ela fica a 40km da fábrica.

Vinícola

Vinícola Serra das Galés, em Paraúna

Vinícola Serra das Galés

Onde: Rodovia GO 320, s/n, km 1 – Setor Ponte de Pedra, Paraúna – GO a 350 km de Brasília

Informações: (64) 3556-1000

 

Fazenda & Vinícola Jabuticabal

fazenda

Fazenda & Vinícola Jabuticabal, em Hidrolândia

A história da Fazenda & Vinícola Jabuticabal e antiga: em 1947, após a Segunda Guerra Mundial, Antônio Batista da Silva plantou os primeiros pés de jabuticaba na área que daria origem à vinícola. Mas, foi apenas em 2000 que a fazenda deu início ao processo de industrialização da jabuticaba, dando início às atividades da vinícola, e assim, produzindo fermentados e cachaça de jabuticaba. A fazenda é uma das maiores produtoras de jabuticaba do Brasil e do mundo, com mais de 38 mil pés, e é a única a aproveitar o fruto e transforma-lo em produtos industrializados, como o Javine, fermentado tinto produzido com jabuticaba, com 11% de teor alcoólico; e a Aguardente, cachaça derivada da destilação da casca da fruta.

O espaço está aberto à visitação do público nos períodos de safra, que têm início em setembro. Na época, é possível passar o dia por lá e comer quantas jabuticabas puder. É permitido levar comida pronta e bebida para fazer piquenique às sombras das frondosas árvores. Vale tomar também um bom banho no Rio Dourado que conta com uma prainha de areia bem convidativa.

Fazenda

Fazenda

Fazenda & Vinícola Jabuticabal, em Hidrolândia

Fazenda & Vinícola Jabuticabal

Onde: Rodovia GO-319, KM 18, Distrito de Nova Fátima, Hidrolândia - GO a 239 km de Brasília

Informações: (62) 3505-9576 | 3505-9549

 

Vinícola Goiás

Vinícola

Vinícola

Vinícola Goiás em Itaberaí

Conhecer a Vinícola Goiás é como dar um passeio pelas grandes colônias italianas aqui no centro-oeste e ser transportado no tempo e no espaço. Pioneiros no projeto do enoturismo no estado, a vinícola tem instalações, roteiros e paisagismo projetados especialmente para promover uma experiência única para os visitantes. Criada em 1998, a vinícola produz o suco natural Dell Nonno, elaborado com uvas Bordô e Isabel, sem aditivos químicos e conservantes na composição. A vinícola também comercializa uvas e geleias. Para conhecer, basta agendar uma visita por telefone.

Vinícola

Vinícola

Vinícola Goiás em Itaberaí

Vinícola Goiás

Onde: Rua 1, s/n, Jardim Esmeralda, Itaberaí - GO a 276 km de Brasília

Informações: (62) 9934-4231 | (62) 8548-3392

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Notícias

Aeroporto de Brasília é o primeiro do Brasil a ter uma padaria

A panificadora Vitória produz na hora lanches, bolos salgados e até o tradicional pão francês quentinho


+ Notícias

Aeroporto de Brasília é considerado o 4º mais pontual do mundo em 2016

O Aeroporto da capital federal é o único brasileiro que figura na lista dos cinco mais pontuais da categoria


+ Notícias

Torre de TV é interditada após chuvas fortes em Brasília

As fortes chuvas danificaram o equipamento que dá acesso ao mirante da torre


+ Notícias

As melhores cidades para morar em cada região do Brasil

Brasília lidera no Centro-Oeste


+ Notícias

8 receitas de suco detox para quem exagerou na ceia de Natal

Além da desintoxicação, muitos sucos auxiliam no emagrecimento, no sono e ajudam a manter a disposição e a energia


+ Notícias

Queda de avião no Amazonas deixa três mortos; entre eles, piloto do Distrito Federal

A aeronave desapareceu por volta das 10h30 de sexta-feira e foi encontrada durante a tarde


+ Notícias

Charmoso wine bar desembarca em lounge do Aeroporto de Brasília

Parceria das marcas IMC e La Pastina, o charmoso quiosque oferece 18 rótulos em taça para quem quiser um trago antes do voo


+ Notícias

Clientes se vingam de motorista que estacionou em duas vagas; veja foto

A cena inusitada aconteceu em um mercado e foi compartilhada no Facebook, agradando muitos internautas


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.