21/08/2017 05:14
Notícias / Conteúdo

10 lugares incríveis para conhecer a partir de Brasília

Grutas, cachoeiras, cidades históricas e fenômenos raros fazem parte desse roteiro

1790    22

Marcelo
por Marcelo Albuquerque

Goiás é lindo demais e são tantos lugares incríveis que fica difíicil reunir tudo em um sól lugar. A missão do Curta Mais é promover boas experiências e revelar lugares e achados que todo mundo precisa conhecer. Essa lista é mais um resultado do nosso trabalho. Neste roteiro, reunimos passeios como a Chapada do Veadeiros com suas cachoeiras, natureza exuberante e o famoso Vale da Lua; a bioluminescência no Parque das Emas; nossas históricas Pirenópolis e Cidade de Goiás com suas ruazinhas de pedras e casas coloniais e a suntuosa Basílica do Divino Pai Eterno em Trindade que atrai multidões de fiéis o ano inteiro. Motivos não faltam para conhecer Goiás de cima a baixo. Basta algum dinheiro no bolso (e não é muito), botar o carro na estrada ou ir de ônibus mesmo e aproveitar as riquezas que a generosa natureza nos presenteou por essas bandas.Tudo logo alí, pertinho de Brasília e perfeito para o típico programa bate e volta.

 

VALE DA LUA EM ALTO PARAÍSO

VALE

A Chapada dos Veadeiros, no Alto Paraíso de Goiás, guarda uma atração um tanto curiosa. Imagine que as formações rochosas do Vale remetem a superfície lunar. Além de uma paisagem espetacular, o Vale da Lua ainda conta com grutas e piscinas naturais e fascinantes.

 

FENÔMENO DA BIOLUMINESCÊNCIA - PARQUE DAS EMAS

BIO

Com 132 mil hectares de vegetação do cerrado, o Parque das Emas fica entre os municípios de Mineiros, Chapadão do Céu, em Goiás; e parte de Costa Rica, no Mato Grosso do Sul. Recebeu da Unesco o título de Patrimônio Natural da Humanidade por abrigar 1.600 espécies de animais e 500 tipos de plantas nativas. Entre as belezas encontradas no local, cerca de 20 milhões de cupinzeiros transformam-se em esculturas de terras iluminadas com o efeito da bioluminescência. Em períodos de chuvas, logo após o mês de outubro, as larvas de vagalumes se abrigam nos buraquinhos esculpidos nos cupins. À noite, elas emitem luzes esverdeadas, atraem e comem outros insetos. Os ingressos podem ser retirados com 48 horas de antecedência, documento conhecido por voucher, nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs), na cidade de Mineiros, ou em agências de viagem. A entrada e visitação são mais fáceis pelo Chapadão do Céu, a 460 km de Goiânia.

 

CACHOEIRAS ALMÉCEGAS I E II - EM ALTO PARAÍSO

ALMA

Localizadas na Pousada Fazenda São Bento, a 9 km de Alto Paraíso. O Córrego Almécegas percorre campos de flores e buritizais, sua mais bela cachoeira, Almécegas I, cai em forma de véu de noiva a 45 metros de altura em sua piscina de águas verdes.  O lugar é perfeito para a prática de rapel. A Cachoeira Almécegas II tem uma bela queda de 8 metros e grande poço para banho.

 

CACHOEIRA SANTA BÁRBARA EM CAVALCANTE

SANTA

A Cachoeira de Santa Bárbara, com 35 m de queda, é das mais bonitas da região e forma um poço de água cristalina, com pontos esverdeados e azuis, ótimo para um mergulho. Outra trilha, de 600 m a partir da mesma comunidade, leva até a Cachoeira Capivara, com bom poço para banho. Dica: ao chegar no povoado Engenho II, encomende uma galinhada caseira com um dos moradores (R$ 20 por pessoa). Centro de Atendimento ao Turista, 3494-1507.

 

Veja também: as 10 melhores cidades turísticas de Goiás segundo os turistas

 

PEDRA CHAPÉU DO SOL EM CRISTALINA

PEDRA

Uma obra rara e impressionante da natureza encontra-se a pouco mais de 6 quilômetros do centro de Cristalina, a Pedra Chapéu do Sol é um desses monumentos naturais que faz o ser humano refletir sobre o poder extraordinário que nos cerca. Equilibrada há milhões de anos em uma base de pouco mais de um metro de diâmetro e pesando mais de cem toneladas, a Pedra Chapéu do Sol fascina a todos que visitam o local.

 

CASA DE CORA CORALINA NA CIDADE DE GOIÁS

CORA

A casa, quase intacta, da maior poetisa goiana de todos os tempos. Cora (de coração) e Coralina (de coral), pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas (1889-1985), passou toda a sua vida aqui, ao lado da ponte sobre o Rio Vermelho.

A visita guiada do Museu da Casa de Cora Coralina começa na cozinha, onde estão os tachos de cobre que Cora usava para fazer doces. O quarto também está como ela deixou, com vestidos pendurados na parede. Seus livros, fotos, cartas, máquina de escrever e até a bengala que a amparou até os últimos dias também estão expostos.

Em duas salas, totens reproduzem vídeos em que ela aparece declamando seus poemas. Durante o tour você também conhece mais sobre as pessoas que fizeram parte da vida da escritora, como Maria Grampinho, andarilha que perambulava pela cidade carregando sua trouxinha (a quem Cora dedicou um poema).

A personagem, folclórica em Goiás, é vendida em forma de bonecas de pano nas lojas de artesanato.

 

CENTRO HISTÓRICO DE PIRENÓPOLIS

PIRI

Foto: Cláudia Amorim

Um passeio no real cenário da arquitetura colonial em Goiás. Um passeio (à pé, claro) pelas ruas mostra o contraste na história brasileira. Deixe o carro de lado, calce a rasteirinha, vista o bermudão e aproveite Piri, como a cidade é carinhosamente chamada.  O passeio revela ruas estreitas e uma cultura totalmente diferente das grandes cidades. Comece caminhando da Igreja Matriz até a Rua Direita, onde está o Museu das Cavalhadas. Depois vá até a Rodoviária (na rua debaixo) e volte para o centro, passando pela Ponte Pênsil e pela ponte de madeira, acabando na Rua do Bonfim. Pra relaxar, a Rua do Lazer, só para pedestres, é sempre uma boa pedida com ótimas opções de gastronomia e diversão para todos os gostos e bolsos.

 

PÔR DO SOL NO RIO ARAGUAIA

ARA

O pôr do sol visto das margens do rio Araguaia é uma das images mais belas captadas por turistas e veículos de comunicação. Mas não é difícil também ver botos subindo rapidamente para respirar, gaivotas, mergulhões, jacarés e até cardumes de peixes subindo o rio durante a piracema - período em que é proibida a pesca de qualquer espécie.

 

SANTUÁRIO BASÍLICA DO DIVINO PAI ETERNO EM TRINDADE

TRINDADE

O Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, templo católico, localizado no município goiano de Trindade, sendo a única basílica no mundo dedicada ao Divino Pai Eterno.

A Festa de Trindade é realizada todo ano, iniciando-se no último sábado do mês de junho e finalizando-se no primeiro domingo do mês de julho em Trindade, no estado de Goiás, onde recebe mais de 3 milhões de fiéis, durante seus 9 dias de duração.

 

GRUTAS DE TERRA RONCA EM SÃO DOMINGOS (Parques Estadual de Terra Ronca)

TERRA

TERRA

Localizado nos municípios de Guarani de Goiás e São Domingos, o Parque Estadual de Terra Ronca, criado em julho de 1989, possui uma área de aproximadamente 57 mil hectares, abriga grutas com formações calcárias raras e preservadas, um espetáculo da natureza subterrânea. Sua principal atração é o complexo cavernícola, concentrado em pouco mais de 40km, onde se encontram inúmeras grutas de raríssima beleza, como as grutas de Terra Ronca (que deu nome ao parque), São Mateus e Angélica. A formação desse complexo se deve à ação dos rios que nascem na Serra Geral, ganham volume sobre os maciços de quartzito e acabam formando uma série de cavernas ao encontrarem o maciço de rochas calcárias dentro do Parque. A região possui vários sistemas de grutas, que têm em comum as galerias quilométricas e o grande volume dos cursos d'água. A gruta de Terra Ronca é a mais conhecida do local e se caracteriza principalmente pelo seu enorme pórtico e pela grandiosidade de seus salões. Outra gruta bastante especial é a de São Mateus, uma das maiores do país, e que impressiona pela grande variedade de espeleotemas. Já a gruta de Angélica possui uma das mais lindas resurgências do Brasil, que pode ser contemplada depois de uma travessia de cerca de 7h por suas infindáveis galerias subterrâneas.Sem falar na Gruta São Bernado/Palmeira, que encanta seus visitantes com belos salões repletos de formações curiosas e com a união de dois rios no interior da caverna. No complexo tem cavernas com alto nível técnico, que só são possíveis de serem exploradas por espeleólogos experientes e bem equipados e outras de fácil acesso com possibilidade de simples visitação ecoturística. Para visitar o Parque Estadual de Terra Ronca a Travessia Ecoturismo preparou um roteiro especial com grau de dificuldade médio e visitando o que há de mais expressivo.

Veja também: as 10 melhores cidades turísticas de Goiás segundo os turistas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

176565   

Aeroporto de Brasília é o primeiro do Brasil a ter uma padaria

+ Notícias

Aeroporto de Brasília é o primeiro do Brasil a ter uma padaria

A panificadora Vitória produz na hora lanches, bolos salgados e até o tradicional pão francês quentinho


33129   

9 lugares em Brasília com comida saudável pra você comer bem e sem peso na consciência

+ Notícias

9 lugares em Brasília com comida saudável pra você comer bem e sem peso na consciência

Essa listinha é pra você que precisa urgente daquele detox e busca refeições light/fit.


121125   

Permitido para menores: 11 bares e restaurantes com brinquedoteca em Brasília

+ Notícias

Permitido para menores: 11 bares e restaurantes com brinquedoteca em Brasília

Nem todos os restaurantes são 'kids friendly', com cardápio, serviço, brinquedoteca (espaço kids) e espaço adequado para receber os pequenos, né?


6673   

Aeroporto de Brasília é considerado o 4º mais pontual do mundo em 2016

+ Notícias

Aeroporto de Brasília é considerado o 4º mais pontual do mundo em 2016

O Aeroporto da capital federal é o único brasileiro que figura na lista dos cinco mais pontuais da categoria


3865   

Cobrador de ônibus em Brasília faz sucesso ao incorporar visual de Wolverine

+ Notícias

Cobrador de ônibus em Brasília faz sucesso ao incorporar visual de Wolverine

Morador de Planaltina e pai de quatro filhos, cobrador adere ao visual do X-Men e faz sucesso nas redes sociais e por onde passa


1332   

Torre de TV é interditada após chuvas fortes em Brasília

+ Notícias

Torre de TV é interditada após chuvas fortes em Brasília

As fortes chuvas danificaram o equipamento que dá acesso ao mirante da torre


70001   

Starbucks lança produtos mais baratos e começará nova fase de expansão com loja em Brasília

+ Notícias

Starbucks lança produtos mais baratos e começará nova fase de expansão com loja em Brasília

A meta é chegar a 367 lojas em quatro anos apostando fora do eixo Rio-São Paulo


1117   

Servidores usam ventilador para secar roupas em hospital de Taguatinga; veja vídeo

+ Notícias

Servidores usam ventilador para secar roupas em hospital de Taguatinga; veja vídeo

Sem óleo para esquentar caldeira, que está parada, funcionários improvisam na lavandeira da unidade, que se transformou em um enorme varal


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2017. Todos os direitos reservados.