16/06/2019 07:30
Notícias / Conteúdo

5 mulheres que fizeram história em Minas Gerais

Relembre o nome de grandes personalidades femininas que são destaques na história do país

Adelina
por Adelina Lima

1. Ana Jacinta de São José - 'Dona Beja'

Foto: Pintura exposta no Museu Dona Beija em Araxá, retratando a Cortesã na flor da sua idade.

Ana Jacinta de São José, popularmente conhecida como Dona Beja, chegou de Paris, ainda criança com a sua família, à cidade de São Domingos do Araxá. A criança se tornou uma bela mulher que despertava a inveja de outras mulheres e o desejo dos homens da época. Foi noiva do fazendeiro Manoel Fernando Sampaio, que a apelidou de Beja, fazendo uma alusão ao pássaro beija-flor. O novo ouvidor do rei, Dr. Joaquim Inácio Silveira da Motta, ficou fascinado com sua beleza e mandou raptá-la. Ela foi amante do ouvidor durante dois anos e viveu em Paracatu do Príncipe. Tempos depois retornou a Araxá com muitas posses, mas era tratada de forma hostil, pois muitas mulheres a viam como uma ameaça aos seus relacionamentos amorosos. Dona Beja teve duas filhas e aos 35 anos resolveu mudar para outra localidade, denominada Bagagem, que hoje é conhecida como Estrela Sul, onde permaneceu até o seu falecimento em 1874.

2. Francisca da Silva de Oliveira - Chica da Silva

Foto: Atriz Zezé Mota no papel de Chica da Silva

Francisca da Silva de Oliveira, é a famosa escrava alforriada que viveu no antigo Arraial do Tijuco, atual Diamantina. Sua história é marcada pelo relacionamento amoroso com o poderoso contratador João Fernandes de Oliveira, que mudou sua trajetória e lhe deu a alforria. Chica da Silva faz parte da memória de Diamantina. O casal viveu um relacionamento de 15 anos e teve 13 filhos. Considerada uma mulher à frente do seu tempo, Chica da Silva foi alfabetizada, mas teve problemas para ser aceita em meio a elite branca da época. Faleceu em 1792 e teve sua vida retratada em filmes e novelas.

3. Carolina Maria de Jesus

Foto: reprodução Facebook

Carolina foi uma escritora conhecida internacionalmente. A mineira nasceu na cidade de Sacramento em 1924 e frequentou a escola por apenas dois anos. Enquanto trabalhando como catadora de papel, Carolina também escrevia denuncias sobre a pobreza e o preconceito vivido pelos negros da época Em 1960 publicou um livro chamado de “Quarto de Despejo” que vendeu 100 mil exemplares no Brasil e mais de 1 milhão no exterior.

4. Helena Greco

Foto: reprodução viafanzine.jor

Helena foi uma belo horizontina que atuou na ditadura miliar pela defesa dos direitos humanos. Em 1977, aos 61 nos se envolveu na defesa de presos e torturados políticos. Pelo seu trabalho, recebeu diversos prêmios de direitos humanos no Brasil e no mundo e foi eleita a primeira vereadora de Belo Horizonte em 1982. O antigo viaduto Castelo Branco em Belo Horizonte é hoje chamado de Viaduto Helena Greco.

5. Alzira Reis

Foto: reprodução internet

Alzira foi a primeira médica de Minas Gerais. Formada 1920, a mineira enfrentou diversos problemas como a autorização do Ministério da Educação e os argumentos da direção da Faculdade que se preocupava em “como uma mulher iria entrar em contato com os cadáveres masculinos nus?”. Ela foi uma defensora de diversos outros direitos da mulher.

Clube Atlético de Araguari


O Time Araguari foi a largada para o futebol feminino do Brasil. O grupo nasceu em 1958 em Ouro Preto e foi o primeiro time de futebol feminino do Brasil. Inicialmente era apenas pra ser um time formado para um jogo beneficiente, mas devido ao sucesso continuou atuando por em campeonatos mineiros. Apesar de atuar apenas por 10 meses, o time enfrentou a pressão da Igreja Católica e da lei que não permitiam mulheres em esportes “incompatíveis” com seu físico.

Foto: Blog Tema Feminismo Político

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Notícias

Homem mata a ex, invade igreja e atira contra fiéis em Paracatu

Três pessoas morreram depois que o homem invadiu o local


+ Notícias

Talude do complexo do Gongo Soco pode se romper até dia 25, diz ANM

A barragem é do mesmo tipo da que se rompeu em Brumadinho


+ Notícias

Animais podem começar a ser "sujeitos de direito" em Minas Gerais

Projeto de lei foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa


+ Notícias

URGENTE! Avião cai no Bairro Caiçara, em Belo Horizonte

Segundo uma testemunha, o avião desviou de um prédio antes de cair na Rua Minerva


+ Notícias

Belo Horizonte recebe Festival BB Seguros de Blues e Jazz com entrada gratuita

Um dos mais importantes eventos do gênero no país percorrerá apenas oito cidades


+ Notícias

Maior tirolesa de Minas Gerais e a maior entre as capitais brasileiras reabre ao público

A atração tem 800 metros e a velocidade pode chegar a cerca de 100 Km/h



+ Notícias

Minas Gerais ganha primeiro Centro de Reciclagem Automotiva da América Latina

A unidade fica no CEFET-MG com objetivo aproveitar materiais constituintes dos veículos tornando-os matéria-prima para nova produção


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.